Os Sistemas Computacionais
Por: mocjlccmoc • 19/10/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 2.552 Palavras (11 Páginas) • 325 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13][pic 14]
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO..................................................................................................4
- OBJETIVO........................................................................................................5
3. INTERFACE, INTERAÇÃO E USUARIOS........................................................6
3.1 Interface............................................................................................................6
3.2 Interação...........................................................................................................6
3.3 Usuários............................................................................................................6
3.4 Designe de Interface.........................................................................................6
3.5 Geração de Interfaces.......................................................................................7
3.6 Os desafios do IHC...........................................................................................7
3.7 Conceitos de Uso..............................................................................................8
3.7.1 Usabilidade....................................................................................................8
3.7.2 Comunicabilidade...........................................................................................8
3.7.3 Aplicabilidade.................................................................................................8
3.8 Modelo de ciclo de vida para design de interação............................................9
3.9 Normas da ISO 9126, ISO 9241 e ISO 13407..................................................9
3.9.1 ISO/IEC 9126.................................................................................................9
3.9.2 ISO/IEC 9241...............................................................................................10
3.9.3 Norma ISO 13407.......................................................................................10
- Sistemas de Comércio Eletrônico................................................................10
- Políticas de Segurança e Auditoria..............................................................12
- Ética e Liberalismo de Estado......................................................................13
- CONCLUSÃO..................................................................................................14
- REFERÊNCIAS...............................................................................................15
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem o objetivo de abordar o tema: Sistemas Computacionais, estudado durante o 1º Semestre do curso de Analise e Desenvolvimento de Sistemas, nas quatro disciplinas propostas durante este período.
2. OBJETIVO
A produção textual tem como objetivo aprofundar e desenvolver tópicos relacionados a sistemas computacionais, ao qual irá gerar um maior conhecimento nas várias áreas de aplicações que foram estudadas durante o 1º semestre deste curso.
3. INTERFACE, INTERAÇÃO E USUARIOS
3.1 Interface: Termo pioneiro que estabelece o conceito de ponto de interação entre um computador e outra entidade.
A definição de interface esta associada a ‘linguagem de entrada para usuários, uma saída de dados para a maquina e um protocolo de interação’ (Chi, 1985 Citado em Preece, 1994 p.7). Com a evolução e sofisticação dos sistemas computacionais foram acrescentados novos atributos, surgindo um novo termo – IHC (Interação Homem - Computador ).
3.2 Interação: Enfoque mais amplo envolvendo novos campos de estudo relacionados a comunicação entre usuários e computadores ou outros tipos de produtos. É portando, a troca que ocorre entre usuários e equipamentos em sistemas computacionais.
3.3 Usuários: Dentro do IHC é o fator humano interagindo com o sistema computacional. Exerce um papel fundamental, pois esta ligado diretamente ao principio de interação.
Exemplos de interface do cotidiano: Celular, smartfone.
[pic 15]
Exemplos de interfaces da Informática: teclado, mause, impressora.
3.4 Design de Interface
Para haver uma melhor interação entre Homem e Maquina, são necessários pesquisas e desenvolvimentos para uma melhor apresentação das interfaces que são:
- escolhas de estilos de interação do sistema
- definir como a conversa projetada será representada na interface.
Ex.:
Estilos de Interação linguagem de comando - O usuário precisa memorizar e se lembrar dos comandos; - A interação tende a ser rápida depois que o usuário aprende.
interação através de menus - Pode ser mais fácil se lembrar das opções; - Pode levar mais tempo para mover mãos e braços do que digitar um comando . Além das barras de menu, barras de navegação e menus contextuais (pop-up), Shneiderman também considera conjuntos de botões de seleção (checkboxes) e opção (radio buttons) como formas de interação por menu.
...