SISTEMA DE CONTROLE DE ESTOQUE PARA A EMPRESA BAZAR MAIKISS
Por: DanielaBorges11 • 8/8/2018 • Trabalho acadêmico • 1.033 Palavras (5 Páginas) • 380 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ[pic 1]
PÓS-GRADUAÇÃO
MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
SISTEMA DE CONTROLE DE ESTOQUE PARA A EMPRESA BAZAR MAIKISS
Adjanara Jose
Daniela Borges
Fernanda Sens Henkemaier
Jenifer Felippe
Mainara Kissner
Rio do Sul
2018
INTRODUÇÃO
As empresas buscam se adequar as mais novas tecnologias que aparecem no mercado, de forma a estarem sempre em busca do novo e de se aperfeiçoar. Essas mudanças se apresentam cada vez mais significativas para o bom desenvolvimento e aceitação do negócio no mercado, onde somente as organizações que tiverem uma gestão eficiente e com os recursos necessários para que isso ocorra continuem no mercado atuando de forma competitiva.
1 DESCRIÇÃO DA EMPRESA
A empresa Bazar Maikiss iniciou suas atividades em agosto de 2005 e está localizada no município de Rio do Campo, Santa Catarina. É caracterizada por ser uma empresa familiar, com sociedade entre mãe e filha. Esta enquadrada na forma de tributação do Simples Nacional, como Micro e Pequena empresa.
Tem como segmento o ramo de bazar, porém trabalha com muita variedade, desde artigos para presentes, cama, mesa e banho, papelaria, materiais escolares e ampla linha de calçados.
2 SOLUÇÃO DE TI ESCOLHIDA PARA MELHORAR A PERFORMANCE DA EMPRESA
A empresa Bazar Maikiss não possui nenhuma forma de controle de estoques, atualmente o gerenciamento e o controle dos estoques da empresa são feitos de forma manual e conforme experiência adquirida pelo dono ao longo dos anos, fazendo com que muitas vezes haja desperdício de tempo e dinheiro na compra e venda de mercadorias.
A implantação de um sistema de controle de estoques é de suma importância para as empresas nos dias atuais. Por se tratar de uma pequena empresa e estar localizada em um pequeno município, a falta de informatização e automação nas empresas é comum.
3 BENEFÍCIOS MENSURÁVEIS E IMENSURÁVES NA UTILIZAÇÃO DE UM SISTEMA DE CONTROLE DE ESTOQUES
Para que as empresas possam ter um conhecimento preciso sobre as quantidades em estoque, sua demanda e ponto de pedido é de suma importância que possuam um sistema para controlar seu estoque, suas entradas e saídas de mercadorias, para que o estoque possua uma rotatividade adequada, não sobrando e nem faltando mercadorias.
4 DIFICULDADES E BARREIRAS QUE PODEM SER ENCONTRADAS PARA IMPLEMENTAR O SISTEMA DE CONTROLE DE ESTOQUES
Como já citado anteriormente, a empresa esta localizada em uma região onde a falta de informatização e automação é comum, por isso, a empresa não vê a necessidade hoje em implementar nenhum tipo de sistema em nenhuma área da empresa.
Também, como a empresa se encontra a alguns anos no mercado e as coisas foram dando certo de forma manual e sem burocracia, preferem aguardar mais um tempo para aderir a sistemas de informação.
5 COMÉRCIO ELETRONICO
Conforme o artigo da página Guia de E-commerce (disponível em: https://www.guiadeecommerce.com.br/o-que-e-ecommerce/), pode-se destacar que o comércio eletrônico ou e-commerce é toda transação que tenha início no ambiente online, sendo em tablets, computadores, celular, etc.
O ponto em que se difere dos demais canais de venda é por realizar-se através da internet, sendo necessário o uso de servidores, plataformas e de uma estrutura de segurança para que o negócio tenha sucesso.
Na maioria dos casos, os usuários acessam a internet e com uma rápida pesquisa podem ter ao seu alcance uma ampla linha de produtos e serviços desejados, tornando o comércio eletrônico uma maneira mais prática de efetuar compras.
Atualmente existem o e-commerce B2C (business to consumer), B2B (business to business) e C2C (consumer to consumer), que nada mais é do que o comércio empresa-consumidor, empresa-empresa e consumidor-consumidor. O comercio de empresas para consumidores é o mais conhecido e utilizado, citando como exemplos as lojas Magazine Luiza, Netshoes e Submarino. Já o comércio feito entre empresas veio como uma forma de substituir os representantes de grandes marcas, que antes efetuavam as vendas presencialmente, pelo avanço tecnológico que agora propicia um incremento maior na eficiência das suas vendas.
...