PESQUISA DE MERCADO SOBRE SUSTENTABILIDADE, TECNOLOGIA E DIREITOS HUMANOS
Por: Ronian Enik • 29/5/2017 • Abstract • 2.875 Palavras (12 Páginas) • 570 Visualizações
UNIP INTERATIVA
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
CURSOS SUPERIORES EM TECNOLOGIA
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR - PIM I
PESQUISA DE MERCADO SOBRE SUSTENTABILIDADE, TECNOLOGIA E DIREITOS HUMANOS
Campo Largo
2017
UNIP INTERATIVA
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
CURSOS SUPERIORES EM TECNOLOGIA
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR - PIM I
PESQUISA DE MERCADO SOBRE SUSTENTABILIDADE, TECNOLOGIA E DIREITOS HUMANOS
[pic 1]
Campo Largo
2017
RESUMO
Conhecimento. Palavra-chave para qualquer negócio ou atividade desenvolvida nos dias de hoje. Nunca o mote “conhecimento é poder” foi tão real quanto na atualidade. Seja qual for o seu ramo, entender e saber o que os clientes alvos desejam e pensam, é fundamental. Por isso, o IBPeMe tem se mostrado uma empresa em constante crescimento, e ajudado outras a atingirem o mesmo patamar.
O objetivo deste trabalho é mostrar como utilizar de forma eficiente, pesquisas de mercado. Entender o público pesquisado, suas preferências, para determinar as estratégias que serão adotadas a eles mesmos. Para isso vou utilizar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas, afim de empregar os mesmos nas melhorias que podem ser realizadas.
Palavras-chaves: conhecimento, pesquisa, público, clientes
ABSTRACT
Knowledge. Keyword for any business or activity developed these days. Never the motto "knowledge is power" was as real as today. Whatever your business, understanding and knowing what your target customers want and think is critical. For this reason, IBPeMe has shown itself to be a constantly growing company, and helped others to reach the same level.
The objective of this work is to show how to efficiently use market research. Understand the audience surveyed, their preferences, to determine the strategies that will be adopted to themselves. For this I will use the knowledge acquired in the disciplines studied, in order to use them in the improvements that can be made.
Keywords: knowledge, research, audience, customers
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
2. PESQUISA Nº01 – UTILIZAÇÃO DOS S.O. EM SMARTPHONES 6
2.1 Escolha do público alvo 6
2.2 Amostras e Resultados recolhidos 7
3. PESQUISA Nº02 – UTILIZAÇÃO DOS S.O. EM PC’s 11
3.1 Escolha do público alvo 11
3.2 Amostras e Resultados recolhidos 11
4. PESQUISA Nº03 – PESQUISAS DE AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE 15
4.1 Amostras e Resultados recolhidos 16
5. PESQUISA Nº04 – PESQUISA DE TEMA MAIS IMPORTANTE 19
6. CONCLUSÃO 21
7. REFERÊNCIAS 22
INTRODUÇÃO
Não é fácil fazer escolhas. Talvez mais difícil ainda, seja saber quais escolhas outros podem fazer. Afinal, conhecer os gostos alheios é um tanto desafiador e ao mesmo tempo, invasivo. Não são todos que aceitam com bons olhos expor suas preferências e/ou intimidades. Por isso, saber abordar bem um possível entrevistado, é crucial.
A IBPeMe entendeu bem estas questões e paradigmas. Tanto que atualmente, vem crescendo bastante no ramo de levantamentos estatísticos. É uma empresa tão prestigiada que seus estudos são usados para gerar os índices confiáveis nas pesquisas relacionadas à tecnologia, sustentabilidade socioambiental e de direitos humanos.
Este ano, a IBPeMe conseguiu fechar quatro grandes contratos de pesquisa de opinião, visando colher informações justamente das áreas em que ela é referência unânime. Os contratos foram com as empresas Facility & Technology, Direito Soluções Sustentáveis e a ONG Seus Direitos, sendo a primeira, detentora de dois contratos na área de TI.
Nas páginas a seguir, veremos como essas pesquisas foram conduzidas juntamente com as empresas contratantes, demonstrando as formas como as mesmas foram elaboradas, desde a escolha do público alvo, passando pela coleta das informações até chegar ao resultado final.
PESQUISA Nº01 – UTILIZAÇÃO DOS S.O. EM SMARTPHONES
Smartphones. É quase impossível imaginar o nosso mundo sem esses incríveis aparelhos. E parece que eles sempre fizeram parte de nosso cotidiano. E pensar que estão conosco a menos de uma década, nos faz entender que a evolução foi gigantesca nas telecomunicações.
Assim como os carros, ter um celular inteligente nos dias de hoje não é luxo, e sim, necessidade. E como o exemplo automotivo, temos inúmeras marcas, modelos, características, configurações. Cada um atrai por algum motivo: Seja o hardware mais poderoso, seja o design mais elegante.
Mas existe um outro fator que influencia e muito essa escolha: O S.O. utilizado. Apesar da gama de hardware ser quase que infinita, podemos dizer que no software estamos na escolha de duas religiões: O Android e o IOs. E não é exagero dizer religiões, pois muitos dos adeptos dessas tecnologias as tratam como semideuses, a ponto de defender a unhas e dentes o seu sistema operativo preferido.
...