Proposta de Mestrado em Visão Computacional e Robotica
Por: afnetto • 25/4/2015 • Projeto de pesquisa • 1.633 Palavras (7 Páginas) • 427 Visualizações
Proposta de Mestrado
- Introdução
Navegação autônoma de veículos robóticos terrestres ainda são um tema interessante de estudos, especialmente quando se considera tarefas de alta complexidade ou que envolvam ambientes pouco ou não estruturados. E a visão robótica, ou a aquisição de dados sensoriais a partir de uma câmera, continua sendo o método de sensoriamento mais denso e desafiador. Natural, portanto, pensar em utilizar a imagem proveniente de câmeras para proporcionar uma navegação segura do veículo. Este tema coloca no mesmo lugar dois grandes campos da robótica.
- Processamento de Imagens
O caminho a ser seguido pelo robô é obtido através do processamento de imagem, cujas tranformações e filtros encontram-se vastamente disseminadas na literatura de visão computacional. Neste projeto o processamento de imagem terá como principal função reconhecer o robô na imagem retornando o conjunto de pixels que o representa no quadro.
Além disso, a imagem será utilizada para estimar o mapa do ambiente com a representação do que pode ser obstáculo e os espaços livres.
Para que sejam retornados esse conjuntos de pixels, dada a natureza planar da imagem, será estudada a aplicação de um sensor do tipo “range” para a estimação das medidas de profundidade.
- Controle de Sistemas Dinâmicos
Uma vez levantado o ambiente, e tendo-se disponível as representações matemáticas do modelo do veículo, o algoritmo de controle tem como função levar o veículo até o objetivo utilizando para tal a estimativa da posição do robô de acordo com os sensores, e sua posição atual a distância ao alvo. Sua eficiência é sensível a diversos fatores, especialmente às contantes de tempo do sistema e sua capacidade de operar em tempo real. A dinâmica do ambiente, a presença de obstáculos e a capacidade de replanejamento do sistema de controle são aspectos relevantes que impactam sua eficiência..
- Motivação
Com uma grande crescente na área de robótica, e, após acompanhar fatos onde robôs móveis terrestres se fizeram necessário para atuar em situações de perigo, socorrer seres humanos, e entrar em ambientes inóspitos ou de difícil acesso sem que fosse necessário arriscar vidas humanas, senti um interesse pela área. Observando que a robótica móvel pode dar uma grande oportunidade para novos cientistas resolvi ingressar e tentar um espaço para ajudar na comunidade de desenvolvedores de algoritmos inteligentes.
- Objetivo
O objetivo deste projeto é estudar e implantar uma solução baseada no servo controle visual de robôs móveis em ambientes externos a partir de imagens aéreas fornecidas por outro agende, seja robótico ou, por exemplo, imagens de satélites: o problema abordado será o de controle de seguimento de trajetória definida na imagem. A falta de confiabilidade nos dados retornados pela imagem típica de ambientes externos (devido a sombras, alterações bruscas de luminosidade, perturbações nas lentes, etc), torna o problema particularmente difícil. A metodologia usará a imagem capturada e dos obstáculos detectados pelo robô para propor políticas de controle enquanto verifica se há obstáculos não capturados e se alguns obstáculos capturados naquele determinado momento pela câmera realmente existe, já que há possibilidade de uma sombra ser identificada como um possível obstáculo e ela não ser.
Nos falsos-obstáculos, deve ser retornado um conjunto de informações que indique que aquele caminho é livre.
- Arquitetura
Para iniciar o trabalho a figura 1. ilustra o processo pelo qual o robô seguirá, baseado em um modelo de três níveis sendo eles: o nível de Processamento de Imagem, Planejamento de Caminho e o Controle o qual é o foco deste trabalho.
[pic 1]
Figura 1.
Com a câmera instalada em um veículo aéreo podemos capturar a imagem do ambiente para que seja traçado o caminho a ser perseguido e então passado para o segundo nível para que a melhor rota possa ser criada e definido os pontos que servirão de parâmetros dados por uma seqüência de pixels.
A estratégia do nível 3 ,exatamente o foco deste o trabalho, o nível de Controle é baseada no Modelo Baseado Controle Preditivo, ou Model Based Predictive Controller(MBPC). Este método usa a predição do comportamento futuro do processo usando um modelo. Um modelo discreto é obtido em ordem para computar o j-éssimo passo na equação de predição. O modelo usado em um tipo de robô monociclo (compatível de forma aproximada ao nosso P3-AT) é dado por:
X(t) = G(θ(t)) U (t)
Onde, X(t) = [x(t) y(t) θ(t)]T , U (t) = [q1 (t) q2 (t)]T
e G(θ(t))
= r/2[pic 2]
onde x(.), y(.) denotam as configurações do robô de acordo com o quadro fixo. Q1(.) e q2(.) são respectivamente as velocidades angular das rodas direitas e esquerda.r/2 é o raio das rodas e o R é o tamanho da metade do eixo das rodas. Considerando uma amostra de quadro fixo denotado pelo δt
e assumindo um sequência de zero, o seguinte modelo de tempo-discreto é dado por:
X(k + 1) = X(k) + Γ(k) U (k)
onde k = { k: k∈ I , k ≥ 0}
denota o instante da amostra. Desde que θ(t)
é uma relação ao tempo entre amostras
Como o modelo necessita de muitas restrições e isso implica na velocidade das rodas para minimizar esse problema pode ser reduzido resolvendo um programa quadrático em cada tempo de amostra. Assumindo que a variação de tempo entre as amostra é pequeno, é possível aproximar o modelo
[pic 3]≈ sin(θ(k))
[pic 4]
[pic 5]≈ cos(θ(k))
[pic 6]
Isto permite ao seguinte modelo tempo-discreto:
X(k + 1) = X(k) + Γap (k)U (k)
onde Γap (k)
é a aproximação de Γ (k), com Γap (k) = δtG(θ(k))
. A matriz
Γap (k)
depende diretamente do controle das ações futuras e então a equação de predição não está affine com respeito ao controle de sinal.
...