A Analise Lotada
Por: Tatty Silva • 10/8/2020 • Trabalho acadêmico • 12.256 Palavras (50 Páginas) • 244 Visualizações
CLORO 4500-Cl (RESIDUAL) *
4500-Cl A. Introdução
- Efeitos da cloração
A cloração do abastecimento de água e águas poluídas serve principalmente para destruir ou desativar microorganismos produtores de doenças. ismos. Um benefício secundário, particularmente no tratamento de água potável, é a melhoria global da qualidade da água resultante da reação de cloro com amônia, ferro, manganês, sulfeto e algumas substâncias orgânicas.
A cloração pode produzir efeitos adversos. Gosto e odor características de fenóis e outros compostos orgânicos presentes em o abastecimento de água pode ser intensificado. Cloro orgânico potencialmente carcinogênicas compostos orgânicos tais como o clorofórmio podem ser formados. Combinado formado cloro na cloração de amônia ou amina águas afeta negativamente alguma vida aquática. Para cumprir o principal para fins de cloração e para minimizar quaisquer efeitos adversos, é essencial que os procedimentos de teste adequados sejam utilizados com um pré-conhecimento das limitações da determinação analítica.
2. Formas de Cloro e Reações
Cloro aplicado à água em seu molecular ou hipoclorito forma inicialmente sofre hidrólise para formar cloro livre consistindo em cloro molecular aquoso, ácido hipocloroso e íon hipoclorito. A proporção relativa desse cloro livre formulários é dependente do pH e da temperatura. No pH da maioria águas, o ácido hipocloroso e o íon hipoclorito predominante.
O cloro livre reage prontamente com amônia e certos nitrogênios compostos naturais para formar cloro combinado. Com amônia, o cloro reage para formar as cloraminas: monocloramina, dicloramina e tricloro de nitrogênio. A presença e concentrações dessas formas combinadas dependem principalmente do pH, temperatura, cloro para a proporção de nitrogênio, cloro absoluto demanda tempo de reação. Cloro livre e combinado pode estar presente simultaneamente. Cloro combinado no abastecimento de água podem ser formados no tratamento de águas brutas contendo amônia ou pela adição de amoníaco ou sais de amónio. Efluentes de águas residuais clorado, bem como certos componentes clorados, efluentes industriais, normalmente contêm apenas cloro combinado. Teoricamente, o principal problema analítico tem sido distinguir entre formas livres e combinadas de cloro.
3. Seleção do Método
Em dois estudos separados, mas relacionados, amostras foram preparadas edistribuído aos laboratórios participantes para avaliar o cloro métodos. Devido à baixa precisão e exatidão e alta
total (média) erro total nestes estudos, todos os ortotolidina procedimentos, exceto um foram descartados na 14ª edição destes trabalhos. O método de ortotolidina neutra estabilizada útil foi
excluídos da 15ª edição devido à natureza tóxica do ortotolidina. O procedimento leuco cristal violeta (LCV) foi caiu da 17ª edição por causa de sua relativa dificuldade e a falta de vantagens comparativas.
a. Águas naturais e tratadas: os métodos iodométricos (B e C) são adequados para medir as concentrações totais de cloro superior a 1 mg / L, mas o ponto final amperométrico dos Métodos
C e D dão maior sensibilidade. Todos os métodos iodométricos acídicos sofrem interferências, geralmente em proporção à quantidade de iodeto de potássio (KI) e H+ adicionados.
O método de titulação amperométrica (D) é um padrão de clorado para a determinação de cloro livre ou combinado. Isto é pouco afetado por agentes oxidantes comuns, variações de temperatura turvação e cor. O método não é tão simples como os métodos colorimétricos e requer maior habilidade do operador para obter a melhor confiabilidade. Perda de cloro pode ocorrer por causa do rápido mexendo em algum equipamento comercial. Limpo e condicionado eletrodos são necessários para pontos finais afiados.
Um procedimento de titulação amperométrica de baixo nível (E) foi adicionado para determinar o cloro total em níveis abaixo de 0,2 mg/L. Este método é recomendado somente quando a quantificação de resíduos é necessária. As interferências são semelhantes àquelas encontrado com o procedimento amperométrico padrão (D). O DPD métodos (F e G) são operacionalmente mais simples para determinar cloro livre de mineração do que a titulação amperométrica. Procedimentos são dadas para estimar a mono e dicloramina separados e frações combinadas. Altas concentrações de monocloraminas interferir com a determinação de cloro livre a menos que a reação é interrompido com arsenito ou tioacetamida. Além disso, o DPD métodos estão sujeitos à interferência de formas oxidadas de gases, a menos que seja compensado por um espaço em branco.
Os métodos amperométricos e DPD não são afetados por concentrações de cloramina na faixa de 0 a 9 mg Cl como Cl2/L na determinação de cloro livre. Tricloreto de nitrogênio, se presente, pode reagir parcialmente como cloro livre no amperômetro, Métodos DPD e FACTS. A extensão dessa interferência nos métodos DPD não parecem ser significativos.
O teste de cloro livre, syringaldazine (FATOS, Método H) foi desenvolvido especificamente para o cloro livre. Não é afetado por concentrações significativas de monocloramina, dicloroamina, nitrato, nitrito e formas oxidadas de manganês.
A cor e a turbidez da amostra podem interferir em todos os procedimentos.
Contaminantes orgânicos podem produzir uma falsa leitura de cloro livre na maioria dos métodos colorimétricos (ver ¶ 3 b abaixo). Muitos fortes agentes oxidantes interferem na medição do cloro livre em todos os métodos. Tais interferências incluem bromo, dióxido de cloro, iodo, permanganato, peróxido de hidrogênio e ozônio. Como sempre, as formas reduzidas desses compostos - brometo, cloro, iodeto, íon manganoso e oxigênio, na ausência de outros oxidantes, não interfiram. Agentes redutores como ferrosos compostos, sulfeto de hidrogênio e matéria orgânica oxidável
geralmente não interferem.
b. Águas residuais: a determinação do cloro total em amostras contendo matéria orgânica apresenta problemas especiais. Por causa da presença de amônia, aminas e compostos orgânicos, particularmente nitrogênio orgânico, o cloro residual existe em um estado combinado. Uma residual considerável pode existir nesta forma, mas ao mesmo tempo pode haver uma demanda insatisfatória de cloro insignificante. Adição de reagentes na determinação podem alterar essas relações para que cloro residual é perdido durante a análise. Apenas o método DPD para cloro total é realizado em condições de pH neutro. Em águas residuais, a diferenciação entre cloro livre e combinado cloro normalmente não é feito porque a cloração de águas residuais raramente é levada o suficiente para produzir cloro livre.
...