PROJETO DE PESQUISA EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS DEMOCRACIA NA EDUCAÇÃO
Exames: PROJETO DE PESQUISA EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS DEMOCRACIA NA EDUCAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Carlos.Js • 24/2/2014 • 2.935 Palavras (12 Páginas) • 1.168 Visualizações
FACULDADE CASTRO ALVES
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
CARLOS HENRIQUE
EMERSON SANTOS
JONEDSON SOUZA
MAIANA NASCIMENTO
PRISCILA ALVES
ROGER DIEGO TORRES
PROJETO DE PESQUISA
EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
DEMOCRACIA NA EDUCAÇÃO
SALVADOR
2013
CARLOS HENRIQUE
EMERSON SANTOS
JONEDSON SOUZA
MAIANA NASCIMENTO
PRISCILA ALVES
ROGER DIEGO TORRES
PROJETO DE PESQUISA
EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
DEMOCRACIA NA EDUCAÇÃO
Projeto de pesquisa apresentado a Faculdade Castro Alves, como requisito parcial de avaliação da disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa II do curso de Bacharelado em Administração.
ORIENTAÇÃO: Profa. Karol Almeida.
SALVADOR
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2 OBJETO DA PESQUISA 4
2.1 TEMA 4
2.2 DELIMITAÇÃO DO TEMA 4
2.3 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 4
3. JUSTIFICATIVA 4
4. OBJETIVOS DA PESQUISA 5
4.1 OBJETIVO GERAL 5
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5
5. REFERENCIAL TEÓRICO 5
5.1 DEMOCRACIA NA EDUCAÇÃO 5
5.2 ACESSO AO ENSINO SUPERIOR 7
6. METODOLOGIA 8
6.1 MÉTODO DA PESQUISA 9
6.2 TÉCNICAS DE PESQUISA 9
7.0 CRONOGRAMA 10
8.0 REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
O projeto busca fazer um estudo referente à educação e direitos humanos, refletindo as dificuldades dos alunos em ultrapassar a fronteira que rege o ensino médio para ingresso a faculdade. Contempla a importância da família e da sociedade em apoiar de forma democrática as escolas públicas propondo condições favoráveis de ensino.
Estando dividido da seguinte forma: Analisa através de embasamento teórico a importância da fundamentação da educação em torna-la igualitária e dinâmica, alerta que um dos maiores desafios para uma boa educação de pessoas menos favorecidas, começa na própria família.
Trata a questão do desinteresse dos jovens em buscar conhecimento e agregar valores que os levem a um futuro promissor, não isentando a responsabilidade do governo em dar condições seguras, confortáveis de ensino para alunos e profissionais do ensino.
Aborda com franqueza as mudanças obtidas através dos anos na sociedade que por anos a fio em manifestações, lutaram e conseguiram expressíveis conquistas. Uma delas foi à instituição da Constituição Federativa do Brasil, que assegura os direitos sociais e individuais, e o desenvolvimento humano.
Como problemática para o projeto foi pesquisada a Escola Técnica Estadual Luiz Navarro de Britto, através de informações fornecidas por um membro da equipe que vivenciou períodos de mudanças que degradou o formato do ensino.
Dessa forma o que discorre em toda a pesquisa é a importância de resgatar valores familiares, éticos, políticos e morais numa sociedade desacreditada e alienada ao capitalismo, que sobrevive os reflexos de uma administração pública e defasada, que somente visa o capital e não a grandeza em que a educação proporciona em benefício à nação.
2 OBJETOS DA PESQUISA
2.1 TEMA
• Educação e Direitos Humanos
2.2 DELIMITAÇÃO DO TEMA
• Os desafios enfrentados pelos alunos da Escola Técnica Estadual Professor Luis Navarro de Brito em ingressar nas universidades públicas de Salvador.
2.4 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
• O que dificulta o ingresso dos alunos da Escola Técnica Estadual Professor Luis Navarro de Brito¬ nas universidades públicas de Salvador?
3 JUSTIFICATIVA
Ao longo dos anos a educação vem se tornando um desafio na vida de muitas famílias brasileiras, seja por fatores sociais como desemprego, ou pela má distribuição dos recursos na administração pública, ou por fatores culturais movidos pelo desinteresse da maioria dos alunos em fundamentar a real importância da educação.
Movidos pelo capitalismo em meio a uma sociedade consumista. Educar ou obter boa educação converte-se em pagar para dispor de boa escola, degradando o direito constitucional de 1988, disposto no artigo Art. 205 da Constituição Federativa Brasileira que defende que a “educação é um direito de todos e um dever do estado e da família”.
Na cidade de Salvador não difere, e acaba por desestimular toda à rede de ensino. Quando há pouco investimento por parte do governo em educação, o corpo educacional se sente desmotivado e como consequência, dificulta o ingresso dos alunos nas universidades públicas, cujas vagas são ocupadas por estudantes oriundos de escolas particulares.
...