PROGRAMA 5 "S"
Tese: PROGRAMA 5 "S". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafaela_18 • 16/9/2013 • Tese • 867 Palavras (4 Páginas) • 308 Visualizações
Tamanho do Texto + | tamanho do texto -
PROGRAMA 5 "S" - UMA PRÁTICA QUE GERA RESULTADOS
Sergio Ferreira Pantaleão
O programa 5S é uma ferramenta, dentre várias que conhecemos no mercado, utilizado para implantar o Sistema de Qualidade Total em uma empresa, em uma instituição e por que não, na vida profissional e pessoal de cada indivíduo.
Este método surgiu no Japão pós-guerra com a finalidade de reestruturar, organizar e melhorar a produção das indústrias japonesas, tendo como objetivo superar a crise de competitividade.
O conceito do método 5S assim é chamado por ser composto por 5 palavras que começam com a letra "S": Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu e Shitsuke.
Este programa trata-se de um sistema de cinco conceitos básicos e simples, mas traz em sua essência a necessidade de mudanças de atitudes, pensamentos e comportamento pessoal, o que possibilitará, através da prática, alcançar os objetivos propostos.
A prática do método 5S consiste em:
•
1º S - SEIRI (senso de utilização): separar as coisas necessárias (úteis) das desnecessárias (inúteis);
Esta é a fase em que se deve organizar o trabalho de modo que só se utilize o que for realmente necessário, na quantidade certa e controlada de forma a facilitar as operações. Este primeiro senso também é interpretado como senso de utilização, arrumação, organização e seleção.
Deve-se agir preventivamente e todo o grupo (equipe) precisa estar treinado para diferenciar o útil do inútil para proporcionar redução de gastos com espaço e estoque, aumentar a produtividade, evitar compras de matéria-prima desnecessária, diminuir acidentes de trabalho, melhorar a qualidade do ambiente de trabalho.
•
2º S - SEITON (senso de organização): ordenar e identificar as coisas para que qualquer pessoa possa encontrá-las quando desejado;
Esta é a fase em que o objetivo é identificar e organizar todo equipamento ou material para que qualquer pessoa que necessite, possa visualizar e encontrar de forma fácil e rápida.
A idéia principal aqui é estabelecer um lugar para cada coisa, criar e padronizar as nomenclaturas, ordenar os materiais de trabalho, usar rótulos com cores diferentes para cada material, expor pontos críticos como máquinas que ofereçam riscos e localização de extintores de incêndio, eliminar objetos ou móveis que possam atrapalhar os corredores de locomoção.
•
3º S - SEISOU (senso de zelo ou de limpeza): criar e manter um ambiente físico limpo e agradável, eliminando as causas de sujeira e agindo preventivamente para não sujar;
Esta é a fase em que se busca desenvolver em cada empregado a importância de manter seu local de trabalho limpo, o que proporciona um ambiente de trabalho de qualidade e segurança. Por mais que se diga que não há como manter limpo o piso de uma oficina mecânica limpa, sabe-se que tudo é questão de vontade, pois encontramos vários exemplos de oficinas extremamente limpas e organizadas.
O foco principal está na utilização adequada do local, das máquinas e equipamentos, agindo de modo a evitar que estas máquinas gerem ou acumulem sujeiras, mantendo equipamentos e ferramentas em boas condições de uso, de forma a aumentar a produtividade das pessoas e das máquinas e evitando perdas e avarias de materiais ou produtos, bem como de horas/homem trabalhadas em decorrência de acidentes.
•
...