Teoria da Atividade
Por: Filipe Parreira • 16/12/2015 • Relatório de pesquisa • 315 Palavras (2 Páginas) • 328 Visualizações
Teoria da Atividade / IHC
A teoria da atividade iniciou-se a partir dos trabalhos de Lev Semenovitch Vygotsky, psicólogo russo, descoberto nos meios acadêmicos ocidentais depois da sua morte, aos 38 anos. Pensador importante, foi pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida.
A teoria da Atividade de Vygotsky , diz que a relação histórica entre o sujeito e o seu objetivo, de maneira recíproca, é que determina o resultado final da ação, ou seja, a ação está condicionada ao modo como uma atividade é realizada e como ela se desenvolve e evolui, de maneira permanente. Para Vygotsky, a atividade prática e as interações estabelecidas entre o homem e a natureza fazem com que as funções psíquicas nasçam e se desenvolvam.
Em IHC, uma linha de pesquisas vem buscando conceitos na teoria da atividade de Vygotsky. Essa visão busca o desenvolvimento de teorias que expliquem a IHC e subsidiem um design centrado na atividade, que parta, não do usuário, mas das atividades necessárias para executar as tarefas objeto do software.
Dessa forma, a teoria da atividade busca entender a unidade da consciência e a atividade. É uma teoria social da consciência humana, construindo consciência como o produto de uma interação individual com pessoas e artefatos num contexto de prática das atividades cotidianas. A análise da atividade abre a possibilidade de entender adequadamente tanto assuntos quanto objetos.
As atividades humanas, mesmo que realizadas individualmente, estão relacionadas com práticas estabelecidas histórica e coletivamente na sociedade. Uma atividade sempre responde à necessidades e é direcionada por motivações específicas. Dessa forma, uma atividade, que se baseia em uma necessidade ou uma motivação, desencadeia uma ação, que tem um objetivo. A ação demanda uma operação, nesse caso, um software, que está inserido em um contexto de restrições e condições, como por exemplo: performance do computador.
Níveis de atividade propostos por Vygotsky
...