Resenha Ferramentas de BI
Por: Luancesars • 2/9/2019 • Resenha • 753 Palavras (4 Páginas) • 523 Visualizações
Resenha Crítica ao estudo de caso envolvendo o Business Intelligence com instrumento de apoio a controladoria
Introdução:
O estudo visa mostrar a importância da implantação do BI na área de controladoria. Por ser uma área de tomada de decisões a controladoria necessita de ter acesso a informações confiáveis com rapidez, essas informações podem ser trabalhadas com o uso de ferramentas de BI, o estudo busca através de pesquisas de campo e estudo de caso demonstrar o ganho que a área de controladoria terá com a implantação da ferramenta.
Desenvolvimento:
A área de controladoria é responsável por trabalhar uma grande quantidade de dados, que abrangem dados financeiros, de custos, contábeis e fiscais, além disso controla os procedimentos internos por meio de normas e procedimentos internos. O grande desafio é conseguir interligar esses dados de forma confiável e ágil e disponibilizar as informações para uma tomada de decisão confiável.
Diante desse cenário entra as ferramentas de tecnologia da informação, onde existem as ferramentas de controle internos onde são cadastradas novas informações diariamente. As ferramentas de BI servem de apoio aos sistemas de TI das organizações, onde armazenam todo histórico de informações e essas não podem ser alteradas, somente atualizadas.
Com a ferramenta de BI, a organização é capaz de processar um grande volume de dados, gerando informações de qualidade para que os gestores tomem decisões de forma rápida e confiável, através do BI pode-se acessar informações em diversos níveis e criar relatórios que conseguem enxergar os dados da organizações com uma visão macro. Com essas informações o setor de controladoria pode além de disponibilizar informações de maneira mais rápida e poder customizá-las de acordo com sua necessidade, criar indicadores de performance e controla-los de maneira mais confiável.
A empresa que foi estudada no caso é uma empresa líder de mercado fabricante de sistemas de energia, os resultados foram os seguintes:
Gerência Geral Corporativa: Antes da implantação das ferramentas de BI, o setor de controladoria trabalhava de maneira arcaica com planilhas de excel e o setor de TI ficava sobrecarregado customizando informações para atender a área de vendas que demandava diversos relatórios, foi identificado que para conseguir implantar a ferramenta seria necessário reestruturar os setores com investimentos em tecnologia e recursos humanos.
Área de controladoria: Antes da implantação, as informações não sustentavam de forma confiável as tomadas de decisões da diretoria, que confiava mais em seu espírito empreendedor. Se perdia mais tempo tabulando e formatando dados, com isso a disponibilização das informações era sempre defasada. Após a implantação da ferramenta o ganho de produtividade foi grande, o setor deixou de apenas de disponibilizar informações para outras áreas e agora conseguiu cumprir seu principal objetivo que era monitorar a operação da empresa e ter um acompanhamento diário com ações tomadas com mais rapidez.
Área de TI: O setor de TI estava sobrecarregado com a necessidade de customizar o sistema para gerar diversos relatórios. A primeira ferramenta de BI implantada pela TI foram softwares com tecnologia OLAP e softwares de geração de relatórios(querys), que atendiam aos setores de vendas, controladoria e produção. Após essa implantação trouxe para a TI organização e conhecimentos, poupou tempo na geração de novos relatórios, e os usuários conseguiam ter acesso aos relatórios sem a necessidade de solicitar ao setor de TI.
...