Os Sistemas Operacionais
Por: AgnaldoRocha • 10/4/2015 • Trabalho acadêmico • 4.776 Palavras (20 Páginas) • 229 Visualizações
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO E TECNOLOGIA
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – 1º Período
Metodologia do Trabalho Científico e Profissional
SISTEMAS OPERACIONAIS PARA SMARTPHONES
Agnaldo Ferreira Moraes da Rocha
Fábio José Gomes Coelho
Felipe da Silva Góis
Rio de Janeiro, jun. 2012
AGNALDO FERREIRA MORAES DA ROCHA
FÁBIO JOSÉ GOMES COELHO
FELIPE DA SILVA GÓIS
Alunos do Curso de Sistemas de Informação da UCB
SISTEMAS OPERACIONAIS PARA SMARTPHONES
Artigo apresentado como requisito parcial para aprovação em A2 na disciplina de Metodologia do Trabalho Científico e Profissional da UCB, sob a orientação do Prof. Carlos Alberto Cereja de Barros.
Rio de Janeiro, jun. 2012
AGNALDO FERREIRA MORAES DA ROCHA
FÁBIO JOSÉ GOMES COELHO
FELIPE DA SILVA GÓIS
SISTEMAS OPERACIONAIS PARA SMARTPHONES
O professor delibera o conceito:____________
Carlos Alberto Cereja de Barros
Universidade Castelo Branco
Rio de Janeiro, jun. 2012
RESUMO
ROCHA, Agnaldo Ferreira Moraes da
GÓIS, Felipe da Silva
COELHO, Fabio José Gomes
Sistemas Operacionais para Smartphones
Este artigo propõe entender melhor o mercado de smartphones através de uma pesquisa dos principais sistemas operacionais contidos neles. Para isso, pretende-se definir a percepção do consumidor quanto ao produto baseando-se nas suas necessidades e desejos. A partir de um questionário, busca-se definir a importância dos atributos dos smartphones, identificando o sistema operacional ideal e os fatores que agregam valor ao mesmo. Para assim, ampliar os conhecimentos sobre os principais aparelhos presentes no mercado, além de elucidar sobre o sistema operacional que mais se qualifica ao uso direcionado do consumidor, conscientizando-os sobre os prós e contras de cada sistema. Os resultados foram satisfatórios, proporcionado a conclusão de que não há um sistema operacional ideal para smartphones, pois tudo gira em torno das necessidades dos consumidores.
Palavras-Chave: Smartphones, Sistema Operacional e Consumidor.
SUMÁRIO
I. INTRODUÇÃO 6
1.1. A DEFINIÇÃO DO PROBLEMA 6
1.2. HIPÓTESE 7
1.3. OBJETIVOS 8
1.3.1. Objetivo Geral 8
1.3.2. Objetivos Específicos 8
1.4. JUSTIFICATIVA 8
1.5. METODOLOGIA 9
II. SMARTPHONES 10
2.1. ANDROID 11
2.2. IOS 12
2.3 SYMBIAN 13
III. ANÁLISE DOS RESULTADOS....................................................................................... 15
IV. CONCLUSÃO 17
ANEXOS 18
PESQUISA DE OPINIÃO 19
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 24
I. INTRODUÇÃO
O mercado mundial de smartphones cresce a cada ano, devido à versatilidade que os aparelhos apresentam, consequentemente, esse crescimento vem acompanhado de novos modelos e o surgimento de diversos recursos. Atualmente, são mais de 450 milhões de smartphones espalhados pelo mundo, crescendo cada vez mais.
Com tantas ofertas no mercado, é difícil escolher um aparelho sem saber as características dos Smartphones. A característica considerada primordial é o Sistema Operacional, que é responsável pelo gerenciamento das ações e recursos dos aparelhos, cada um com algo diferente a oferecer, principalmente relacionado a maneira como o usuário interage com ele.
O mercado de smartphones tem diversos sistemas operacionais em concorrência, porém poucos se destacam entre os melhores. A maioria dos aparelhos ainda acompanha a tendência das telas sensíveis ao toque, abandonando os teclados QWERTY, além de outros recursos como conectividade 3G, Wi-Fi, Bluetooth, compatibilidade com pacote Office, etc.
Este artigo procura subsidiar usuários exigentes ou não na busca do sistema operacional ideal que mais se adequa às suas necessidades, de que maneira compram e para que finalidade o uso do aparelho, destacando os três principais sistemas do momento: o Android da Google, o iOS da Apple e o Symbian da Nokia.
Este estudo foi elaborado após diversas pesquisas a artigos de especialistas em Tecnologia da Informação. Procurou-se, sempre que possível, referenciar estes autores.
1.1. A DEFINIÇÃO DO PROBLEMA
Empresas no ramo dos celulares buscam a valorização de seus produtos, objetivando maiores lucros. A concorrência é bastante acirrada e impõe a busca de alternativas para melhorar a percepção do consumidor em relação aos seus produtos. Verifica-se a grande capacidade de influência que os consumidores possuem na busca por estes aparelhos. Segundo Porter (1986), num ambiente competitivo, as empresas podem desenvolver três estratégias como enfoque, diferenciação e liderança por custo.
Os smartphones possuem diferentes relações com os modelos, desempenho, marcas e preços. Os fatores percebidos no aparelho como sistema operacional, telas sensíveis ao toque, aplicativos de grande importância podem aumentar significativamente o seu preço, assim como o seu valor percebido, sendo que algumas destas variáveis dificilmente são percebidas pelos consumidores. Tecnologias estão em constante mudança, sabe-se que muitos itens indispensáveis hoje, serão obsoletos daqui alguns anos.
Do lazer às tarefas corporativas, os smartphones possuem enormes possibilidades quase semelhantes a de um computador, atraindo cada vez mais usuários. Isso faz com que se depare com um verdadeiro empecilho: o 'sistema operacional' instalado nele, responsável por interligar a máquina ao homem, que oferece as funções para serem utilizadas pelo hardware, compatibilidade com outras tecnologias, formas de conexão, etc. Quando se tem o mesmo produto com uma variedade de sistemas, a falta de informação ou atrativo oferecido pelo marketing do produto proporciona uma grande incerteza na hora da escolha do smartphone.
...