PIM IV GTI
Por: oliviosam • 7/4/2015 • Trabalho acadêmico • 3.114 Palavras (13 Páginas) • 650 Visualizações
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
PROJETO DE ATUALIZAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DE REDES DO ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA ACME ASSOCIADOS:
um estudo de caso
SÃO PAULO
2014
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
PROJETO DE ATUALIZAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DE REDES DO ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA ACME ASSOCIADOS:
um estudo de caso
2ºSemestre
2014
RESUMO
Este projeto tem por objetivo apresentar um estudo de caso fictício onde a empresa XPTO com sede em São Paulo/SP e composta por egressos da Universidade Paulista formados no curso de Gestão de Tecnologia da Informação foi contratada pela empresa ACME Advogados Associados para desenvolver um projeto de atualização da rede de dados do seu escritório central na cidade de Brasília/DF.
Palavras chave: Redes, Infraestrutura, Projetos.
Abstract
This project aims to present a fictional case study where XPTO company headquartered in São Paulo / SP and composed of graduates of Universidade Paulista formed in the course of Information Management Technology has been contracted by ACME Advogados Associados to develop a project for data network update from your central office in Brasilia / DF .
Keywords: Networks, Infrastructure, Projects.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 7
2 ESTRUTURA FÍSICA DA EMPRESA ACME 7
3 O PROJETO 8
3.1 IMPLEMENTAÇÃO DO MODELO OSI 8
3.2 ARQUITETURA OSI 8
3.2.1 CAMADA FÍSICA 10
3.2.2 CAMADA DE ENLACE 11
3.2.3 CAMADA DE REDE 13
3.2.4 CAMADAS DE TRANSPORTE, SESSÃO, APRESENTAÇÃO E APLICAÇÃO 15
3.2.4.1 SOFTWARES LIVRES PARA GERENCIAMENTO DE REDES 16
4 CONCLUSÃO 18
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
FIGURA 01 SWITCH GIGABIT DE GERENCIAMENTO 13
FIGURA 02 ROUTER INTERNO CISCO 14
FIGURA 03 ROUTER LINK EXTERNO TP-LINK 15
FIGURA 04 NAGIOS 16
FIGURA 05 CHECK_MK 17
1. INTRODUÇÃO
A necessidade de constante atualizações tecnológicas, desde componentes e equipamentos, passando por etapas de concepção, desenvolvimento, implantação, procedimentos de instalação e configuração, realizando testes de operação, utilização de protocolos e arquitetura de redes, identificação de meios físicos e padrões de comunicação entre outros fazem parte do eixo principal deste trabalho de pesquisa acadêmica que tem por objetivo propor melhorias para a rede de dados do Escritório ACME Advogados Associados.
Para tal será apresentada algumas propostas de soluções que possam resolver de imediato a defasagem da infraestrutura de rede da empresa e oferecer um ambiente mais seguro e estável que atenda de maneira satisfatória a demanda por atual e dos próximos anos.
2. ESTRUTURA FÍSICA DA EMPRESA ACME
O Escritório ACME Advogados Associados está locado na cidade Brasília/DF. É uma empresa especializada em Direito Tributário e possui uma carteira de 1000 clientes ativos entre pessoas físicas e jurídicas. Está estabelecida em um edifício de 3 andares que são divididos da seguinte maneira:
Térreo – Aqui se encontra a recepção, uma sala de reunião para 20 pessoas, uma sala para 10 pessoas do setor administrativo e uma sala de arquivo;
1º Andar – Uma sala de grande dimensão com 20 estações de trabalho para os advogados;
2º Andar – Neste andar se encontra as salas da diretoria e vice-diretoria.
Quanto à infraestrutura de rede a empresa possui equipamentos com mais de 10 anos de uso e que já não mais atende à demanda. Por isso a necessidade premente de uma atualização dessa infraestrutura, conforme já vem sido notificado pelo gestor de TI à diretoria do Escritório ACME.
3. O PROJETO
Será desenvolvido a partir daqui um projeto-proposta de atualização da infraestrutura de rede do Escritório ACME Associados. Todo o processo será baseado em um modelo de arquitetura OSI e abarcará os seguintes tópicos e quesitos:
3.1. Implementação do Modelo OSI
Para que os objetivos de interoperabilidade, compatibilidade, portabilidade e escalabilidade sejam alcançados na implementação de um sistema aberto algumas etapas são obrigatórias de serem seguidas na definição do modelo OSI:
• Modelo: Nessa primeira etapa será definido define o que cada camada deverá fazer, definindo os serviços que cada camada deve oferecer;
• Protocolos de camada: Será definido os componentes que farão parte do modelo, ou seja, os padrões de interoperabilidade e portabilidade. Aqui também se define outros componentes como a da estrutura de armazenamento de dados, mesmo não sendo um componente relacionado à comunicação.
• Escolha dos perfis funcionais: É uma etapa realizada por órgãos de padronização. Em cada país esses órgãos definem os padrões a serem adotados conforme cada realidade local, baseada em suas condições tecnológicas, bases, etc.
3.2. Arquitetura OSI
Basicamente
...