PIM V – PROJETO INTEGRADO MULTIDICIPLINAR
Por: Dani Wachsmuth • 11/6/2017 • Projeto de pesquisa • 1.663 Palavras (7 Páginas) • 393 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
Danielly Wachsmuth Rizzo Valentim
PIM V – PROJETO INTEGRADO MULTIDICIPLINAR
Projeto para obtençao de aprovação nas disciplinas: Gerenciamento de Infraestrutura, Finanças em Projetos de TI e Economia e Mercado do curso superior em Gestão da Tecnologia da Informação SEI – 2º Semestre - apresentado à Universidade Paulista – UNIP.
Campus Centro, Rio de Janeiro - RJ
2017
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
PIM V – PROJETO INTEGRADO MULTIDICIPLINAR
Projeto para obtenção de aprovação nas disciplinas: Gerenciamento de Infraestrutura, Finanças em Projetos de TI e Economia e Mercado do curso superior em Gestão da Tecnologia da Informação SEI – 2º Semestre - apresentado à Universidade Paulista – UNIP.
Danielly Wachsmuth Rizzo Valentim
RA: 1646229
Gestão da Tecnologia da Informação
2º Semestre
Orientador: Antônio Palmeira
Campus Centro, Rio de Janeiro - RJ
2017
RESUMO
Esta é uma apresentação da solução proposta por nós, da consultoria Wachsmuth Solutions, para o setor de infraestrutura da empresa Fadami soluções inteligentes em TI Ltda., visando melhorar o controle interno de acessos de seus colaboradores aos servidores e bancos de dados da empresa e reestruturação do departamento com foco em organização de tarefas e demandas.
Palavras-chave: Solução. Infraestrutura. Controle.
ABSTRACT
This is a presentation of the solution proposed by us, from the consultancy Wachsmuth Solutions, to the infrastructure sector of the company Fadami intelligent IT solutions Ltda., Aiming to improve the internal control of access of its employees to the servers and databases of the company and restructuring Department with a focus on organizing tasks and demands.
Key-Words: Solution. Infrastructure. Control
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 6
2. DESENVOLVIMENTO 7
2.1 Cenário atual de infraestrutura da empresa 7
2.2 Proposta para a otimização no setor de infraestrutura da empresa 9
2.3 Custos com as mudanças 11
INTRODUÇÃO
Para uma empresa que lida com desenvolvimento de software, ter todos os seus servidores e bancos de dados sendo acessados, sem critérios, por qualquer colaborador, é um grande risco. Com isso, visando resguardar seus dados e servidores, apresentaremos no decorrer deste documento uma solução de reestruturação para o gerenciamento de infraestrutura da companhia.
DESENVOLVIMENTO
2.1 Cenário atual de infraestrutura da empresa
A Fadami soluções inteligentes em TI Ltda. é uma empresa de médio porte, focada em desenvolvimento de softwares. Possui 2 grandes clientes, com quem possui muitos projetos em andamento, e outros 4 pequenos com projetos já finalizados, porém com contrato de suporte em andamento.
Hoje a empresa sofre com duas grandes questões:
- Todos os usuários possuem acesso aos principais bancos de dados da empresa e de seus clientes;
- Todos os usuários acessam todas os servidores da empresa, onde estão seus sites, sites de clientes, códigos fontes e etc.
2.1.1 Infraestrutura
Baseado no levantamento realizado, a infraestrutura atual da empresa é composta por:
- 20 Desktops conectados em rede cabeada estruturada;
Esses 20 desktops possuem instalados:
- SQL management studio 2014;
- Visual Studio 2014;
- Sublime Text Editor;
- Microsoft Office 2014;
- Rede Wi-fi que fornece conexão por todos os 200m² da empresa, utilizando um roteador wi-fi principal e mais 3 roteadores repetidores. O provedor de internet utilizado é a Mundivox e o serviço contratado para o fornecimento de internet se trata de um link dedicado de 20mb de download e 10mb de upload;
- 7 servidores Windows server 2012;
Esses servidores possuem instalados:
- SQL management studio 2014;
- IIS (Internet Information Services) 8.5
2.1.2 Estrutura atual de colaboradores no setor de Infraestrutura:
Baseado no levantamento realizado, hoje o setor de infraestrutura só é composto por 2 funcionários. Sendo o Sr. Carlos Eduardo de Araújo, gestor de infraestrutura e Felipe dos Santos Silva, analista de infraestrutura júnior.
Os dois colaboradores se organizaram da seguinte forma:
O analista trabalha 48h semanais (Segunda a sábado), é contratado da empresa há 3 anos, exerceu sempre essa função, e é responsável pelas seguintes demandas:
- Preparar e dar manutenção a todos os servidores;
- Publicar todo e qualquer site liberado pela equipe de desenvolvimento;
- Liberar os acessos dos servidores aos usuários;
- Criar os usuários de bancos de dados para as instancias;
- Realizar contato com a operadora de internet caso haja falha ou queda no fornecimento de conexão;
- Monitorar todos os serviços instalados nos 7 servidores, através de um painel criado pelos próprios desenvolvedores da empresa;
O gestor trabalha 40h semanais (Segunda a sexta), é contratado da empresa há 3 anos, exerceu sempre essa função e assume o plantão aos domingos que é o dia de folga de seu analista. Suas funções são:
- Aprovação de contratação de serviços de suporte a internet contratada;
- Participar de todas as reuniões de novos projetos que a empresa esteja iniciando para definir junto aos lideres dos respectivos projetos, quais as especificações de infraestrutura adequadas para cada um deles;
- Plantão aos domingos para o caso de alguma emergência;
2.2 Proposta para a otimização no setor de infraestrutura da empresa
2.2.1 Infraestrutura
Com foco no que foi levantado em nossas entrevistas, encontramos alguns pontos falhos dentro da organização de infraestrutura da empresa.
- Ter apenas um provedor de internet:
O fato de possuir apenas um provedor de internet, por mais que seja um link dedicado robusto, deixa a empresa vulnerável, pois sempre haverá o risco de que a operadora pode precisar sofrer manutenção, oscilação de velocidade, queda abrupta sem prévio aviso e etc... Perda de internet para o segmento da Fadami Soluções inteligentes em Ti Ltda. tem um grande impacto, por menor que seja o tempo “out”. Os servidores onde estão os sites dos clientes perdem acesso, logo os sites saem do ar; A base de dados fica comprometida pois as sincronizações de dados entre uma base e outra, que trafegam pela internet, são interrompidas.
...