TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS 5a SÉRIE
Por: Adriana Aparecida • 15/8/2017 • Trabalho acadêmico • 1.812 Palavras (8 Páginas) • 540 Visualizações
DESAFIO PROFISSIONAL
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS 5a SÉRIE
DISCIPLINAS NORTEADORAS: SISTEMAS OPERACIONAIS; ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES; FERRAMENTAS PARA SISTEMAS WEB; PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA; DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL.
O Desafio Profissional é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem
que tem por objetivos:
✓ Favorecer a aprendizagem.
✓ Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.
✓ Promover o estudo dirigido a distância.
✓ Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.
✓ Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.
✓ Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes
Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.
✓ Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas
práticos relativos à profissão.
✓ Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação
intelectual.
Para atingir estes objetivos, você deverá seguir as instruções na elaboração do
Desafio Profissional ao longo do semestre, sob a orientação do Tutor a Distância,
considerando as disciplinas norteadoras.
A sua participação nesta proposta é essencial para o desenvolvimento de
competências e habilidades requeridas na sua atuação profissional.
1
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir:
✓ Realizar a análise de requisitos mínimos para elaboração e desenvolvimento de um projeto;
✓ relacionar os conhecimentos relativos à área de atuação com as demais áreas do conhecimento;
✓ realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre as disciplinas do eixo horizontal do curso e as relações com as demais disciplinas do curso;
✓ desenvolver projetos de software, com conhecimentos básicos sobre ferramentas e métodos necessários;
✓ trabalhar em equipe, sintetizando a necessidade de colaboração e comprometimento de todos;
✓ utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para a construção de conhecimentos de pesquisas e científicos.
OBJETIVO DO DESAFIO
O objetivo deste desafio profissional é compreender uma situação-problema, pensando de forma estratégica, profissional e tecnológica para sua solução. Para isso temos a integração da Tecnologia com as áreas de Probabilidade e Estatística e Desenvolvimento Pessoal e Profissional.
PRODUÇÃO ACADÊMICA
A produção acadêmica se concretizará em relatórios apresentados a partir do estudo de caso proposto.
DESAFIO PROFISSIONAL
A partir do objetivo do lançamento da rede de franquias da “Locadora de Livros
Medievais” houve a necessidade de contratar uma empresa de consultoria para a
elaboração do projeto de estruturação do novo negócio.
Cenário Proposto: “Expansão da Locadora de Livros Medievais”
2
A “Locadora de Livros Medievais” é uma empresa privada com fins lucrativos e está situada na região central da cidade de Curitiba, fundada no ano de 2.001, com o objetivo de atender a demanda de locação de livros direcionada a um público diferenciado.
Seu fundador Sr. Paulo Gomes é o diretor e conta com um quadro de funcionários que atuam em diversas áreas, sendo: departamento de locação, compras, controle de estoque e financeiro.
Seu estoque atual possui títulos, que são classificados como: ouro e prata, sendo os valores da locação distribuídos pela classificação.
Desde sua fundação, a empresa adquiriu o seu primeiro computador e teve a necessidade de contratar uma empresa de TI (Tecnologia da Informação) para informatizar as primeiras rotinas de escritório, na qual, a opção escolhida foi de um sistema local.
A figura 1 apresenta o organograma atual da empresa.
Figura 1. Organograma da Empresa
Fonte: Autor
Hoje a empresa conta com um controle dos livros, sendo que cada livro tem um vínculo com seu autor. O livro pode ter mais de um autor, sua classificação deve ser ouro ou prata e em seu cadastro deve ser informada a quantidade de exemplares.
Atualmente, quando um cliente vem locar algum livro, ele pode solicitar o empréstimo de vários livros de uma só vez e a devolução está condicionada a entrega de todos os exemplares que ele levou. Os exemplares de um livro podem ser locados várias vezes para vários clientes diferentes.
3
O sistema atual, possui também um controle de usuários para gerenciar todos os acessos e manipulações realizados pelos funcionários. Estes usuários é que realizam todas as operações no atual sistema, lembrando que um empréstimo é feito sempre por apenas um usuário, mas que este usuário poderá registrar vários empréstimos.
Após a realização do levantamento de requisitos foi elaborado o caso de uso da figura 2 pela empresa, onde teve a aprovação dos stakeholders.
Figura 2. Diagrama do Caso de Uso Empréstimo
Fonte: Autor
PROJETO DE EXPANSÃO DA LOCADORA DE LIVROS MEDIEVAIS
Para aproveitar a oportunidade de mercado, o diretor Sr. Paulo Gomes tem a iniciativa de ampliar o seu negócio. O objetivo é estruturar um projeto de expansão para franquias de locação online, do acervo de livros medievais.
Para essa expansão foi contratada uma empresa de consultoria multidisciplinar para a elaboração do projeto de expansão. O escopo do projeto deve conter um estudo sobre a abrangência de atuação no território nacional, a definição da estrutura física e de softwares para o novo sistema computacional e o perfil para a seleção do franqueado.
A necessidade dessa estruturação é justificada por sua abrangência e importância ao dar suporte a um processo de locação que envolve uma logística a nível nacional. Por isso, é necessário um avanço do projeto tecnológico, revendo toda estrutura existente e propondo uma solução consistente. Nesse processo também, deve ser realizado um estudo de abrangência geográfica e de seleção de novos franqueados.
O projeto deve ser estruturado com base nos recursos disponíveis considerando a característica do novo negócio, a fim de promover a competitividade e organizar as atividades operacionais.
...