OS SISTEMAS OPERACIONAIS PARA O COMPUTADOR
Por: Barrosfc • 12/8/2019 • Relatório de pesquisa • 4.691 Palavras (19 Páginas) • 252 Visualizações
[pic 1]
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO
Rua Olavo Bilac, 1148 – Centro Sul CEP 64001-280 – Teresina PI.
OS SISTEMAS OPERACIONAIS PARA O COMPUTADOR
Polo: Antônio de Moura Fé – Simplício Mende - PI Grupo:
Antônio Neto Barros de Sousa – Matrícula: 20179079674
1 Introdução
Todos os sistemas operacionais usam uma interface gráfica do utilizador (GUI), ou seja, o que permite as pessoas usarem o mouse para clicar sobre os ícones, botões ou interagir com qualquer outro elemento que execute ações ou tarefas. O sistema operacional já vem instalado no computador e a maioria das pessoas não fazem modificações no mesmo. No entanto, é possível atualizá-lo ou trocá-lo. Pois um sistema operacional é o software ou programa mais importante que é executado em um computador, é ele quem dá a possibilidade de usarmos e dar ordens ao mesmo. No entanto, software é uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador com o objetivo de executar tarefas específicas. Também pode ser definido como os programas que comandam o funcionamento de um computador. Os softwares podem ser classificados em três tipos:
Software de Sistema: é o conjunto de informações processadas pelo sistema interno de um computador que permite a interação entre usuário e os periféricos do computador através de uma interface gráfica. Engloba o sistema operativo e os controladores de dispositivos (memória, impressora, teclado e outros).
Software de Programação: é o conjunto de ferramentas que permitem ao programador desenvolver sistemas informáticos, geralmente usando linguagens de programação e um ambiente visual de desenvolvimento integrado.
Software de Aplicação: são programas de computadores que permitem ao usuário executar uma série de tarefas específicas em diversas áreas de atividade como arquitetura, contabilidade, educação, medicina e outras áreas comerciais. São ainda os videojogos, as bases de dados, os sistemas de automação industrial, etc.
Evolução dos Sistemas Operacionais
Atualmente, os sistemas operacionais (SO) estão cada vez mais fáceis de utilizar, possuindo interfaces muito simples e bonitas. Contudo, todas estas funcionalidades não apareceram do nada, foram evoluindo com o tempo. Por exemplo, a bela interface gráfica do Windows “8” é resultado de mais de 25 anos de desenvolvimento, desde as primeiras versões deste SO. Por isso, criamos este trabalho que conta um pouco a história dos sistemas operacionais, incluindo os principais representantes de cada época. Por isso, sistemas operacionais como o Windows, MAC OS e Linux, são apenas softwares que gerenciam toda a atividade do hardware, mas não o computador em si. Consequentemente, em um PC que contenha um dos sistemas operacionais mencionados acima, quase sempre é possível instalar outro.
A primeira geração da computação moderna (1945-1955) não trabalhava com o conceito de sistema operacional propriamente dito, visto que as operações eram sentadas através de hardware. Por exemplo, chave, quilômetros de fios e luzes de aviso, veja na figura 1 abaixo.
[pic 2]
Figura 1 – Sistema Operacional do ENIAC
O surgimento de sistema operacional surgiu durante a segunda geração da computação moderna (1955 - 1965), através da programação em Batch. Assim, vários comandos já poderiam ser executados em sequência através de cartões perfurados, eliminando parte do trabalho do operador de terminal. Normalmente, um
programa era composto por um conjunto de cartões inseridos pelo usuário do sistema, na ordem correta. Observe a figura 2 abaixo.
[pic 3]
Figura 2 – Sistema Operacional com uso de Cartão perfurado
Em meados da década de 60, surgir os primeiros sistemas operacionais que foram desenvolvidos conforme a evolução da tecnologia da época. Contudo, cada máquina possuía seu próprio SO específico, o que implicava na incompatibilidade de mainframes distintos. Um dos maiores representantes foi o CTSS, criado pela MIT, sendo lançado em 1961 para o computador IBM 7090. Apontando ao problema da incompatibilidade de SOs de máquinas distintas, um grupo de desenvolvedores da AT&T ciaram o Unix em 1969, sendo o primeiro sistema operacional moderno da computação. É possível afirmar que mais de 90 por cento dos SOs atuais foram influenciados de alguma maneira pelo Unix.
Sua primeira versão foi escrita em linguagem assembly, sendo posteriormente reescrito em C no ano de 1973, linguagem utilizada até os dias de hoje. Este sistema introduziu conceitos muito importantes para a computação: portabilidade, multiusuário, multitarefas e compartilhamento de tarefas. Durante a década de 70, o Unix foi distribuído gratuitamente (incluindo seu código fonte) para universidades e órgãos governamentais norte-americanos, o que conferiu muita popularidade a este sistema. Sua interface era totalmente em modo texto sem interface gráfica.
Outra evolução de sistema operacional foi lançamento do Apple I em 1976, um dos primeiros computadores pessoais, foi um marco na história da computação.
Seu principal foco foi à criação de computadores para o dia-a-dia, incluindo sistemas operacionais fáceis de serem operados. Nos anos seguintes, os modelos Apple II e Apple III foram lançados no mercado, um sucesso de vendas. Suas interfaces gráficas eram muito primitivas comparadas com o padrão usado atualmente, mas avançadíssimas para a época. O Apple Machintosh foi lançado em 1984, introduzindo o conceito de desktop, utilizando ícones e pastas para representar programas e arquivos do modo como conhecemos hoje. Esta máquina acompanhava o revolucionário e inovador sistema chamado MAC OS. A partir daí, ele passou a se chamar MAC OSX, sistema que continua forte até os dias de hoje, porem com melhorias, veja a figura 3.
[pic 4]
Figura 3 – Sistema Operacional MAC OSX
No final da década de 70 surgi um sistema operacional chamado como Microsoft desenvolvido por Bill Gates. Em 1975, ele fundou a Microsoft, empresa que possuía como objetivo primário o desenvolvimento de software em linguagem BASIC para o computador Altair da IBM.
[pic 5]
Figura 4 – Microsoft em linguagem BASIC
Após várias melhorias sobre o sistema comprado, a Microsoft lançou MS-DOS em 1982 cuja interface era baseada em modo texto. O objetivo de Gates era maior que isso: copiar a interface gráfica do Machintosh, e foi exatamente isso que aconteceu. Em 1985, batendo de frente com o MAC OS, Gates lançou o Sistema Operacional Windows 1.0, veja na figura 5.
...