A AVALIAÇÃO DA INSALUBRIDADE EM UMA EMPRESA METALÚRGICA DE TUBULAÇÃO
Por: Amanda Mendes • 10/12/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 621 Palavras (3 Páginas) • 134 Visualizações
[pic 1] [pic 2]
AVALIAÇÃO DA INSALUBRIDADE EM UMA EMPRESA METALÚRGICA DE TUBULAÇÃO
Data: 22/10/2018
Nome: Thiago Cantisano André
DRE: 118029904
Disciplina: Higiene e Segurança no Laboratório e na Industria (IQA118)
Professor: Júlio Carlos Afonso
1. Introdução
Com o advento da Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra a partir da segunda metade do século XVIII, a relação homem-trabalho sofreu drásticas mudanças. Dentre as principais mudanças, pode-se evidenciar o crescimento industrial acelerado e desordenado, longas jornadas de trabalho, chegando a até 16 horas diárias, e exposição, dos operários, a um vasto repertório de substâncias nocivas a saúde. Desta forma, houve um crescimento exponencial relacionado a doenças ocupacionais e acidentes de trabalho, manifestando-se, mais notoriamente, a ciência da Higiene Ocupacional.
A Higiene Ocupacional consiste em um conjunto de práticas e medidas de intervenção no ambiente de trabalho, a fim de propiciar a prevenção e minimização de riscos oriundos desse e que podem expor a saúde dos trabalhadores a ameaças, assim como a proteção ambiental e desenvolvimento sustentável. Dentre suas principais atividades, estão a avaliação de riscos, análise de cenários de exposição a contaminantes, especificação dos equipamentos de proteção individual (EPI).
Apesar das práticas de Higiene e Segurança obterem um grande reconhecimento hodiernamente, há uma insistente dificuldade, por parte do meio industrial e laboratorial, da adoção das práticas de maneiras adequadas, capazes e suficientes a ponto da asseguração de um decrescimento gradativo em casos de doenças ocupacionais, demonstrando um cenário positivo e de evolução. Essa narrativa é comprovada analisando-se o Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho (AEAT) fornecido pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, que constata um total de 582.507 acidentes do trabalho no território brasileiro em 2019, o que equivale a uma diminuição de, somente, 0,60% a 2018 e um aumento de 4,30% a 2017.
Neste viés, torna-se imprescindível uma maior divulgação científica referente as práticas de Higiene Ocupacional. Para isso, é de extrema importância e necessidade o conhecimento de publicações que abordem a higiene e segurança no trabalho em laboratórios de química, justificando, deste modo, a elaboração dessa análise.
2. Desenvolvimento
2.1. Contextualização do artigo
O artigo transcorre sob a perspectiva de uma empresa metalúrgica de tubulação localizada no município de Campos dos Goytacazes (RJ), em que há a necessidade de avaliação da insalubridade em seus cargos de trabalho.
A insalubridade, de acordo ao artigo 189 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), é caracterizada como atividades ou operações insalubres, ou seja, aquelas que, naturalmente, condições ou métodos de trabalho, submetam os funcionários a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância estabelecidos em função das características e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos. Condições de trabalho sob ação de perturbações como ruídos de impacto, exposição ao calor, radiações não ionizantes, agente químicos, entre outras, são reguladas a partir dos limites de tolerância estabelecidos na NR-15.
...