Sobre VTL - Gestao de T.I
Por: Joao Paulo Antunes Santos • 18/4/2016 • Resenha • 403 Palavras (2 Páginas) • 184 Visualizações
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
ARMAZENAMENTO DE DADOS VTL
Aluno: João Paulo Antunes Santos
Professor: Carlos Henrique Soares Ribeiro
Divisa Alegre - MG
Março de 2016
VTL (Virtual Tape Library)
VTL (biblioteca de fita virtual) é um tipo de armazenamento virtual de dados. Est tipo de tecnologia é utilizada tanto para backup quanto para recuperação. A VTL apresenta componentes de armazenamento, sendo na maioria das vezes e disco rígido, como bibliotecas ou unidades de fita para o uso de software de backup já existente.
VTL abrange dados em interface Fibre Channel, permitindo assim, a integração exata com infraestruturas e processos de backup. Porém, boa parte dos produtos de software de backup direto em disco com protocolos de arquivos padrão, tipo NFS e CIFS, eliminando a necessidade de emular fitas.
As VTL’s tradicionais podem oferecer apenas um cache rápido de front-end a uma infraestrutura de biblioteca de fitas, diminuindo temporariamente os problemas com janelas de backup. Esses sistemas não podem manter os dados de backup por qualquer período com baixo custo, e os dados de backup são grandes demais para serem replicados ou compartimentados em uma WAN. Eles não oferecem uma evolução da fita, ironicamente, a fita continua sendo o método principal de retenção, capacidade de recuperação e proteção contra desastres.
A capacidade de se integrar facilmente a uma infraestrutura de fita ou de Fibre Channel existente é o principal benefício de uma VTL. O software Data Domain VTL é qualificado com os melhores sistemas abertos e aplicativos IBM de backup, integrando facilmente aos ambientes de backup SAN Fibre Channel atuais.
A VTL também elimina problemas de streaming que muitas vezes prejudicam a eficiência em unidades de fita, como a tecnologia de disco não depende de streaming e pode escrever de forma mais exata, independentemente da velocidade de transferência de dados. Ao fazer o backup de dados em discos em vez de VTL, muitas vezes aumenta o desempenho das ações de backup e recuperação.
Por mais que a VTL seja muito rápida, o armazenamento em disco no interior não é concebido para ser deslocado, e normalmente não envolvem as unidades externas fisicamente removível para ser utilizado para arquivamento de dados em lugar de fita. Sendo assim, quando o armazenamento em disco está conectado às fontes de energia e de dados e nunca é fisicamente isolado eletricamente, é suscetível a eventuais danos devido à construção nas proximidades ou relâmpagos rede de energia.
...