TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Ipad UI - Atividade Avaliativa

Por:   •  21/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.054 Palavras (5 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade Avaliativa VI:

Construir uma avaliação para o projeto iPad, seguindo os passos:

1. Definir objetivos do teste (variáveis a medir)

  • Consistência (ex.: estrutura, metáforas).
  • Transições e navegação.
  • Compreensão dos conteúdos.

2. Descrever sistema a testar

  • O sistema a ser testado consiste nos módulos de um sistema de Internet Banking para um plataforma específica, o IPad. Porém alguns requisitos devem ser preenchidos, como, características do tamanho de tela, uso na vertical ou na horizontal, quantidade de memória disponível, além de ter uma interface que suporte os princípios de usabilidade e design.
  • Os testes focarão apenas em algumas tarefas específicas do sistema, como mostra no item 3 abaixo. Sendo possível identificar os pontos onde o usuário tem mais dificuldade, onde será necessário melhorias, e o que houve de falhas para que sejam corrigidas, tudo isso envolvendo os processos bancários como um todo e a melhor usabilidade.

3. Escolher e descrever tarefas a testar

  • Empréstimos:
  • O módulo de empréstimos consiste na busca por uma melhor solução ao usuário quando o mesmo necessitar de algum valor em dinheiro.
  • Se faz necessário testar se as consultas estão de acordo com o que se é solicitado, e se o processo de concretização do mesmo, é viável.
  • Módulo de pagamentos:
  • O módulo de pagamentos consiste na parte do sistema que controla as contas e despesas do usuário, ajudando o mesmo a realizar o pagamento destes com maior praticidade.
  • Se faz necessário testar, o quão útil é o ambiente para inserção das contas a pagar, desde a leitura do código de barras ao débito final do valor na conta do usuário.
  • Módulo de investimentos:
  • Consiste no módulo que gerencia e propõe novos investimentos de bens e outras coisas para que seja possível lucrar algum valor com o mesmo.
  • É necessário testar os principais componentes do módulo, que seria o gerenciamento dos seus investimentos propriamente dito e a busca de novos investimentos que possivelmente retorne algum valor mais rapidamente. Além de apresentar as melhores soluções de investimentos para cada cliente.

4. Selecionar utilizadores de teste

  • Os utilizadores de testes, atenderão a estes critérios:
  • Experiência:
  • Conhecimento das tecnologias atuais.
  • Prática diária de tarefas bancárias.
  • Preferências:
  • Preferem coisas práticas, que atendam rapidamente a sua solicitação, sem necessidade de muitos cliques, mas que tenham uma interface bonita.
  • Formação:
  • Nenhum tipo de formação é necessária. Qualquer formação se encaixa no padrão para testes.
  • Cultura:
  • Coloca a praticidade sempre em primeiro lugar.
  • Prefere a utilização de coisas que estão mais próximas a ele, e que seja de fácil acesso.

5. Descrever metodologia (ferramentas a utilizar)

  • Observação:
  • Utilizando os mecanismos de observação direta e protocolo de voz alta.
  • Análise de registro de dados.
  • Teclas pressionadas, Ações desencadeadas e Tempos de resposta.

6. Executar testes

  • Na execução dos testes, o usuário acabou necessitando de algumas ajudas para entender e continuar o processo em alguns casos, porém após isso o tempo gasto para execução das tarefas do usuário é bem menor.

7. Interpretar resultados

  • Dentre os requisitos solicitados, o sistema atende bem a quase todos eles, porém, no módulo de Empréstimos, faltou apresentar um pouco melhor os tipos de empréstimos, o que é necessário para contratar e o que poderia ser adquirido com maior facilidade com cada um.
  • Foi detectado algumas melhorias de layout a se fazer em relação ao uso da tela na horizontal. Na maioria dos casos a tela não se encaixou exatamente na proporção da tela.

8. Elaborar relatório de avaliação

  • Processo experimental
  • No processo experimental foi necessário mostrar ao usuário o sistema de uma forma ampla, e fazer com que ele mesmo testasse as outras funcionalidades sozinho. Foi proposto ao mesmo, que ao mesmo tempo que executasse as ações no sistema ele diria em voz alta o que está tentando fazer, porém em alguns outros casos, se fez necessário fazer algumas experiências sem que ele dissesse nada. Com isso, os avaliadores observavam e intervinham nas ações do usuário de uma forma limitada quando necessário, anotando todas as dificuldades, tempo gasto, teclas pressionadas, erros, e como foram executados os passos que levariam ao término de cada ação.
  • Principais problemas ou incidentes
  • Foi notado uma pequena falta de ajuda sobre como funciona o sistema em algumas ocasiões, porém depois de serem esclarecidas, não ocorreu mais nenhum problema.
  • Principais comentários dos usuários e as observações dos avaliadores
  • Usuários:
  • Ao efetuar login, consigo digitar no teclado a senha e também clicar com o mouse nos números?
  • Se eu clicar aqui, ainda é possível cancelar a ação no próximo passo se eu quiser?
  • Isso poderia ser melhorado.
  • Se eu clicar aqui me mostrará as informações que necessito?
  • Avaliadores:
  • Como chegou a essa conclusão tão rápido, visto ser uma parte complexa?
  • Usuário possui receio em certas ações.
  • O que ele está tentando fazer neste momento?
  • Conclusões gerais
  • O que está bem:
  • Todos os critérios de Transições e Navegações entre as funcionalidades do sistema, como propriamente o menu, bem organizado. Foram bem aceitos pelos usuários e não devem ser alterados.
  • O que falta:
  • Arrumar a compreensão dos dados em relação ao módulo de Investimentos, disponibilizar maiores informações sobre cada tipo de investimento e apresentar ao usuário os melhores lugares para se investir.
  • O que deve ser melhorado:
  • Deve ser melhorado a interface propriamente dita quando está sendo utilizado na tela horizontal, pois alguns componentes não sei encaixaram muito bem e trouxe um design estranho para a tela.

Esse conjunto das atividades criadas para o projeto iPad forma o projeto completo de Interface. Elas devem ser enviadas através do Moodle.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (81.5 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com