OS SISTEMAS OPERACIONAIS
Por: NEUR0MANCER • 4/12/2021 • Trabalho acadêmico • 1.879 Palavras (8 Páginas) • 178 Visualizações
Lista de exercícios
Nome: PEDRO HENRIQUE MENDES DE OLIVEIRA
RA: 226855189
Introdução a Sistemas Operacionais
1. Como seria utilizar um computador sem um sistema operacional? Quais são suas duas principais funções?
R= O computador sem o SO nada mais é que uma peça de metal, pois sem esse componente ele se torna praticamente inútil. Com isso, as duas principais funções do SO é de apresentar ao usuário uma máquina estendida ou máquina virtual equivalente ao hardware e a outra função importante do SO é de gerenciar os usuários de cada recurso da máquina.
2. Explique o conceito de máquina virtual. Qual a grande vantagem em utilizar este conceito?
R = Máquina virtual nada mais é que uma camada de software colocada em cima do hardware, na qual tem o intuito de gerenciar todos os componentes do sistema e facilitar a visão do usuário para que o mesmo entenda de forma mais simples e programe com facilidade. Sendo assim, a principal vantagem é de que se cria um distanciamento do usuário com a complexidade do hardware que não há necessidade.
3. Defina o conceito de uma máquina de níveis ou camadas.
R = Esse conceito pode ser explicado pela necessidade de melhorar o entendimento dos Sistemas Operacionais diminuindo sua complexidade, na qual criou-se as camadas ou máquinas de níveis que possuem em sua ideia níveis sobrepostos. Cada camada tem um conjunto de funções que apenas as que estão acima da mesma poderão utilizar.
4. Quais os tipos de sistemas operacionais existentes?
R = Temos os Sistemas Monoprogramáveis/Monotarefa que faz com que o processador, memória e periféricos fiquem totalmente dedicados a um único programa. Os sistemas Multiprogramáveis/Multitarefa que se torna o oposto do monoprogramável, na qual todos os recursos serão compartilhados entre as aplicações e usuários. Por fim, temos os Sistemas com Múltiplos Processadores que consiste na execução de várias aplicações ao mesmo tempo e que uma aplicação possa ser dividida para que ocorra a execução simultânea em mais de um processador.
5. Por que dizemos que existe uma subutilização de recursos em sistemas monoprogramáveis?
R = Pois, no sistema monoprogramável existe programas que não necessitam de uma utilização total de um dado recurso. Com isso, acaba por subutilizar um recurso em que, por exemplo, periféricos são dedicados em específico a um usuário, na qual são utilizados em diversas vezes de forma parcial.
6. Qual a grande diferença entre sistemas monoprogramáveis e sistemas multiprogramáveis?
R = Primeiro de tudo, o sistema multiprogramável é uma evolução do sistema monoprogramável. Diante disso, o multiprogramável ao contrário do monoprogramável não deixa recursos aguardando uma dada função específica do mesmo, pelo contrário há um compartilhamento de processos onde, por exemplo, o compartilhamento do processador e memória. Somado a isso, essa questão do compartilhamento é o principal diferencial, visto que existe também entre diversos usuários e aplicações, além do mais, tudo isso é gerenciado de forma ordenada e protegida para que os acessos concorrentes aos diversos recursos sejam controlados.
7. Quais as vantagens dos sistemas multiprogramáveis?
R = As principais vantagens desse sistema é a questão do tempo de resposta das aplicações processadas no ambiente e de custos. Além disso, como citado na questão 6, o principal diferencial desse sistema é o compartilhamento dos recursos que, além disso, é o que traz toda essa vantagem citada.
8. Um sistema monousuário pode ser um sistema multiprogramável? Dê um exemplo.
R = Pode sim, um exemplo comum é um computador pessoal, visto que há apenas um único usuário interagindo. Com isso, mesmo havendo um único usuário, ainda existe a possibilidade de execução de diversas tarefas no mesmo instante como, por exemplo, edição de um texto, acesso à internet e a impressão de algo que caracteriza em um sistema multiprogramável.
9. Quais os tipos de sistemas multiprogramáveis?
R = Existem três tipos de sistemas multiprogramáveis que são classificados pela forma como suas aplicações são gerenciadas, na qual podemos defini-las como sistema batch, sistema de tempo compartilhado e sistema de tempo real.
10. O que caracteriza o processamento batch? Quais aplicações podem ser processadas neste tipo de ambiente?
R = Esse tipo de processamento é caracterizado pela não exigência de interação do usuário com a aplicação e, além disso, todo o processamento de aplicações é implementado por algum tipo de memória secundária em que normalmente essas aplicações são arquivos em disco.
11. Como funcionam os sistemas de tempo compartilhado? Quais as vantagens em utilizá-los?
R = Esse sistema basicamente trabalha com fatias de tempo (time slice), visto que cada programa terá uma fatia de tempo para execução que possibilita o sistema de executar vários programas com seu tempo. Contudo, caso o tempo não seja suficiente o programa é parado ou substituído enquanto não recebe uma fatia de tempo. Portanto, esse sistema é de grande valia devido a impressão que passa de estar se dedicando a um único e exclusivo usuário, além de que pode-se ter vários programas em execução.
12. Qual a diferença entre sistemas de tempo compartilhado e de tempo real? Quais aplicações são indicadas para sistemas de tempo real?
R = Esses dois sistemas são bem parecidos, porém, uma das diferenças é a questão de não ter muito a ideia de fatias de tempos, visto que no sistema de tempo real a resposta deve ser exigida e com limites para cada programa. Além disso, esse sistema pode ter problemas caso seja executado tal programa como no tempo compartilhado, na qual se tempo de execução não for seguido pode ocorrer danos críticos. Contudo, esse sistema é muito utilizado em monitoramento de refinarias de petróleo e em controle de tráfego aéreo.
13. O que são sistemas com múltiplos processadores e quais as vantagens em utilizá-los?
R = São sistemas com características específicas em que possuem em sua arquitetura duas ou mais CPU's interligadas e trabalhando em conjunto, visto que isso agrega uma vantagem de execução de vários programas ao mesmo tempo e dá a possibilidade de uma dada aplicação ser subdivida em partes para execução simultânea em mais de um processador.
14. Qual a grande diferença entre sistemas fortemente acoplados e fracamente acoplados?
...