Projeto Integrado Multidissiplinar - PIM I
Por: Simão Prestes • 21/11/2016 • Trabalho acadêmico • 1.448 Palavras (6 Páginas) • 763 Visualizações
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar I
Cursos Superiores de Tecnologia
INFORMÁTICA E SUSTENTABILIDADE
Como montar uma ONG para ensinar informática e sustentabilidade para crianças de comunidades carentes
VI – Sudoeste
2015
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar I
Cursos Superiores de Tecnologia
INFORMÁTICA E SUSTENTABILIDADE
Como montar uma ONG para ensinar informática e sustentabilidade para crianças de comunidades carentes
Aluno:
RA:
Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Semestre: 1º
VI – Sudoeste
2015
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo apresentar para um empresário da área de meio ambiente um passo a passo de como montar uma ONG focada no ensino de informática e sustentabilidade para crianças de comunidades carentes. Primeiro apresentamos a importância do ensino de informática e sustentabilidade para crianças. Em seguida, falamos um pouco da Lei de Educação Ambiental (Lei nº 9.795), os tipos e um passo a passo para criar uma ONG, com a ilustração do processo em um fluxograma para facilitar a leitura.
Por fim, fazemos uma breve análise comparativa dos sistemas operacionais Windows, Linux e Android para Desktops com base em dados estatísticos do website StatCounter (http://gs.statcounter.com), Wikipedia e dos sites oficiais dos respectivos sistemas operacionais. Com base nessa análise comparativa, indicamos o sistema operacional que melhor atende às necessidades atuais da ONG.
Palavras-chave: sustentabilidade, ONG, sistemas operacionais
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1. A importância do ensino de informática e sustentabilidade para crianças 5
2.2. Como montar uma ONG 8
2.2.1. Associações 8
2.2.2. Fundações 8
2.2.3. Cooperativas 9
2.2.4. OSCIP 9
2.2.5. Passo a passo: como criar uma ONG? 10
2.2.5.1. Primeiro passo: Convocação 11
2.2.5.2. Segundo passo: Assembléia Geral 11
2.2.5.3. Terceiro passo: Estatuto 11
2.2.5.4. Quarto passo: A posse da Diretoria 12
2.2.5.5. Quinto passo: O Registro Legal 12
2.3. Análise de Sistemas Operacionais para Desktop 14
2.3.1. Análise do Sistema Operacional Windows 16
2.3.2. Análise do Sistema Operacional Linux 17
2.3.3. Análise do Sistema Operacional Android para Desktop 18
2.3.4. Análise comparativa dos Sistemas Operacionais 19
3 CONCLUSÃO 20
REFERÊNCIAS 21
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho objetiva apresentar para um empresário da área de meio ambiente um passo a passo de como montar uma ONG focada no ensino de informática e sustentabilidade para crianças de comunidades carentes, apontar a importância deste ensino para crianças e sugerir qual sistema operacional deve ser adotado nos computadores da ONG com base nas informações e prioridades passadas pelo empresário.
O empresário tomou a iniciativa durante a participação em um congresso sobre inclusão digital e sustentabilidade e logo teve o apoio de professores voluntários e um local cedido pela prefeitura local. Nas primeiras reuniões surgiu então a necessidade da contratação de uma consultoria para ajudar na montagem da ONG e para indicar qual sistema operacional utilizar.
Para a tomada de decisões foram coletados dados em livros e websites. Para sustentar as afirmações sobre sustentabilidade, utilizamos dados publicados em pesquisas realizadas pela ONG SOS Mata Atlântica e na Lei de Educação Ambiental (Lei nº 9.795). Para a escolha do sistema operacional, utilizamos dados do site StatCounter (http://gs.statcounter.com), Wikipedia e dos sites oficiais dos respectivos sistemas operacionais.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1. A importância do ensino de informática e sustentabilidade para crianças
O ensino de informática e sustentabilidade para crianças é fundamental não somente para seu desenvolvimento intelectual, como também para o aumento da prática de hábitos sustentáveis nas próximas gerações.
No Brasil a Educação Ambiental tornou-se lei em 27 de abril de 1999. A Lei da Educação Ambiental (Lei nº 9.795), em seu art. 2º, diz que “a educação é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal”.
Em se tratando de sustentabilidade, ainda temos muito o que evoluir. Não basta apenas ter conhecimento, mas praticar no dia a dia. Hoje nós produzimos mais lixo do que a natureza é capaz de absorver, sem contar com a liberação de gases tóxicos, o desmatamento e a poluição dos rios – nossa principal fonte de água. Se não houver uma reeducação
...