Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas
Por: Daniel Pessoa • 25/5/2018 • Trabalho acadêmico • 3.131 Palavras (13 Páginas) • 237 Visualizações
[pic 1]
Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Universidade Anhanguera – São Bernardo do Campo
Centro de Educação a Distância
Desafio Profissional Aplicado ao Curso Superior de
Tecnologia em Analise de Desenvolvimento de Sistemas
(Desafio Profissional)
Disciplinas Norteadoras :
Linguagem de Programação Comercial, Programação Orientada a Objetos, Estrutura de Dados, Programação em Banco de Dados e Sistemas de Informação.
Tecnologia em Analise de Desenvolvimento de Sistemas
Tutor Presencial
Mailson da Rocha e Silva
Tutor a Distância
Alexsandro Sales de Oliveira
Pólo Presencial
Faculdade Anchieta de São Bernardo do Campo
Daniel Marklew - RA:8501561899
Eduado Watanabe - RA:1250461371
Fábio Gimene da Silva Souza- RA:8510537084
Objetivo
O objetivo é o desenvolvimento de um SI local para uma empresa privada, a "Locadora de Livros Medievais", de Curitiba, que tem como principal negócio a locação de livros direcionada a um público diferenciado. O foco é a informatização das primeiras rotinas de escritório e apresentar como parte da solução uma nova proposta: locação de livros on-line.
Sumário
1. Sistemas de informação……………………...………………………………. 4
1.1. Levantamento de requisitos……………………………………..… 4
1.2. Proposta de infraestrutura…...…………………………………..… 4
2. Requisitos funcionais e não funcionais………….……………...………….. 5
a. Requisitos funcionais…..…………………………………………...... 5
b. Requisitos não funcionais………………………………………….… 7
3. Metodologia………………………………………………………………….… 7
3.1. Modelagem do projeto……………...…………………………....… 8
- Banco de dados……....………………………………………….. 8
- Diagrama ER...………………………………………………….... 8
- Script SQL……………………………………………………….... 9
4. Programação……………………………………………………………….….. 11
4.1. Pesquisa……………………………………………………………... 11
4.2. Classes…………………………………………………………….… 12
5. Referências bibliográficas……………………………………………………. 15
1. Sistema de informação
1.1. Levantamento de requisitos
Em pesquisa junto a colaboradores de grandes e médias empresas e também com proprietários de pequenas e médias empresas encontramos um quadro que se resume da seguinte maneira: grandes empresas geralmente possuem um quadro de TI de porte condizente com seu faturamento e investem nesse departamento, dispondo de diversos profissionais da área que complementam as funções necessárias para manter o nível de serviço, juntamente com o investimento na própria infraestrutura (hardware, periféricos, licenças de software, local adequado, etc.) e para que esse conjunto funcione eficientemente o investimento é alto. Pequenas e médias empresas não têm a mesma condição de dispor do mesmo nível de investimento. Eventualmente montam uma infra-estrutura local precária que denotam baixa qualidade e uma eventual fonte de problemas que muitas vezes impactam no negócio da empresa.
Atualmente a terceirização da infraestrutura de servidores tem sido uma tendência utilizada em larga escala, devido ao baixo custo de servidores em cloud(1) que cobram um valor mensal fixo viável a esse tipo de empresa que entregam um serviço de alto nível, exigindo apenas que a empresa disponha de um acesso à internet através de um provedor de acesso (internet ADSL, fibra ótica, satélite, rede GSM, etc.) e terminais simples para acesso ao sistema que roda nesse servidor que está com a aplicação instalada na nuvem. Como esses servidores são robustos e encontram-se em locais adequados para isso e são responsáveis pelo processamento global da aplicação, o pequeno/médio empresário preocupa-se apenas com seu negócio.
- Cloud. Cloud computing ou computação em nuvem é uma tecnologia que oferece recursos computacionais remotos, como memória, processamento e armazenamento de dados. Nela, você pode hospedar sites, e-commerces, softwares e outros sistemas.
1.2. Proposta de infraestrutura
Devido ao quadro exposto na pesquisa abordada acima e a empresa já possuir terminais simples com acesso à internet, foi escolhido um servidor em cloud para redução de custo e otimização dos serviços, além da facilidade de implementação e manutenção do sistema que pode facilmente ser feita de forma remota, entregando agilidade no atendimento às necessidades do cliente.
Devido à escolha da linguagem a ser utilizada no desenvolvimento da aplicação (item 4.1 deste documento) é indicado um servidor baseado em Windows Server com base de dados MySQL Server com processador Xeon, 2 GB de memória RAM dedicadas à aplicação, espaço de 100 GB para armazenamento (tanto da aplicação quanto do banco de dados) e transferência mensal de 20 GB, suficientes para atender a demanda do tráfego de dados entre a empresa e o servidor, bem como os clientes que desejem utilizar a ferramenta on-line para pesquisa e reserva de livros, além do gerenciamento local e remoto do cadastro de usuários.
...