Portfólio - Sistemas Operacionais Livres e Proprietários
Por: eugeniocramos • 30/8/2016 • Artigo • 550 Palavras (3 Páginas) • 735 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
CURSO SUPERIOR DE ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Aline Ferreira Abreu
RA: 8007915
Sistemas Operacionais Livres e proprietários
Campinas-SP
2016
Sistemas Operacionais Livres e proprietários
Antes de fazer a exposição e análise dos sistemas operacionais selecionados é importante ressaltar que softwares proprietários podem ter código aberto e não serem softwares livres, pois não seguem a premissa de liberdade da licença GPL, nem as “4 liberdades do software”, assim como um software livre pode ter um preço de suporte técnico, mas jamais será proprietário.
Relembrando rapidamente quais são as 4 liberdades, segundo o site oficial OpenSuse (https://pt.opensuse.org/Software_Livre_e_de_C%C3%B3digo_Aberto):
- A liberdade de usar o programa, para qualquer propósito (liberdade 0).
- A liberdade de estudar como o programa trabalha, podendo adaptá-lo às necessidades próprias (liberdade 1). Acesso ao código fonte é precondição para tanto.
- A liberdade de redistribuir cópias, para que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade 2).
- A liberdade de melhorar o programa, e lançar suas melhorias para o público em geral, para que assim toda a comunidade se beneficie (liberdade 3).Acesso ao código fonte é precondição para isto.
Dito isso vou citar como Sistemas Operacionais de código LIVRE: OpenSolaris, Haiku, FreeDos.
Como sistema operacional proprietário vou citar: IOS da Apple e o Windows Server 2008 R2 da Microsoft.
Sistemas de código Livre
O OpenSolaris, assim como o GNU/Linux, é um SO Unix Like, ou seja, baseado no Unix, ele foi desenvolvido pela antiga Sun Microsystems, que foi comprada pela Oracle. Ele é a versão OpenSource o Solaris, as primeiras versões se chamavam SunOS. Além da modularidade, o kernel do Solaris é multi-thread e completamente preemptivo. Depois que a oracle adquiriu a Sun, o Solaris foi descontinuado. Alguns Forks foram criados pela comunidade, o mais famoso é o openindiana.
O FreeDos é um sistema operacional completo e compatível com o MS-DOS. É um sistema operacional X86, que provê o acesso ao sistema de arquivos em disco através do núcleo e pode ser carregado a partir de uma memória ROM, um CD por exemplo, e sendo livre, qualquer pessoa pode criar sua própria distribuição. O objetivo do FreeDOS é oferecer compatibilidade a quem deseja rodar jogos de computador e programas antigos feitos para sistemas operacionais compatíveis com DOS não compatíveis com os sistemas operacionais atuais, provendo suporte a aplicações Internet usando interface DOS.
O Haiku é um SO OpenSource que tem como objetivo a computação pessoal, ele é inspirado no BeOS, que foi descontinuado após a compra pela Palm. Ele é rápido, fácil de aprender, mantém a compatibilidade reversa com o BeOS. É um SO x86. O kernel é um fork do NewOS, escrito por um ex-engenheiro da Be e ainda está em desenvolvimento. Ele tem suporte a SMP e VFS.
Sistemas proprietários
O IOS é um SO de propriedade da Apple Computers, usado em dispositivos mobile como o iPhone, o iPad e o iPod. A Apple impede que o SO seja executado em hardware de terceiros. Ele usa Multi-toque e tem 4 camadas de abstração, sendo elas: camada CORE OS, Core Services, Cocoa Touch e camada de mídia.
...