POO ESTUDO DE CASOS
Por: Matheus Felix • 5/4/2021 • Resenha • 731 Palavras (3 Páginas) • 181 Visualizações
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PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS – POO
- Objetos reais: pessoas; livros; carros; eletrodomésticos; etc.
- Objetos abstratos: funções de pessoas, como: cliente, vendedor, usuário, etc.
- Outros objetos:
- Eventos: vendas, compras, ligações, etc.
- Interações com outros objetos: item de uma nota fiscal é uma interação entre o objeto ‘nota fiscal’ e o objeto ‘produto’
- Lugares: matriz, filial, etc.
- Atributos:
- São as características(adjetivos) dos objetos, exemplo:
- Nome, modelo, fabricante, ano de fabricação, cor, potência, chassi e etc. São atributos do objeto ‘carro’.
- Métodos:
- São as ações das classes, exemplo:
- Acelerar, parar, ligar, desligar, buzinar, trocar a marca e etc. São métodos do objeto ‘carro’.
- A ação dos métodos devem ser descritas por meio de um verbo ou ação. Após a descrição, devem ser acrescentados parênteses.
- Classes:
- Ao classificarmos os objetos ‘carros’, com seus métodos e atributos, estamos criando uma classe (Veículos) desses objetos. Ou seja, a classe representa um conjunto de objetos com características semelhantes.
- Em suma, dois objetos (carros) que representam a classe ‘Veículos’, são as instâncias dessa classe, com seus próprios atributos(características).
- Eventos:
- São as interações(parâmetros) internas e externas que ajudam na execução do programa.
- Mensagens:
- São trocas de informações entre os objetos. Essas informações são tratadas e devolvidas pelos métodos, exemplo:
- Na classe ‘Cachorros’, um objeto ‘cachorro’ vai latir(método) por conta da presença de outro objeto(gato ou humano).
- Outro exemplo é quando o objeto ‘cachorro’ irá correr(método) quando estiver com vontade de brincar(método).
- Os PILARES da POO são: Abstração, Encapsulamento, Polimorfismo e Herança
- Abstração é a contextualização de problemas e características do mundo real de uma forma mais detalhada, exemplo:
- Para o proprietário, o carro é caracterizado por cor, marca, potência, modelo, ano, preço e etc.
- E ao fazermos a abstração, vamos obter o maior número de métodos e atributos necessários para um melhor funcionamento.
- Encapsulamento é o mecanismo que permite proteger atributos e métodos de uma classe, exemplo:
- O objeto ‘funcionário’ possui os dados sensíveis, como: salário, nome completo, endereço, documentos e etc. São dados que precisam de encapsulamento.
- A Modularização é o mecanismo que permite que um sistema de software seja divido em partes que interagem entre si. Essa modularização permite que uma parte do código possa ser alterada ou atualizada sem a necessidade de todo o código já desenvolvido seja modificado. Com isso, é mais fácil a atualização ou correção de um problema no sistema.
- Polimorfismo é basicamente as várias formas que um objeto irá se comportar ao receber uma mensagem. Ele é complementado pela herança e sobrecarga de métodos. Exemplo:
- Os objetos ‘criança, cachorro, gato e papagaio’ possuem o método ‘comunicar()’. Mas a forma desses 4 objetos se comunicarem, são diferentes, apesar do método ser o mesmo.
- Herança é aquilo que se herda, que é transmitido dos pais para os filhos suas respectivas características. Exemplo:
- A classe ‘Mamíferos’ é a classe mãe e as classes filhas são 'Humanos e Felinos’. ‘Mamíferos’ possui os atributos ‘idade e sexo’ e os métodos ‘comer, procriar e dormir’, que podem ser herdados para as suas classes filhas ‘ Humanos e Felinos’, que irão possuir esses atributos e métodos, respectivamente.
- Generalização é o conceito criado por meio da similaridade entre classes, exemplo:
- As classes ‘Humanos e Animais’ possuem método e atributos iguais, como ‘nome, idade, comer(), dormir(), procriar()’. Sendo assim, podemos criar a classe ‘Seres Vivos’ que possuirá todos esses métodos e atributos em comum.
- Especialização é o conceito onde a classe deve ser mais detalhada possível em relação ao objeto que ela classifica, podendo identificar as diferenças entre os objetos da mesma classe. Exemplo:
- A classe ‘Animais’ possui as sub classes ‘ Pássaros, Caninos e Felinos’. As especializações dessas sub classes serão ‘voar(), latir(), miar()’, respectivamente.
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