TIC's na Educação
Por: Anna Oliveira • 4/5/2016 • Trabalho acadêmico • 2.247 Palavras (9 Páginas) • 236 Visualizações
TECNOLOGIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS: A baixa infra-estrutura nos equipamentos, manutenção e a qualificação dos professores [1]
Anna Oliveira[2]
Érica Carvalho[3]
César Chaves[4]
RESUMO
As Tecnologias da Informação e Comunicação são consideradas um meio de conhecimento através da utilização das tecnologias. Nos últimos anos, o governo brasileiro tem investido numerosamente em um ensino mais avançado fazendo com que pessoas de baixa renda que estudam em escolas públicas tenham uma melhor aquisição construtiva do conhecimento. Analisando de forma geral, podemos perceber que são poucas instituições públicas que se enquadram no uso de ferramentas tecnológicas para um ensino mais eficiente, e nessas poucas instituições são encontradas total carência de manutenção de equipamentos, uma baixa formação qualificada de professores e uma redução no alcance de usuários. Diante de toda essa situação, é possível perceber a dificuldade encontrada nas escolas públicas. O método de ensino é enfraquecido por falta de assistência técnica e verba liberada pelo governo para poder ser feito a atualização e manutenção freqüente para que novos recursos sejam disponibilizados para todos os usuários. O estudo é que possibilita constante transformação do conhecimento, e quanto mais meio de aprendizado encontrado para uma evolução de ensino, melhor. E todo conhecimento gerado de uma instituição com maiores recursos disponível, torna pessoas mais capacitadas e desenvolvidas para exercer um grau de competência mais elevada.
Palavras-chave: TIC’s, Educação, Escola Pública, Falta, Programas.
1 INTRODUÇÃO
2 TIC’S NA EDUCAÇÃO
Se todas as coisas atualmente estão girando ao redor do mundo tecnológico, porque não utilizar desse recurso tão precioso para desencadear um aprendizado melhor? A inserção das TIC’s na educação tem uma importância muito grande e valiosa, pois é considerada um dos instrumentos para a elaboração de um conhecimento.
A contribuição do uso das TIC’s no ensino está voltada para uma melhor qualidade na educação e aprendizagem; um melhor e mais abrangente desenvolvimento profissional de professores e outros usuários; assim como também ajuda a melhorar a administração, gestão da escola. Paulo Freire afirma:
Não tenho dúvida nenhuma do enorme potencial de estímulos e desafios à curiosidade que a tecnologia põe a serviço das crianças e dos adolescentes das classes sociais chamadas favorecidas. Não foi por outra razão que, enquanto secretário de educação da cidade de São Paulo, fiz chegar à rede das escolas municipais o computador. Ninguém melhor do que meus netos para me falar de sua curiosidade instigada pelos computadores com os quais convivem. (FREIRE, 1997, p.34)
Com a utilização do computador em sala de aula, há uma ferramenta educacional mais eficiente e importante, se usada de forma correta, possibilita ao aluno e ao professor um significativo progresso na escrita, na leitura, na melhor compreensão de determinados assuntos e na alfabetização.
Contudo, os recursos tecnológicos devem ser utilizados de maneira consciente e relevante para a busca do conhecimento. O importante neste processo é saber utilizar o computador para adquirir informações importantes: o aluno precisa se conscientizar de que ser habilitado para o manejo da máquina diverge da busca aleatória de informações a partir deste recurso inovador, para buscar aquilo que é pertinente a sua necessidade, isto é, ter um computador de última geração não possibilita uma construção de conhecimento, uma comunicação ou uma informação precisa. (GODOY, 2013, p.3)
À medida que a tecnologia é utilizada, percebe-se o quanto ela proporciona quando usada no método de aprendizado, facilitando a forma de ensino, a abrangência para um maior número de pessoas, e por sua versatilidade adaptando-se as muitas necessidades e como se pode expandir os limites. Mas como se sabe a interação das TIC’s no meio do ensino ainda é dificultoso já que poucos utilizam desse recurso pela falta de equipamentos e o alto custo para instituições que sofrem com as baixas condições financeiras, criando uma desigualdade social.
Existem infinitas vantagens da utilização da tecnologia na educação. As mais importantes são essas:
- Contato do aluno com novas linguagens;
- Melhora no rendimento escolar;
- Maior nível de entendimento e de conhecimento no aluno;
- Desenvolvimento de novas habilidades;
- Aulas mais atrativas, dinâmicas, interativas.
E têm também as desvantagens:
- Falta de capacitação dos professores;
- Carência de equipamentos;
- Ambientes inadequados para a utilização dos recursos tecnológicos;
- Redução na interação dos alunos com os professores e vice-versa.
- Número de computadores insuficientes;
- E sem falar que a conexão à internet não é uma das melhores;
- Dificuldades que os usuários enfrentam ao utilizar tal meio tecnológico.
3 ESCOLAS PÚBLICAS INTRODUZINDO A TECNOLOGIA NA SUA EDUCAÇÃO
Com base na globalização, o crescimento tecnológico tem avançado de forma agressivamente, principalmente na área educacional. As utilizações das TIC’s colaboram na educação fazendo com que exista um melhor relacionamento de interesse pelo assunto. Elas possibilitam um grau de interação bem maior com a utilização de tecnologias, pois facilitam o método de ensino aprendizagem, tornando - o dinâmico, construtivo e mais eficiente. Em escolas públicas o interesse da inserção dessas tecnologias para o ensino é enfraquecida pelo fato do governo não dispor para as instituições os recursos necessários para um ensino construtivo e abrangente que possam integrar na qualidade da educação.
“A importância da utilização da tecnologia computacional na área educacional é indiscutível e necessária, seja no sentido pedagógico, seja no sentido social. Não cabe mais à escola preparar o aluno apenas nas habilidades de lingüística e lógica matemática, apresentarem o conhecimento dividido em partes, fazer do professor o grande detentor de todo o conhecimento e valorizar apenas a memorização. Hoje, com o novo conceito de inteligência, em que podemos desenvolver as pessoas em suas diversas habilidades, o computador aparece num momento bastante oportuno, inclusive para facilitar o desenvolvimento dessas habilidades – lógica-matemática, lingüística, interpessoal, intrapessoal, espacial, musical, corpo-sinestésico, naturista e pictórica”. (TAJRA 2000, citado por NASCIMENTO, 2007, p. 42).
...