PROGRAMAÇÃO DE PRODUÇÃO
Projeto de pesquisa: PROGRAMAÇÃO DE PRODUÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: codarin • 19/5/2014 • Projeto de pesquisa • 3.072 Palavras (13 Páginas) • 241 Visualizações
SUMÁRIO
Conteúdo
1 INTRODUÇÃO 4
2 PALNEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO 5
3 PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO.......................................................................................8
4 CONTROLE DA PRODUÇÃO...............................................................................................9
5 CONTROLE DE ESTOQUE.................................................................................................11
6 CONCLUSÃO.................................................................................................................16
7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17
1 INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é mostrar ao nosso leitor as varias fases em que se envolve um PCP (Planejamento, programação e controle de produção).
Suas ramificações e os caminhos que se percorrem um PCP desde planejamento estratégico, tático e operacional, e suas variáveis, mostrando ao leitor algumas ferramentas para possíveis resoluções de problemas.
Lembrando sempre aos nossos leitores, que os mesmos devem estar sempre em busca de novas informações, pois com o passar do tempo às coisas mudam e surgem novas variáveis e novos modelos de trabalho.
Sendo assim este trabalho tem o objetivo de mostrar o início de um caminho para que o leitor possa percorrer.
2 PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
Em um sistema de manufatura para atingir os objetivos temos que fazer planos, dar atenção aos recursos humanos e físicos necessário para dirigir a ação dos recursos humanos sobre os recursos físicos e ter o controle para os possíveis imprevistos.
Ao fazermos uma análise sobre planejamento e controle de produção percebemos que é preciso um cuidado minucioso para podermos entender todo o processo.
Pois existem varias ações que deverão ser estudadas, como por exemplo, um bom sistema de informação que deve ser bem rápido cauteloso e rígido.
Deve vir do planejamento estratégico passando pelo tático e chegando ao sistema operacional de modo relevante, para que o mesmo possa dar andamento no processo de produção do qual foi solicitado.
Um bom planejamento de uma empresa esta relacionado à sua eficiência e a sua eficácia. Pois em algumas situações podem existir uma ou outra. Portanto para que possamos alcançar os objetivos temos que estar atento a essas duas situações.
Entendemos que eficiência é o modo em que o processo é executado, seja em uma produção ou bens e serviços. Pois através dos meios, e métodos possamos dar a continuidade para se alcançar à eficácia.
Com isso concluímos que a eficácia é o resultado de um todo, é o objetivo alcançado.
Mas sabemos que nem sempre estas duas estão presentes em um PCP, com isso ocorrem os imprevistos e surgindo as variáveis dão sentido ao planejamento e ao modo de se buscar o mais rápido possível a sua correção.
O principal objetivo de uma empresa ou organização, ou instituição é que esta duas situações (eficiência e eficácia) possam andar sempre juntas, pois o compromisso dessas duas ações resulta em lucros para toda a empresa e a sua subsistência. Por outro lado a eficácia esta diretamente ligada ao objetivo alcançado, ou seja, seu resultado final, mas sempre mensurando todo o processo.
Ainda assim devemos ter alguns cuidados, pois existe uma diferença entre planejar e controlar. Sendo assim o planejamento consiste em dar corpo ao projeto que se pretende alcançar no futuro, mesmo assim não é garantia de sucesso, pois no meio do caminho podem existir algumas variáveis que pode adiantar ou atrasar uma determinada parte do processo.
Por isso é que vem o controle, para poder lidar com estas variáveis, ou seja, o planejamento e controle controlam a demanda e o fornecimento buscando sempre a redução de custo.
A importância deste planejamento é garantir o processo de produção da quantidade certa e qualidade e da entrega no momento justo que foi solicitado.
E a importância do controle é garantir que as variáveis sejam ajustadas e adequadas para poderem alcançar os objetivos.
O objetivo do PCP é garantir que a produção ocorra de modo eficaz e produza o produto ou serviço com a qualidade exigida pelo cliente final
Para tanto nesse processo esta o envolvimento de pessoas, onde através desta são observadas os envolvimentos dos empregados, dos setores e até da própria empresa. Sendo necessário fazer as mudanças que forem necessárias.
Ou seja, o planejamento e controle da produção é o responsável pela qualidade e por manter essa qualidade, fazendo assim a busca pelo aperfeiçoamento continuo e por melhores produtos.
O PCP, sendo bem elaborado trará muito benefícios para a empresa, como uma boa produtividade e qualidade no processo, as falhas e erros serão menores, o custo da produção irá para baixo, haverá facilidade em atingir a meta, haverá alcance dos objetivos e decisões acertadas, informações corretas e um bom gerenciamento dos recursos disponíveis. Haverá harmonia entre os setores, e por fim existira um cliente satisfeito. Alcançando assim o menor custo e um bom lucro com a maior rapidez. Sendo assim o PCP, deve ser usado em todo o processo, desde o inicio ate o fim.
Existem alguns tipos de planejamento que algumas indústrias adotam entre elas estão: planejamento e controle de capacidade produtiva; de estoque, da Cadeia de Suprimentos, MRP, MRPII, Just in Time, de projetos e, finalmente, planejamento e controle de qualidade.
3 PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO
Após definido o planejamento e controle de produção (que em alguns casos chamamos de plano mestre), temos que então elaborar a forma em que vamos colocar estes objetivos em pratica.
Sabemos que
...