Síntese "China: Urbanismo e as MegaCidades | Expresso Futuro com Ronaldo Lemos"
Por: strown1 • 4/12/2020 • Resenha • 331 Palavras (2 Páginas) • 281 Visualizações
O vídeo "China: Urbanismo e as MegaCidades | Expresso Futuro com Ronaldo Lemos" nos mostra como o avanço tecnológico faz parte intrinsecamente do planejamento urbano. Nos últimos quinze anos a China se desenvolveu de maneira muito rápida tecnologicamente e governo aplicou tecnologias para unir serviços e administrar seus grandes centros urbanos.
Existe um desafio para o desenvolvimento sustentável, o aproveitamento do espaço urbano para maior eficiência dos processos cotidianos, preocupação com a segurança e bem-estar da população. O espaço urbano precisa ser amigável a vida humana.
Como mostrado no vídeo, apesar de todo planejamento urbano que as principais cidades chinesas dispõem, elas ainda enfrentam problemas como a poluição, o trânsito caótico e a questão da moradia em um espaço de grande aglomeração humana. A China possui estudos na área da Internet das Coisas para resolver problemas relacionados à mobilidade urbana e a segurança no trânsito, por exemplo.
O processo de urbanização e a vida nas cidades não pode mais ser pensada de forma dissociada da tecnologia. A tecnologia auxilia no planejamento urbano e no desenvolvimento de um estilo de vida mais agradável à população.
Ronaldo Lemos aborda também como a China conseguiu unir o passado ao presente, equilibrando o desenvolvimento tecnológico e as raízes/tradições chinesas. A exemplo dos projetos habitacionais em uma vila no sul da China, em que as construções modernas não descaracterizaram as habitações originais e o templo Torre de Porcelana que foi reformada aplicando a uma construção milenar uma arquitetura sustentável e inteligente com olhar para o futuro. É evoluir respeitando o passado e a história.
Entendo o urbanismo como um estudo de como tornar a vida urbana mais satisfatória, organizando e planejando o crescimento das cidades. Tal estudo deve abordar problemas sociais e ambientais que serão decorrentes do crescimento populacional e demográfico buscando as melhores soluções para contornar esses obstáculos. Para tal faz-se necessário o uso de tecnologias não só digitais, mas como também de engenharia, arquitetura, ambientais, etc.
O crescimento populacional e urbano é inevitável, mas é preciso crescer de forma ordenada.
...