Resenha de artigo Scrum x PMI
Por: cmatsumoto • 3/1/2017 • Resenha • 1.720 Palavras (7 Páginas) • 522 Visualizações
XXXX Turma 12 BPM - Gestão por processos Resenha: Estudo de compatibilidade entre PMBOK e SCRUM
Artigo: Estudo de compatibilidade entre PMBOK e SCRUM Autor: Marcela Silva Kardec
Referências bibliográficas: INSTITUTE, Project Management. PMBOK® Guide: Project Management Body of Knowledge. 4. ed. 2008. INSTITUTE, Project Management. PMBOK® Guide: Project Management Body of Knowledge. 5. ed. 2013. The Scrum Guide™ http://www.scrumguides.org/docs/scrumguide/v1/scrum-guide-us.pdf
No resumo a autora descreve que o objetivo é fazer um comparativo de gestão de projetos sob a perspectiva do PMBOK e Agile Project Management, contendo o mesmo conteúdo em inglês como abstract.
Logo após na introdução ela destaca a crescente demanda de complexos projetos nas organizações que requerem diversidades de habilidades, técnicas e ambientes exigentes em termos de recursos. Aponta alguns dados levantados pela Standish Group que demonstram a falta de eficácia e eficiência nos projetos de software, tendo apenas 26% deles considerados bem sucedidos.
Com isso ela apresenta alguns velhos questionamentos que são feitos em relação a projetos, em relação a custos, tempo, erros, cronograma, comunicação entre outros, que o Project Management Institute (PMI) veio para responder, racionalizar e minimizar os impactos negativos através da publicação do Guia PMBOK (Project Management Body of Knowledge).
O intuito do PMBOK segundo a autora é para ajudar as organizações a atenderem as necessidades de seus clientes padronizando as tarefas rotineiras e reduzir as tarefas que poderiam ser esquecidas, auxiliar no gerenciamento de recursos e permitir que os executivos saibam o que está acontecendo e para onde as coisas estão indo na organização.
Cita que o gerenciamento de projetos vem sendo usado em muitas mudanças significativas no local de trabalho, como: Processos de Downsizing, Projetos e serviços maiores e mais complexos, Ganho de competitividade, entre outros.
Logo em seguida a autora cita que os "Métodos Ágeis" vem ganhando popularidade no Brasil ultimamente, apesar de já existir a um bom tempo, devido ao ritmo das mudanças na tecnologia da informação, exigências por inovações, competitividade e dinamismo no ambiente de negócios.
Com essa introdução dos Métodos Ágeis, a autora fala a respeito do SCRUM criado em 1990, por Jeff Sutherland, Ken Schwaber e John Scumniotales, como uma metodologia ágil para desenvolvimento de projetos, baseada no Pensamento Lean (Lean Thinking),
desenvolvimento iterativo e incremental, e novas estratégias de criação de produtos, com foco em desenvolvimento de software, mas que pode ser utilizado para projetos em geral.
PMBOK® X Scrum: Ciclo de Vida
No PMBOK o projeto é dividido em várias fases e o planejamento é feito no início de cada fase, onde a equipe de gerenciamento que é responsável por definir quais ferramentas e técnicas mais adequadas para determinado tipo de projeto, qual trabalho a ser realizado, quem são os envolvidos e como é feito o controle e aprovação de cada fase.
No SCRUM o projeto é dividido em Sprints segundo a autora, que não fala em texto seus períodos, porém coloca uma imagem mais clara sobre o comparativo do ciclo de vida, citando cada Sprint de 2 a 4 semanas, onde o planejamento é feito no início de cada Sprint e somente para aquela Sprint e no decorrer acontecem reuniões diárias conforme demonstrado na figura do artigo e não via texto escrito.
PMBOK® X Scrum: Gerenciamento de Integração
Podemos notar de acordo com o artigo da autora, que no PMBOK o plano do projeto é mais detalhado, formal e feito somente no início do projeto, e na fase de integração o gerente do projeto é o responsável pelo projeto e tem total controle sobre ele. Já no SCRUM o plano do projeto é representado pelo Product Backlog e Sprint Backlog e são atualizados constantemente, e o Scrum máster seria o gerente de projetos, porém ele atua somente como um facilitador do projeto minimizando os impedimentos que possam surgir.
PMBOK® X Scrum: Gerenciamento de Escopo
Resumidamente as palavras da autora, no PMBOK o escopo é definido no início do projeto de forma detalhada e toda informação levantada deve ser documentada na especificação de requisitos e será base para a gestão de mudanças durante o projeto. Já no SCRUM, o escopo é definido com alto nível de detalhamento, mas com a intenção de entender melhor o trabalho, e os requisitos e a priorização será definida com toda a equipe do projeto, inclusive o cliente para cada ciclo de desenvolvimento.
PMBOK® X Scrum: Gerenciamento de Tempo
Em relação a gerenciamento do tempo ambos são bem parecidos segundo a autora, o que ela saliente é que no SCRUM o cronograma é mais focado no produto a ser desenvolvido em cada interação, onde o cliente é quem define a prioridade funcional de cada interação.
PMBOK® X Scrum: Gerenciamento de Custos
Segundo a visão da autora, no PMBOK o gerenciamento de custos o foco está em controlar, monitorar e documentar as mudanças para que o custo fique conforme o planejado inicialmente no projeto. Já no SCRUM alterações mesmo em fases avançadas do projeto podem ocorrer, pois o foco está mais em atender o cliente, ressalta também que dessa forma o valor final do projeto pode sofrer grandes variações.
PMBOK® X Scrum: Gerenciamentos de Qualidade
Nesse quesito, a autora aponta que ambos os lados, PMBOK e SCRUM estão preocupados em garantir a satisfação do cliente, onde no PMBOK são criados planos de testes a partir das especificações de requisitos e nos processos de verificação e validação, e atuam principalmente no monitoramento e controle de qualidade nos resultados do projeto. No SCRUM, como o projeto é feito de forma incremental, o gerenciamento de qualidade é feito durante todo o ciclo de vida do projeto, no Sprint review o Product Owner que dá a aceitação ou não da entrega realizada de acordo com os requisitos especificados e no Sprint Retrospective são avalidas quais práticas serão mantidas e quais deixarão de ser feitas.
PMBOK® X Scrum: Gerenciamento de Recursos Humanos
Resumidamente, a autora apontou que no PMBOK são documentadas funções, responsabilidades e relações hierárquicas da equipe de acordo com áreas de conhecimento de cada, Já no SCRUM a colaboração e confiança é essencial no projeto, pois todos tomam em conjunto decisões e planejamento do
...