A ANÁLISE INSTRUMENTAL NA INDÚSTRIA DE TINTAS
Por: Emylle Emediato • 8/5/2017 • Resenha • 336 Palavras (2 Páginas) • 942 Visualizações
Apesar de até muito recentemente não ser muito utilizada na caracterização das tintas, a análise instrumental é uma ferramenta muito útil tanto para análises qualitativas quanto para quantitativas. Dentre as técnicas mais empregadas temos a espectroscopia, a cromatografia e as análises térmicas.
A espectroscopia é a principal classe de técnicas analíticas e se baseia na interação da energia radiante com a matéria. Dentre essas técnicas temos a espectrometria no infravermelho - FTIR e dispersivo- (IR), espectroscopia no ultravioleta (UV-Vis), Espectroscopia de absorção atômica -por chama e forno de grafite- (AA) e a espectroscopia de ressonância magnética (RMN). Das técnicas citadas, apenas a espectroscopia de absorção atômica não analisa compostos moleculares e sim, compostos que contenham metais, e geram resultados tanto qualitativos quanto quantitativos.
A cromatografia é o nome dado a uma série particular de técnicas de separação, que consiste na separação de compostos de acordo com a afinidade entre duas fases distintas (fase móvel e fase estacionária). Dentre essas técnicas, as mais utilizadas são a cromatografia gasosa (CG), cromatografia líquida de alta performance(HPLC) e a cromatografia de permeação em gel (GPC). O principal requisito necessário para a utilização dessas técnicas é a solubilidade do analito de interesse na fase móvel utilizada. Essa técnica permite a separação e quantificação do analito de interesse.
As análises térmicas por sua vez, são as técnicas utilizadas para medir as mudanças nas propriedades físicas e químicas ocorridas em uma amostra quando submetidas a variações na temperatura. Nessa técnica está compreendida a análise termomecânica, calorimetria de varredura diferencial e análise termogravimétrica.
Técnica Substrato
Infravermelho Resinas, pigmentos, cargas, solventes e aditivos
UV-Vis Quantificação de resina fenólica, melamina, TiO2, Cu e Fe, determinação de tamanho de partícula, DQO.
AA Tintas, pigmentos, catalisadores, estabilizantes, efluentes. (Qualquer componente que contenha metais)
CG Tintas, resinas, Thinners, ácidos graxos e polióis
HPLC Absorvedores UV, Resinas epóxi, plastificantes, ácidos graxos, isocianatos, anidrido trimetílico
GPC Controle de qualidade e separação de misturas
DSC Amostras líquidas ou sólidos de 0,5 a 100 mg
TMA Sólidos na forma de filmes, fibras ou pós, de 9,5 mm.
TGA Amostras líquidas ou sólidas, de 0,5 a 400 mg, que não contenham compostos voláteis.
...