PESQUISA SOBRE A BIBLIOTECA OPENCV
Por: LUCAS MARINS RIBEIRO • 19/3/2021 • Trabalho acadêmico • 900 Palavras (4 Páginas) • 338 Visualizações
PESQUISA SOBRE A BIBLIOTECA OPENCV
Medianeira
2019
Introdução
É indiscutível que a programação está cada vez mais presente nos nossos dias. Desde um simples ato como olhar as horas até uma ação mais elaborada como pedir comida em um aplicativo e pagar por ele mesmo, a computação está por trás.
Assim, recorrentemente surgem mais softwares para facilitar a utilização por parte das pessoas, com isso, replicando a visão humana nos softwares e hardwares. Com o uso de algoritmos, a visão computacional busca analisar e abranger o pensamento humano, por meio de embasamentos científicos.
E, neste presente trabalho, será abordado sobre uma das inúmeras linguagens de programação existentes atualmente, a biblioteca OpenCV e a sua finalidade.
Referencial teórico
O OpenCV (Open Source Computer Vision Library) é uma biblioteca multiplataforma, totalmente livre ao uso acadêmico e comercial, para o desenvolvimento de aplicativos na área de Visão Computacional. O OpenCV foi desenvolvido para fornecer uma infraestrutura comum para aplicativos de visão computacional e acelerar o uso da percepção da máquina nos produtos comerciais. Por ser um produto licenciado pela BSD, o OpenCV facilita para as empresas a utilização e modificação do código, conforme MARENGONI e STRINGHINI (2009).
Possui interfaces C ++, Python, Java e MATLAB e suporta Windows, Linux, Android e Mac OS. O OpenCV se inclina principalmente para aplicativos de visão em tempo real e tira proveito das instruções MMX e SSE, quando disponíveis. As interfaces CUDA(Computer Unified Device Architecture) e OpenCL com todos os recursos estão sendo desenvolvidas ativamente agora. Existem mais de 500 algoritmos e cerca de 10 vezes mais funções que compõem ou suportam esses algoritmos. O OpenCV é escrito nativamente em C ++ e possui uma interface de modelo que funciona perfeitamente com contêineres STL.
Biblioteca OpenCV
Inicialmente deve-se realizar a instalação da biblioteca no computador para poder funcionar. Foi incialmente desenvolvida pela Intel com o objetivo de tornar a visão computacional mais acessível, atualmente possui mais de 500 funções. Pode ser utilizada em diversas linguagens de programação e é usada em reconhecimento facial, edição de fotos e vídeos, detecção e análise de textos.
Na biblioteca OpenCV, temos o funcionamento de algoritmos básicos:
- Captura: é necessário abrir uma conexão com a câmera para a imagem ser capturada, dentro da captura temos a captura do frame que poder ser feita dentro de um Loop.
- Detecção: uma função que verifica se o objeto existe no frame capturado.
- Pré-processamento: é aqui onde se filtra a imagem binária preto e branco, onde o objeto é branco e o fundo preto.
- Inspeção/análise: Após o objeto ser detectado, a frame filtrada e transformada é chamada de função de inspeção, que vai analisar a geometria do objeto. Essa função analisa e verifica se o objeto é convexo e assim pode-se medir o objeto, perímetro, altura e largura.
- Resultado: Após a análise temos o resultado e podemos mostrar os contornos na tela com cores.
Análise crítica
O principal benefício do OpenCV é seu amplo acesso a algoritmos ele fornece acesso a mais de 2.500 algoritmos avançados e clássicos. Esses algoritmos podem ser usados para detectar e reconhecer rostos, identificar objetos, classificar ações humanas em vídeos, rastrear movimentos de câmeras, rastrear objetos em movimento, extrair modelos 3D de objetos, produzir nuvens de pontos 3D a partir de câmeras estéreo, encontrar imagens semelhantes de um banco de dados de imagens, remover olhos vermelhos de imagens tiradas com flash, etc. O OpenCV tem mais de 47 mil pessoas em uso comunidade e número estimado de downloads superiores a 18 milhões. A biblioteca é amplamente utilizada em empresas, grupos de pesquisa e órgãos governamentais.
...