TCC - Metodologias ágeis
Por: Adriano Ferreira • 16/9/2015 • Monografia • 6.402 Palavras (26 Páginas) • 743 Visualizações
FACULDADE ENIAC
GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
aDRIANO FERREIRA DOS SANTOS 259332012
RICHARD MACHADO ROSSETTO MARINHO DA SILVA 212632013
METODOLOGIAS ÁGEIS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE
Guarulhos
2014
METODOLOGIAS ÁGEIS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade ENIAC, como requisito parcial para a obtenção do título de Graduação Tecnológica em Analise e Desenvolvimento de Sistemas.
Orientador: Prof. EMILTON ALVES DE CARVALHO.
Guarulhos
2014
Nós dedicamos este trabalho a todos aqueles que de alguma maneira contribuíram para que esse trabalho fosse concluído.
Agradecemos a Deus que permitiu que pudéssemos vivenciar essa experiência; aos professores que nos forneceram conhecimento e auxilio e aos familiares pelo apoio, não nos permitindo desistir nunca.
Todos os modelos estão errados, mas alguns modelos são úteis.
-George Box
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1 – METODOLOGIAS TRADICIONAIS
1.1 Modelo Cascata
1.2 Modelo V
1.3 Modelos Incrementais
1.3.1 RUP
1.3.2 RAD
1.4 Modelos Evolucionários
1.4.1 Prototipação
1.4.2 Modelo Espiral
2 – METODOLOGIAS ÁGEIS
2.1 O Manifesto ágil
2.1.1 Signatários
2.1.2 Princípios do manifesto ágil
2.2 Scrum
2.2.1 Papéis, cerimônias e artefatos
2.2.1.1 Papéis
2.2.1.2 O processo
2.2.2 Características
2.3 Extreme Programming (XP)
2.3.1.1 Planejamento
2.3.1.2 Projeto
2.3.1.3 Codificação
2.3.1.4 Testes
2.3.2 Práticas do XP
3 – COMPARAÇÃO: TRADICIONAIS x ÁGEIS
3.1 Comparações gerais
3.2 Diferenças entre as fases do projeto
3.2.1 Início
3.2.2 Planejamento
3.2.2.2 Qualidade
3.2.2.3 Tempo
3.2.2.4 Riscos
3.2.2.5 Recursos humanos (equipe)
3.2.2.6 Custos
3.2.3 Execução
3.2.4 Controle
3.2.5 Encerramento
4 – ESTUDO DE CASO
4.1 Metodologias ágeis em empresas
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
ANEXOS
INTRODUÇÃO
A indústria de desenvolvimento de software é um dos segmentos que mais tem crescido nos últimos anos, afinal, nos dias de hoje, todas as áreas imagináveis utilizam algum tipo de software para os mais diversos fins, e para atender toda essa demanda, novos métodos de desenvolvimento tendem a surgir.
Com esses métodos evoluindo a cada dia, faz-se necessário que os mesmos tornem cada vez mais adaptados as necessidades do mercado e, tratando-se de softwares, tal necessidade reflete-se em diversos elementos, dos quais podemos destacar dois, tempo e qualidade. É possível fazer um software rapidamente e com qualidade, ou somente rápido e sem qualidade, ou até mesmo com qualidade, mas com desenvolvimento muito lento.
Tendo essas perguntas em mente é que será fundamentado esse trabalho, pois nele serão tratadas as metodologias ágeis de desenvolvimento de software, que tem como finalidade obter produtos finais de software com alta qualidade e utilizando menos tempo. Nele serão abordadas duas das principais metodologias ágeis existentes, o XP (Extreme Programming) e o SCRUM, e algumas referências aos modelos tradicionais (ou clássicos) como o modelo cascata, o espiral e a prototipação, a fim de obter um comparativo entre os dois tipos de metodologia.
1 – METODOLOGIAS TRADICIONAIS
As metodologias tradicionais, também chamadas de clássicas, pesadas ou orientadas a documentação, foram muito utilizadas no passado em um contexto de desenvolvimento de software muito diferente do atual.
Naquela época, o custo de fazer alterações e correções era muito alto, uma vez que o acesso aos computadores era limitado e não existiam modernas ferramentas de apoio ao desenvolvimento do software, como depuradores e analisadores de código. Por isso o software era todo planejado e documentado antes de ser implementado.
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