Os Sistemas Operacionais
Por: JhoNy Lima • 28/5/2017 • Artigo • 1.019 Palavras (5 Páginas) • 306 Visualizações
Weverton Jhoni Lima Barbosa
jhonilima2013@gmail.com
Sistemas Operacionais
RESUMO
Um sistema operacional é aquele programa que tem como funcionalidade, fazer a interface de comunicação entre o usuário e toda parte mecânica do computador.
Exemplo, o WORD, programa para criação de textos, EXCEL para planilhas de cálculos e também o WINDOWS, que é um software sistema operacional, sua funcionalidade como já foi dita é fazer a comunicação do usuário com o computador.
O sistema operacional é quem gerencia, organiza e administra todo o computador, tanto na parte de hardware como na parte de software. Sistema Operacional, é um conjunto de programas que trabalhando de maneira integrada, gera a funcionalidade deste software.
Deste conjunto de programas, tem um que é a parte mais importante de um Sistema Operacional, que é o “Kernel”, que é o núcleo de um sistema operacional. Agregado ao núcleo tem uma série de outros programas que trabalhando junto fazem a geração de um Sistema Operacional.
Sem o sistema operacional, um usuário para interagir com o computador deveria conhecer profundamente diversos detalhes sobre hardware do equipamento, o que tornaria seu trabalho lento e com grandes possibilidades de erros. O sistema operacional tem duas funções distintas: estender a máquina e gerenciar recursos. Como máquina estendida, o sistema operacional oculta a ‘verdade’ do usuário sobre o hardware e apresenta uma visão simples e agradável. Ele evita, por exemplo, que o usuário tenha que gerenciar o HD para gravar dados, e apresenta uma interface orientada a arquivos simples, geralmente em estrutura de pastas e diretórios.
O sistema operacional também é responsável por fornecer uma variedade de serviços que os programas podem obter usando instruções especiais conhecidas como chamadas ao sistema, isso sem que o usuário tenha que interagir diretamente com a máquina. Como gerenciador de recursos, o sistema operacional controla de forma ordenada o uso dos dispositivos físicos entre os vários programas que competem por eles. Esse gerenciamento é feito através de compartilhamento no tempo e no espaço. Quando um dispositivo é compartilhado no tempo, cada programa ou usuário aguarda a sua vez de usar o recurso (Processador).
Palavras chave: Interface, Sistema Operacional, Gerenciamento, Windows
INTRODUÇÃO
Os softwares de computador podem ser divididos em dois tipos: programas de sistema e programas aplicativos. O principal programa de sistema é o sistema operacional, que controla todos os recursos do computador e fornece a base lógica sobre a qual os programas aplicativos são escritos. Sua principal função é isolar os programadores da complexidade do hardware. É importante salientar que o sistema operacional propriamente dito é aquela parcela que roda no modo kernel (supervisor). Os compiladores, editores e interpretadores de comando executam no modo usuário. Há duas funções principais de um Sistema Operacional.
Máquina estendida: o Sistema Operacional deve apresentar ao usuário o equivalente a uma máquina estendida ou máquina virtual, teoricamente mais fácil de programar que o hardware;
Gerenciador de recursos: Sistema Operacional deve oferecer uma alocação ordenada e controlada dos processadores, memórias e quaisquer dispositivos de E/S que os programas podem competir. Ou seja, o Sistema Operacional tem como função gerenciar eficientemente as diferentes partes do sistema.
Um Sistema Operacional tipicamente tem quatro grandes componentes: gerenciamento de processos, gerenciamento de dispositivos de E/S, gerenciamento de memória e gerenciamento de arquivos.
UNIX: Sistema Operacional para grandes Corporações
É um sistema multiusuário, ou seja, vários usuários de uma única vez, e multiprogramável, com uma estrutura mais complexa, sua organização de arquivos é por meio de subdiretórios, garantindo a proteção das informações e redirecionamento de entrada e saída de dados.
O UNIX foi criado nos meados da década de 1970, por desenvolvedores da AT&T, assim sendo distribuído inicialmente na linguagem C após 1980 e sendo considerado naquela época um dos primeiros Sistemas Operacionais moderno.
A partir dele foram criados conceitos importantes no mundo da computação. O Unix foi projetado para grandes universidades e corporações e após ele, foram lançados outros sistemas inspirados em sua interface gráfica e linguagem, como o BSD (Berkeley Software Distribuition).
O Unix está dividido internamente em Kernel (núcleo do sistema operacional) e Interpretador de comandos SHELL (reúne a interface do sistema, executa os comandos digitados pelo usuário).
Na época, programadores pensavam em inovar, não somente na produção de sistemas operacionais utilizados em grandes corporações, mas no desenvolvimento de sistemas para usuários comuns que seriam utilizados futuramente nos computadores pessoais.
...