CHAVE DE RODA COM MULTIPLICADOR DE TORQUE PARA VEÍCULOS LEVES - PROJETO ITEGRADO
Por: marcelasantoslgs • 18/10/2016 • Bibliografia • 1.755 Palavras (8 Páginas) • 693 Visualizações
[pic 1]
CURSO ENGENHARIA MECÂNICA/PRODUÇÃO/QUÍMICA
CHAVE DE RODA COM MULTIPLICADOR DE TORQUE PARA VEÍCULOS LEVES
MARCELA SANTOS
MURILO PELEGATI
NATALIELI SENA
OTAVIO NARESSI
PAULO THOMAZATTI
RENAN LEVA
MARCELA DOS SANTOS R.A: 524126 Eng. de Produção
MURILO PELEGATI R.A: 528592 Eng. Mecânica
NATALIELI SENA R.A: 519575 Eng. Química
OTAVIO NARESSI R.A: 527575 Eng. Mecânica
PAULO THOMAZATTI R.A: 530032 Eng. Mecânica
RENAN LEVA R.A: 528447 Eng. Mecânica
CHAVE DE RODA COM MULTIPLICADOR DE TORQUE PARA VEÍCULOS LEVES
Pesquisa, desenvolvimento e criação de uma chave de roda com multiplicador de torque para veículos leves como exigência para a disciplina de Projeto Integrado III
Orientador: Prof. Luciano Almeida
RESUMO
Chave de roda com multiplicador de torque para a retirada de parafusos com menor esforço e com mais velocidade. Ela é formada por engrenagens que visam um ganho no momento torsor com mínima perda de energia, e sem perda de velocidade, pois não deslizam.
Palavras-chave: Multiplicador; Torque; Engrenagens.
ABSTRACT
Wheel wrench with torque multiplier to remove bolts with less effort and greater speed . It consists of gears aimed at a gain in torsional moment with minimal loss of energy, and no loss of speed, they do not slip .
Key-Words: Multiplier; Torque; Gears.
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO 6
2 – OBJETIVOS 7
3 –ABORDAGEM TEÓRICA 8
3.1 - Alavanca 8
3.2 - Acoplamento 8
3.3.1 - Engrenagens 8
3.3.2 - Equação de Transmissão (i) 9
3.3.3 – Engrenagem Planetária 10
3.4 – Composição 10
4 – REFERÊNCIAS 11
1 – INTRODUÇÃO
O projeto de pesquisa apresentado almejava a produção de um novo equipamento, a descrição de sua função e se é aplicável ou não ao mercado. Uma chave de roda com multiplicador de torque serve principalmente para a manutenção e para que os parafusos sejam retirados com mais facilidade e rapidez.
O equipamento citado acima será desenvolvido com o foco de atender apenas veículos leves e para condutores comuns, não só para os profissionais da área. O princípio básico da chave de roda advém das engrenagens, que são usadas em centenas de máquinas. As engrenagens são usadas há muito tempo para as máquinas mais antigas até nas mais modernas.
As engrenagens, também chamadas rodas dentadas, são elementos básicos na transmissão de potência. Elas permitem a redução ou aumento do momento torsor(O Momento Torsor representa a soma algébrica dos momentos gerados por cargas contidas ou que possuam componentes no plano YZ, perpendicular ao eixo X. Produzindo esforço que tende a fazer girar a seção em torno do eixo longitudinal, provocando tensões de cisalhamento.), com mínimas perdas de energia, e aumento ou redução de velocidades, sem perda nenhuma de energia, por não deslizarem.
2 – OBJETIVOS
O presente estudo tem como objetivo principal analisar o uso do Multiplicador de Torque para a criação de uma chave de roda que servirá para veículos leves.
É sabido que o uso de chaves com multiplicador de torque já existem para veículos grandes, tal como: vãs, ônibus e caminhões. Mas o intuito do pesquisa é a viabilização e a criação de um aparelho que servirá também para veículos leves, hoje inexistente no mercado.
Este estudo limita-se a análise da chave de multiplicador de torque que requer menos esforço do seu operador para desaperto e aperto dos parafusos, assim como desejar ser feito. As demais partes deverão ser estudadas ao decorrer do curso como forma de aprimorar o conhecimento dos estudantes de Engenharia, não só Mecânica como também das outras engenharias.
3 –ABORDAGEM TEÓRICA
3.1 - Alavanca
A alavanca é uma das máquinas simples estudadas na Antiguidade grega. A alavanca consiste em um corpo rígido, geralmente linear, capaz de girar ao redor de um eixo horizontal fixo em relação à Terra (o fulcro ou ponto de sustentação P S). O eixo de rotação é em geral ortogonal à alavanca, com os dois ficando usualmente no plano horizontal quando a alavanca está parada em relação à Terra.
3.2 - Acoplamento
Acoplamento é um elemento de máquina que transmite momentos de rotação segundo os princípios da forma e do atrito. Emprega-se o acoplamento quando se deseja transmitir um momento de rotação (movimento de rotação e forças) de um eixo motor a outro elemento de máquina situado coaxialmente a ele. Observação: Os acoplamentos que operam por atrito são chamados de embreagem (fricção) ou freios.
3.3.1 - Engrenagens
Engrenagens são elementos rígidos utilizados na transmissão de movimentos rotativos entre eixos. Consistem basicamente de dois cilindros nos quais são fabricados dentes. A transmissão se dá através do contrato entre os dentes. Como são elementos rígidos, a transmissão deve atender a algumas características especiais, sendo que a principal é que não haja qualquer diferença de velocidades entre pontos em contato quando da transmissão do movimento. Eventuais diferenças fariam com que houvesse perda do contato ou travamento, quando um dente da engrenagem motora tenta transmitir velocidade além da que outro dente da mesma engrenagem em contato transmite .
...