Uso do Smartphone em sala de aula
Por: Ramon Reis • 28/3/2017 • Monografia • 4.292 Palavras (18 Páginas) • 471 Visualizações
ASSOCIAÇÃO TERESINENSE DE ENSINO S/C LTDA - ATE[pic 1][pic 2][pic 3]
FACULDADE SANTO AGOSTINHO - FSA
PÓSGRADUAÇÃO EM DOCENCIA DO ENSINO SUPERIOR
NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO – NUAPE
O USO DO SMARTPHONE COMO TECNOLOGIA DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO (TIC) NA DOCENCIA DO ENSINO SUPERIOR.
ANTÔNIO RAMON LIMA REIS
TERESINA – PI
2015
ANTÔNIO RAMON LIMA REIS[pic 4][pic 5]
O USO DO SMARTPHONE COMO TECNOLOGIA DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO (TIC) NA DOCENCIA DO ENSINO SUPERIOR.
Artigo realizado como trabalho de conclusão de curso de pós-graduação em Docência do Ensino Superior, para a aprovação em disciplina de projeto de pesquisa, sob orientação da Mestra Amélia Batista.
TERESINA – PI
2015
[pic 6]
AGRADECIMENTOS[pic 7][pic 8]
Agradeço a Deus por tudo que fez em minha vida e pelas vitórias alcançadas.
Agradeço a minha esposa Ozimar Karyne Valério Reis que esteve ao meu lado durante todo o processo de construção deste artigo.
Minha amada mãe Maria de Jesus Lima Reis que sempre esteve ao meu lado tornando-se fundamental para o sucesso dessa jornada.
Agradeço a todos os professores que fizeram parte deste projeto de pós-graduação em Docência do ensino superior, em especial a mestre Amélia Batista, minha orientadora nesse projeto.
Obrigado aos amigos de sala de aula por todos os momentos únicos que passamos juntos.
[pic 9]
[pic 10]
A melhor maneira de prever o futuro é inventa-lo.
(B.F. Skinner)
RESUMO[pic 11]
Este artigo apresenta concepções sobre o uso do Smartphone em sala de aula como ferramenta no processo pedagógico, partindo da indagação se o uso do Smartphone em sala de aula atrapalha ou contribui para o processo de ensino? Faz um breve relato histórico sobre a evolução das Tecnologias de informação e comunicação na educação, detalha as características e potencialidades dos Smartphones, assim como seu uso dispersivo em sala de aula se for mal utilizado sem um projeto pedagógico eficiente, ressaltando a necessidade de professores atualizados e familiarizados com as novas tecnologias de informação e comunicação, como o alerta para inclusão da grade curricular na educação tecnológica nos cursos superiores principalmente os de licenciatura, do outro lado, o artigo trás exemplos e dicas de como os profissionais de educação podem utilizar os Smartphones de maneira eficaz de maneira criativa, além da sugestão de alguns aplicativos de celular desenvolvidos para melhorar o desempenho do processo de ensino aprendizagem como o Socrative e o Edmodo.
SUMÁRIO[pic 12][pic 13][pic 14]
1. INTRODUÇÃO 6
1.2 Definição do Problema/Oportunidade 7
1.3 Definição dos Objetivos 7
1.3.1 Objetivo Geral 7
1.3.2 Objetivos Específicos 7
1.4 Justificativa 7
2. REFERENCIAL TEÓRICO 9
2.1. Tecnologia de Informação e Comunicação 9
2.2 Smartphones. 10
2.3 Uso dispersivo ou negativo dos smartphones. 12
2.4 Como usar positivamente tecnologias inovadoras como apoio no ensino aprendizagem 14
2.5 Dicas para uso do celular em sala de aula. 16
2.6 Aplicativos que podem ser utilizados no smartphone como ferramenta na docência superior. 17
2.6.1 SOCRATIVE 17
2.6.2 Edmodo 18
3. METODOLOGIA 19
4. CONCLUSÃO E RECOMENDAÇÕES 20
5. REFERENCIAS 21
1. INTRODUÇÃO
1.2 Definição do Problema/Oportunidade
A tecnologia há muito tempo já faz parte do cotidiano da sala de aula, transformando o ambiente de aprendizagem estático da sala de aula em um ambiente dinâmico através da utilização das mídias digitais, como por exemplo, Datashow, Lousa Digital, Notebook, Tabletes e Smartphones.
Diante de tantas tecnologias escolhemos os Smartphones por estarem presentes de forma mais intensa no vida dos alunos e professores. Com intuito de analisar se o uso do smartphone como TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação) na docência superior causa impacto positivo ou negativo no processo de ensino?
1.3 Definição dos Objetivos
1.3.1 Objetivo Geral
Analisar a utilização do smartphone em sala de aula como TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação) no Ensino Superior
1.3.2 Objetivos Específicos
- Especificar pontos positivos e negativos da utilização do smartphone em sala de aula.
- Identificar o uso de aplicativos que podem ser usados nos smartphones como recurso pedagógico nas instituições de nível superior.
- Apontar soluções para uso consciente e eficaz do smartphone em sala de aula.
1.4 Justificativa
Os smartphones não são simples celulares mais computadores de mão, multiplataforma que possuem capacidade de rodar uma diversidade de aplicativos com varias funcionalidades entre elas a educacional, além disso, o avanço tecnológico provocou a redução de custos na produção dos Smartphones, tornando-os mais acessíveis a grande parte da população e nas universidades não é diferente uma porcentagem significativa dos alunos já possui o aparelho.
Porém, será se toda essa diversidade de aplicativos na palma da mão faz com que os alunos se distraiam saindo do foco? E os professores será se tem acompanhado essa evolução tecnológica e estão prontas para deixar os métodos tradicionais? O estudo busca responder esta e outras perguntas que desafiam o professor em sala de aula, para muitos até causa espanto, principalmente devido o “GAP GERACIONAL”, ou seja, o choque de gerações que versa entre os alunos que nasceram digitalizados e professores que não nasceram digitalizados e que, por isso, a resistência de muitos professores a utilizar as novas tecnologias.
...