Prática Técnico-Profissional em Sistemas Operativos
Por: Crimildo Benq • 5/8/2019 • Relatório de pesquisa • 2.318 Palavras (10 Páginas) • 1.273 Visualizações
Índice
1. Introdução 3
1.1. Enquadramento Geral 3
1.2. Objectivos 3
1.2.1. Objectivo Geral 3
1.2.2. Objectivos Específicos 3
2. Quadro Teórico 4
2.1. Prática Técnico-Profissional em Sistemas Operativos 4
2.2. Sistema operativo 4
3. Resumo das aulas de Prática Técnico-Profissional em Sistemas Operativos 5
3.1. Introdução, história e evolução dos Sistemas Operativos. 5
3.2. Tipos e estruturas de Sistemas Operativos (SO) 7
3.3. Processos 7
3.3.1. Componentes de um processo 8
3.3.2. Tabela de processos (BCP) 8
3.3.3. Características de um processo 8
3.3.4. Formas de criação de processos 8
3.3.5. Estados de Processos 8
3.4. Deadlocks (ou impasses) 8
3.4.1. Condições para Deadlocks: 9
3.4.2. Estratégias para tratar os Deadlocks 9
3.5. Estrutura de ficheiros ou arquivos 9
3.6. Virtualização 9
3.6.1. Passos para a instalação do virtualbox 9
3.6.2. Passos para a instalação do Sistema Operativo Ubuntu 14.04 13
3.7. Comandos básicos do Linux 29
4. Conclusão 30
5. Referências bibliográficas 31
1. Introdução
1.1. Enquadramento Geral
A formação técnico - profissional tem um papel muito importante no crescimento qualitativo e na mudança de vida de jovens estudantes, principalmente no âmbito profissional.
Este tipo de formação proporciona ao estudante um conjunto de técnicas e ferramentas de trabalho imprescindíveis que serão muito importantes no exercício de suas actividades práticas no dia a dia em seus postos de trabalho.
Um bom profissional é um indivíduo munido de ferramentas técnico-práticas que vai implementar no exercício das suas actividades.
Num ambiente informático, há necessidade de técnicos treinados e com uma bagagem técnica suficiente para poderem lidar com aspectos ligados à instalação, configuração, manutenção e resolução de problemas que possam surgir nos sistemas operativos ou em softwares instalados na instituição em que o mesmo profissional está ligado.
Com a crescente utilização de meios informáticos na sociedade, cresce também a necessidade deste tipo de profissionais para garantirem o bom funcionamento e a integridade dos sistemas.
1.2. Objectivos
1.2.1. Objectivo Geral
- Descrever as actividades realizadas ao longo do Semestre na Disciplina de Pratica Técnico - Profissional em Sistemas Operativos.
1.2.2. Objectivos Específicos
- Definir Sistemas Operativos.
- Descrever a história e evolução dos Sistemas Operativos.
- Falar dos tipos e estruturas de Sistemas Operativos.
- Descrever os processos e deadlocks.
- Descrever a estrutura de arquivos.
- Definir e descrever o processo de virtualização.
- Indicar os passos de instalação do virtualbox.
- Indicar os passos de instalação do Sistema Operativo Ubuntu Server.
- Indicar os comandos básicos do Linux.
2. Quadro Teórico
2.1. Prática Técnico-Profissional em Sistemas Operativos
Para realizar um determinado trabalho é necessário fazer alguns estudos e aprender sobre os conteúdos relacionados com essa área. É um período de tempo, para aprender a teoria, uma série de conhecimentos e procedimentos que serão usados posteriormente para aplicá-los no campo profissional. Iniciar um trabalho sem uma comprovada experiência e nem um aprendizagem sobre a área pode ser um grande problema na prática diária.
Prática técnico-profissional refere-se a um período em que o estudante aprende a se familiarizar com os processos ligados à área em que ele quer trabalhar futuramente. Isto envolve a aprendizagem sobre as técnicas de como trabalhar nessa área e como aplicar a teoria na prática. Muitas vezes, as pessoas são contratadas pelo “saber fazer” o que implica a demonstração de uma aprendizagem na prática mostrando que sabe fazer ou executar deteminadas tarefas.
A Prática Técnico-Profissional em Sistemas Operativos é uma disciplina que proporciona ao estudante a aprendizagem sobre as técnicas mais utilizadas na instalação, administração e manutenção de vários Sistemas Operativos.
Instalar, configurar e fazer a manutenção de um Sistema Operativo requer conhecimento sobre várias técnicas que serão aplicadas profissionalmente no dia a dia e que vão facilitar o trabalho do profissional nessa área.
2.2. Sistema operativo
Sistema operativo é um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador, gerenciar memória, criar um sistema de arquivos, etc.), fornecendo uma interface entre o computador e o usuário.
...