OS SISTEMAS COMPUTACIONAIS
Por: Janderson Garcia Dos Anjos • 3/2/2016 • Trabalho acadêmico • 3.218 Palavras (13 Páginas) • 493 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 OBJETIVO
3 PROTÓTIPO DE TELA
4 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS E GERENCIAIS
5 SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
5.1 CÓDIGO DE CESAR
5.2 CRIPTOGRAFIA SIMÉTRICA
5.3 CRIPTOGRAFIA ASSIMETRICA
5.4 IDEIAS DE UTILIZAÇÃO DE CRIPTOGRAFIA E SEGURANÇA
6 PRÁTICA DE INCLUSÃO DE PESSOAS
7 CONCLUSÃO
8 ANEXOS
8.1 ANEXO 1
8.2 ANEXO 2
8.3 ANEXO 3
9 REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
Neste documento, serão abordados assuntos referentes a pesquisa de cenário ACADEMIC RESEARCH utilizando como base os dados reais das universidades: ANHANGUERA, AEMS e UFMS no qual serão abordos assuntos sobre a utilização de qualidade da interação homem computador (IHC), assim como os recursos de cores e ícones para melhor comodidade e interação do usuário para com o protótipo desenvolvido. Os tipos de sistemas de informação estratégicas e gerenciais, modelos de segurança da informação, assim como os tipos de criptografia simétrica e assimétrica e novas técnicas de criptografia. Por fim, será abordado um resumo dos planos, modelos e tipos de recursos que as universidades em questão utilizam para propiciar integração e interação de pessoas não apenas ao mundo universitário, mas também a sociedade em geral.
.
OBJETIVO
O presente trabalho tem por objetivo aprimorar os conhecimentos dos recursos do adquiridos durante o estudo no das matérias do primeiro semestre do curso de análise e desenvolvimento de sistemas, demonstrando as metas a serem alcançadas, propostas nesta atividade.
PROTÓTIPO DE TELA
Tendo como base os conceitos adquiridos na matéria de IHC, “que a interface é tanto um meio para a interação usuário-sistema, quanto uma ferramenta que oferece os instrumentos para este processo comunicativo. Desta forma a interface é um sistema de comunicação.” (Souza, 1999), foi desenvolvido um protótipo de tela, criando a comparação de entre os dados de cada universidade em uma única tela. Os dados das universidades estão presentes nos anexos 1, 2 e 3.
[pic 14]
O modelo acima, foi pensado de modo que a um clique, o usuário possa ver o comparativo de grade curricular, modelos de estágios, bancadas e dados adicionais entre uma universidade e outra.
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS E GERENCIAIS
Para assegurar a sua existência, a empresa carece de informação crítica – informação de conteúdo específico, disponibilizada no bom momento, adaptada ao utilizador, devidamente contextualizada de forma a explicitar as ligações essenciais das mutações comportamentais dos indivíduos com os acontecimentos e com as tecnologias. As fontes de informações formais e informais não são neutras, constata-se que elas, em geral, tratam a informação não para atender necessariamente ás questões do utilizador ou suas demandas, mas, segundo os objetivos daqueles que as geram e para desempenhar o papel que lhes foi confiado. Colocar em relação demanda e oferta de informação requer o concurso de profissionais preparados para aceitar o risco de uma integração forte e intensa entre esses dois espaços de valores.
Para descrever o trabalhador do conhecimento, Drucker (1999) o aborda em uma nova ordem, com o nome de “sociedade pós-capitalista”. Além de valorizar a transformação de conhecimentos e sua aplicação pelas organizações como fator desta nova realidade, enfatiza-se que as organizações devem almejar a aplicabilidade do conhecimento no intuito de gerar novos conhecimentos. Em corroboração, Davenport (2006) explica que os trabalhadores do conhecimento podem descobrir, criar, compilar, distribuir ou aplicar o conhecimento. Cada uma destas atividades é tratada de modo completamente distinto.
Com base nos conceitos de Davenport e Prusak (1998), ao afirmarem que a gestão do conhecimento pode ser vista como uma coleção de processos que governa a criação, disseminação e utilização do conhecimento para atingir os objetivos da organização, a retenção terá um papel fundamental para este conhecimento a ser reaproveitado posteriormente.
A evolução natural da informatização das organizações, após a implantação dos SIO, é o desenvolvimento de sistemas que forneçam informações integradas e sumarizadas, provenientes de diversos sistemas transacionais. Essas informações têm capacidade de prover material para análise, planejamento e suporte à decisão (DAVI85) e possibilitam aos gerentes de médio escalão visualizar o desempenho de seu departamento e mesmo da organização como um todo. Esses sistemas que suprem com informações a média gerência são geralmente chamados de "Sistemas de Informações Gerenciais" (SIG).
...