TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Operacionais

Por:   •  21/5/2017  •  Exam  •  1.192 Palavras (5 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 5

01- Como funcionam os Sistemas Operacionais de Tempo Compartilhado? Sistemas de tempo compartilhado permitem que diversos programas sejam executados a partir da divisão do tempo do processador em pequenos intervalos, denominados fatia de tempo. Caso a fatia de tempo não seja suficiente para a conclusão do programa, ele é interrompido pelo sistema operacional e substituído por um outro, enquanto fica aguardando por uma nova fatia de tempo.

02- O que é concorrência e qual a principal vantagem desse conceito? Concorrência é o princípio básico para projeto e implementação dos sistemas operacionais multiprogramáveis onde é possível o processador executar instruções em paralelo com operações de E/S. Isso possibilita a utilização concorrente da UCP por diversos programas sendo implementada de maneira que, quando um programa perde o uso do processador e depois retorna para continuar o processamento, seu estado deve ser idêntico ao do momento em que foi interrompido.

03- Qual a principal vantagem da E/S controlada por interrupção se comparada com a técnica de polling? Na E/S controlada por interrupção, as operações de E/S podem ser realizadas de uma forma mais eficiente. Em vez de o sistema periodicamente verificar o estado de uma operação pendente como na técnica de polling, o próprio controlador interrompe o processador para avisar do término da operação. Com esse mecanismo, o processador, após a execução de um comando de leitura ou gravação, permanece livre para o processamento de outras tarefas.

04 - O que são instruções privilegiadas e não privilegiadas? Qual a relação dessas instruções com os modos de acesso? Instruções privilegiadas são instruções que só devem ser executadas pelo SO ou sob sua supervisão, impedindo, assim, a ocorrência de problemas de segurança e integridade do sistema. As instruções não-privilegiadas não oferecem risco ao sistema. Quando o processador trabalha no modo usuário, uma aplicação só pode executar instruções não-privilegiadas, tendo acesso a um número reduzido de instruções.

05- O que é uma System Call e qual a sua importância para a segurança do sistema? É uma implementação de mecanismos de proteção ao núcleo do sistema e de acesso aos seus serviços. Essa chamada de sistema tem por importância garantir a integridade do sistema. Para cada serviço existe uma System Call associada e cada sistema operacional tem seu próprio conjunto de chamadas.

06- No contexto dos Sistemas Operacionais, defina um processo e descreva a sua estrutura, listando cada uma de suas partes. Descreva o conteúdo de cada parte que compõe o processo. Se desejar, utilize um desenho para auxiliá-lo(a) nessa descrição. Não existe uma definição universalmente aceita, normalmente, um processo é definido como um programa em execução. Um processo pode, então, ser definido como o ambiente onde o programa é executado. Um processo é formado por três partes: Contexto de hardware, contexto de software espaço de endereçamento. Contexto de Hardware: Armazena o conteúdo dos registradores: Registradores de uso geral, registradores de uso específico. Quando o processo está sendo executado, seu contexto de hardware está armazenado nos registradores do processador, ao perder o uso do processador, o SO salva estas informações no contexto de hardware do processo, a troca de um processo pelo outro no processador, comandada pelo SO, é chamada mudança de contexto. Contexto de Software: Mantém especificações sobre características e limites dos recursos que podem ser alocados pelo processo, por exemplo: Limite máximo de arquivos abertos simultaneamente, tamanho do buffer para operações de E/S; Prioridade de execução. Algumas dessas características são definidas no momento da criação do processo, outras podem ser alteradas durante sua existência, a maior parte das informações do contexto de software vem de um arquivo do SO. Espaço de Endereçamento: Área de memória pertencente ao processo, armazena as instruções e os dados do programa para execução cada processo possui seu próprio espaço de endereçamento, esse espaço deve ser devidamente protegido dos acessos dos demais processos.

07- O que é reentrância? Exemplifique esse conceito. É comum, em sistemas multiprogramáveis, vários usuários executarem os mesmos utilitários do SO simultaneamente, como, por exemplo, um editor de textos. Se cada usuário que utilizasse o editor trouxesse o código do utilitário para a memória, haveria diversas cópias do programa na memória principal, o que ocasionaria um desperdício de um mesmo e espaço. Reentrância é a capacidade de um código de programa (código reentrante) poder ser compartilhado por diversos usuários, exigindo que apenas uma cópia do programa esteja na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com