QUAL O PERFIL DO ALUNO DE ENFERMAGEM E COMO ESTÁ O MERCADO DE TRABALHO PARA PROFISSIONAIS ENFERMEIROS
Por: Matheus Nazário • 23/4/2020 • Ensaio • 1.660 Palavras (7 Páginas) • 281 Visualizações
UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE
ENFERMAGEM
SABRINA CAVANHOL ALVES
QUAL O PERFIL DO ALUNO DE ENFERMAGEM E COMO ESTÁ O MERCADO DE TRABALHO PARA PROFISSIONAIS ENFERMEIROS
CAÇADOR
2019
UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE
ENFERMAGEM
SABRINA CAVANHOL ALVES
QUAL O PERFIL DO ALUNO DE ENFERMAGEM E COMO ESTÁ O MERCADO DE TRABALHO PARA PROFISSIONAIS ENFERMEIROS.
Trabalho apresentado como exigência para a obtenção de nota na disciplina Metodologia Científica e Tecnológica (EAD), do Curso de Enfermagem, ministrado pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP, sob orientação do professor Neuro Hilton Wolschick.
CAÇADOR
2020
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO 4
1.1 Objetivo Geral 5
1.2 Objetivos específicos 5
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6
2.1Qual o perfil do aluno de enfermagem 6
2.2Como está o mercado de trabalho para profissionais de enfermagem 7
- METODOLOGIA DE PESQUISA 8
- RECURSOS 9
- CRONOGRAMA 10
- REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
As profundas transformações mundiais decorrentes do desenvolvimento científico, econômico, tecnológico têm provocado mudanças importantes nos hábitos, valores, prioridades e na própria visão do eu, do outro e do mundo. Isso tem exigido novas regras de convivência social, novas práticas profissionais e nova educação permeada pela atualização contínua, bem como uma recusa à simplificação e fragmentação do saber. Nesse contexto, são características e requisitos intelectuais necessários aos futuros profissionais: iniciativa, autonomia, capacidade de resolução de problemas, criatividade, domínio de informática e línguas.
A tecnologia material acumulada, em consequência do desenvolvimento científico, tem sua ampla permeabilidade no mundo contemporâneo. Na área de saúde, não é diferente. Todavia, o cuidado humano exige muito mais que técnica e tecnologia, necessitando de escuta, sensibilidade e zelo. Tal aspecto tem provocado discussões na área, o que tem produzido reflexões e propostas de mudança nas políticas de formação em saúde, pressionando para transformações consonantes com as necessidades de saúde da população. Essas mudanças decorrem de elementos, tais como: as novas modalidades de organização do mundo do trabalho em saúde e das exigências no perfil de novos profissionais voltados para a integralidade, transdisciplinaridade, de forma a impactar efetivamente nos indicadores de saúde. Pois o mercado de enfermagem possui vários segmentos, muitos deles em expansão, e que oferece diversas possibilidades. Além da assistência médica, existem muitas outras áreas onde o profissional de enfermagem pode atuar. Como por exemplo: Enfermagem de Resgate, Enfermagem do Trabalho, Enfermagem Clínica, áreas de ensino, gestão, Enfermagem estética, Enfermagem Forense...
- OBJETIVO GERAL
O objetivo é proporcionar aos alunos de ensino médio por exemplo a possibilidade de se identificarem com as características de um profissional da saúde e demostrar a amplitude da área e despertar o interesse em jovens a conhecer o curso.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Possibilitar que estudantes concluintes do ensino médio a oportunidade possivelmente se identificar com as características de um profissional da saúde;
- Despertar senso crítico e tomadas de decisão;
- Apresentar a amplitude da atuação do profissional enfermeiro em diversas áreas, níveis e formas de remuneração;
- Apresentar a necessidade da constante inovação na área da saúde bem como seus avanços tecnológicos.
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Nesta seção é apresentado a fundamentação teórica que serviu como base para o desenvolvimento deste projeto de pesquisa, tratando assuntos pertinentes e necessários para o entendimento do trabalho.
- Qual o perfil do aluno de Enfermagem
As organizações, incluindo as de saúde, vivem a crise econômica, gerando ampla demanda por uma gestão eficiente, que administre a escassez de recursos e o desenvolvimento de programas sociais e realize uma articulação maior com os diferentes grupos sociais. Com isso, surge uma sobrecarga de demandas, tornando necessária uma melhoria da capacidade gerencial das instituições e/ou organismos que tratam das políticas públicas.
...