Resenha Historia dos Computadores
Por: Daniel Cruz Peixoto • 12/3/2021 • Resenha • 694 Palavras (3 Páginas) • 179 Visualizações
Quando falamos em história dos computadores não podemos deixar de falar do ábaco, o ábaco foi utilizado pelos povos antigos para a realização de cálculos, logo o ábaco é conhecido hoje como a primeira calculadora da história, o ábaco surgiu na mesopotâmia e tem seu primeiro registro no ano de 5.500 a.C.
Após o ábaco em 1638 surgiu a régua de cálculo, inspirada na tabela de Napier, que facilitou muito o trabalho de multiplicar, pois o ábaco inicial era apenas usado para soma e subtração, apenas algumas versões mais complexas que eram usadas para multiplicação, então com a criação da régua de cálculo a multiplicação de números muito grandes ficou menos trabalhosa.
Em 1642 surge a Máquina de Pascal o que pode ser chamada de primeira calculadora mecânica da História, ela realizava apenas soma e subtração, logo não foi uma tecnologia bem aceita na época. Entretanto em 1672 Gottfried Leibnitz adicionou a calculadora a soma e a divisão além da raiz quadrada.
Em 1801 Joseph Marie Jacquard desenvolveu um mecanismo chamado de Tear Programável, mecanismo que aceitava cartões perfuráveis com entrada do sistema, assim o cartão era perfurado com o desenho desejado e a máquina reproduzia. A partir desse momento muitos esquemas foram influenciados por esse novo mecanismo, como a Máquina Analítica que aproveitou todos os conceitos do Tear Programável e assim a sua precisão chegava a 50 casas decimais, mas por limitações técnicas e financeiras ela não pode ser implementada na época.
Chegamos na Teoria de Boole, em 1847 George Boole desenvolveu um sistema lógico que reduzia a representação de valores através de dois algarismos 0 ou 1, assim sendo considerado o pai da lógica moderna.
Com a chegada da Segunda Guerra Mundial o incentivo para o desenvolvimento de computadores aumentou, o projeto Colossus criado por Allan Turing foi o que mais se destacou, o projeto visava resolver problemas práticos através de computadores.
Com o avanço da computação a evolução foi de componentes analógicos para componentes digitais, dando origem a chamada Computação moderna. A computação moderna é dividida em gerações, onde a primeira geração de computadores modernos que ocorreu em 1946 a 1959 tinha como característica o uso de válvulas eletrônicas. A máquina mais famosa da época era a ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Calculator), a máquina mais rápida que existia na época, porém a máquina era enorme e pesava cerca de 30 toneladas.
A segunda geração que ocorreu por volta de 1959 a 1964, houve uma substituição das válvulas eletrônicas por transístores, isso fez a máquina diminuir o tamanho consideravelmente, o IBM 7030 conhecido como Strech, foi o primeiro supercomputador lançado na época e seu tamanho bem inferior comparado ao ENIAC.
Terceira geração que ocorreu em 1964 a 1970, conhecidos pelo uso de circuitos integrados, os computadores da terceira geração eram mais rápidos e tinham mais funcionalidades e no fim desta geração, houve uma preocupação com a falta de qualidade dos softwares.
Quarta geração iniciou em 1970 com o fim da terceira e sua preocupação com o desenvolvimento de softwares, a quarta operação traz uma valorização no software que se tornaram tão importantes quanto o hardware e os microprocessadores e computadores pessoais também marcam essa geração. Obter um computador pessoal se tornou algo comum e mais fácil de se conseguir graças a acessibilidade dos preços.
A quinta geração que ocorre hoje em dia tem como característica a simplificação e a miniaturização do computador, ou seja, quanto menor e maior desempenho melhor, essa geração podemos perceber que a computação atinge vários ambientes, desde pesquisas cientificas até jogos ou comodidades. Ter acesso a tecnologia hoje em dia é algo muito fácil, até mesmo robôs para limpezas domesticas encontramos com preços acessíveis, até a computação de bolso consegue atingir velocidades incríveis de processamento.
A geração do futuro ou a sexta geração, podemos ver com a evolução das gerações que o futuro da computação é diminuir o tamanho do produto e aumentar a eficácia, logo acredito que a sexta geração será marcada por produtos quase invisíveis e com telas holográficas e pela Inteligência Artificial, onde a máquina vai se adaptar ao meio para melhor desempenho e maior produtividade, assim teremos o início da sexta geração onde os computadores podem assumir quase todas as funções da melhor maneira.
...