Questões TCS - Modelo Semio Participativo de Design
Por: molusco rodrigues • 13/11/2018 • Abstract • 892 Palavras (4 Páginas) • 250 Visualizações
Questoes TCS - MOdelo Semio-Participativo de Design
1 - No paradigma subjetivista, qual o papel do designer?
R: O paradigma subjetivista proposto por Stamper (1993) para sistemas de informação enfatiza as habilidades dos indivíduos para lidar com incertezas de suas escolhas e sua responsabilidade moral para com elas. Dentro desta visão, o papel do designer é ajudar o usuário a articular os seus problemas, descobrir suas necessidades de informação e evoluir uma solução sistêmica. Na concepção de um sistema, o foco está sobre o envolvimento responsável das partes interessadas e não em descrições corretas.
2 - O que é design?
R: A palavra design tem origem no Latin designo significando marcar, desenhar, planejar e também apontar, indicar, significar, retratar, delinear. No contexto das artes aplicadas, da engenharia e da arquitetura, a palavra design é ao mesmo tempo nome (substantivo) e verbo. Como verbo design remete ao processo de criação de um objeto estético e funcional, que usualmente requer considerável pesquisa, planejamento, modelagem, ajustes iterativos e re-design. O nome, na prática, é usado para significar tanto o plano final de ação (um desenho, modelo ou outra descrição) quanto o resultado de seguir aquele plano de ação (o objeto produzido). Conforme discutido por Schön (1990), design significando de forma ambígua tanto processo como produto, é um termo que tem sido usado para incluir não apenas o design de objetos físicos, mas o intervalo inteiro de artefatos produzidos por seres humanos: de edifícios a organizações, comportamentos e construções teóricas.
3 - Como Stamper (1992 apud BARANAUSKAS, 2013) caracteriza uma organização?
R: Na Semiótica Organizacional, Stamper (1992) caracterizou uma organização como uma estrutura aninhada composta das camadas informal, formal e técnica, onde normas sociais possibilitam a um grupo de pessoas agir em conjunto, de forma coordenada, com determinados propósitos; a essa estrutura denominou “organizational onion” (Liu 2000, p. 109). Assim, uma organização (ou grupo social organizado) é vista como um sistema de informação, onde agentes empregam signos para realizar ações com propósitos definidos. A organização como um todo é vista como um sistema de informação informal, no qual a cultura oral desempenha um papel importante.
4 - O que representa a cebola organizacional de Ronald Stamper (1992, apud BANARAUSKAS. 2013)?
R: A cebola organizacional de Ronald Stamper (1992) representa a base de nosso entendimento para artefatos tecnológicos como invenções culturais, sociais na Sociedade Pós-Moderna. Sistema de informação e artefatos de tecnologia de forma geral estão situados no núcleo da estrutura de camadas (como uma cebola), constituida dos níveis informal, formal e técnico de um sistema de informação.
5 - Por qual razão o conceito de usuário do “design centrado no usuário” é criticado pela autora?
R: Quando se fala de design centrado no usuário, o envolvimento do usuário em
processos de design faz-se, em geral, indiretamente, quando o designer “tem em mente” um perfil de usuário empírico ou epistêmico. Ainda, fazem parte das boas práticas da disciplina de Interação Humano-Computador, os testes de usabilidade feitos com usuários reais. Não é desse nível de envolvimento que estamos falando no modelo proposto, embora não os excluamos; no nosso caso nos referimos ao envolvimento direto de pessoas como co-autoras (co-designers) no processo de design. Cabe então aqui reconsiderar o próprio conceito de “usuário”.
6 - Caracterize o “Diagrama de Partes Interessadas” e como ele pode colaborar
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