RESUMO ENGENHARIA
Por: Charles Henrique • 13/4/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 652 Palavras (3 Páginas) • 159 Visualizações
131 Introdução1.1 ContextoA computação eletrônica tem avançado muito desde o século XX, e esse avançocontinua bastante visível no século XXI (FONSECA,2007). Aparelhos e maquinas queantes custavam fortunas e ocupavam salas inteiras puderam avançar ao ponto de caberem uma única caixa. Engrenagens e inúmeras válvulas reduzidas a um micro chip. Vá-rias ferramentas utilizadas no dia a dia de muitos trabalhadores reunidas em um únicocomputador, que adquiriu muitas outras funções além de fazer cálculos.Nos últimos anos, muitas das funções de um computador vem sendo gradati-vamente transferidas para dispositivos que cabem na palma da mão (MOORE,2007).Atualmente podemos encontrar dispositivos móveis com poderosos processadores e altacapacidade de armazenamento de dados, além da conectividade que faz com que a utili-zação de cabos pareça insensata. A cada dia temos uma maior quantidade de informaçãoconcentrada de forma prática e segura, resultando em tarefas cotidianas automatizadas econtroladas.Da mesma forma que cresce a utilização de dispositivos móveis, crescem as em-presas os desenvolvem. No mercado atual atuam diversas fabricantes de hardware, mas agrande maioria delas se concentra em três diferentes sistemas operacionais que se destacamno mercado atual: Android, iOS, e WindowsPhone1. O Sistema Android controla a maiorfatia do mercado de dispositivos móveis, se tornando mais atrativo para desenvolvedoresde aplicativos, uma vez que um maior público pode ser alcançado. Por ser o único dos trêssistemas que é livre, ele permite uma maior customização e dámais liberdade para o de-senvolvimento que os demais sistemas. Embora já seja um sistema bastante consolidado,existem diversos estudos em todo o mundo sobre como melhorá-lo em diversos aspectos,desde a interface de usuário a complexos módulos de segurança. Esses estudos resultamem contribuições frequentes da comunidade de desenvolvedores, tornando o sistema cadavez mais robusto.O Android vem avançando em uma velocidade impressionante desde sua criação, enão apenas para celulares. Hoje em dia é possível encontrar osistema emtablets, televisões,relógios, e até mesmo em automóveis.Inúmeros projetos são desenvolvidos com dispositivos móveis nos dias atuais, emespecial no Android. É possível que ao ligar a televisão se veja alguma reportagem sobrealgum novo aplicativo que facilita alguma tarefa importante. Diversos projetos inovadores1fonte:
14Capítulo 1. Introduçãosurgem em diversas áreas e contextos com a utilização de dispositivos móveis, dentro efora das universidades. Até mesmo monitores cardíacos podem ser substituídos por umaplicativo com conexãobluetoothe um outro dispositivo pequeno para coleta de dados,reduzindo custos.1.2 PropostaEquipamentos elásticos vem sendo amplamente utilizados emtreinamentos físicose fisioterápicos (LOSS et al.,2002). Suas vantagens incluem portabilidade, maior liber-dade de movimentos e menor custo. Entretanto, esses exercícios não são precisamentecontrolados fora de laboratórios, e sua utilização é dependente da percepção subjetivado esforço, com base na sensação de fadiga experimentada durante o exercício, podendocausar danos musculares ao praticante.O e-lastic é um sistema eletrônico em desenvolvimento que monitora e controlaa execução de exercícios físicos realizados com implementos elásticos. Os primeiros pro-tótipos tem um módulo físico defeedbackpara o usuário que apresenta as informaçõesnecessárias para o praticante do exercício físico por meio de um display, sinais sonoros eLEDs para sinalização. O protótipo mais recente obtém as informações por sensores damesma forma que os anteriores, porém sua interface de transmissão dessas informações éa tecnologiabluetooth.Durante este trabalho, será desenvolvido um aplicativo móvel que faz conexão como dispositivo físico de coleta de informações e controlará oexercício sendo executado. Emadição aos primeiros protótipos, os dados serão apresentados de forma mais clara na telado usuário e vários tipos defeedbackpara os exercícios podem ser adicionados graças aosrecursos encontrados nos dispositivos móveis, como por exemplo a vibração do aparelho. Oaplicativo terá um breve tutorial sobre a utilização do aparelho com o implemento elástico,e auxiliará o usuário em todas as etapas do exercício. Os parâmetros serão configuradosviatouchscreene poderão ser salvos no aplicativo para serem utilizados da próxima vezque o exercício for praticado.Esse aplicativo será desenvolvido para a plataforma Android utilizando várias téc-nicas da Engenharia de Software. Todos os processos de coleta e análise de requisitos,design de arquitetura, construção, verificação e validação, e manutenção, serão trabalha-dos para que se alcance um produto funcional e de qualidade, com a maior eficiênciapossível. É importa
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