A Cinética Química
Por: Ana Paula Cassini • 15/8/2018 • Trabalho acadêmico • 750 Palavras (3 Páginas) • 264 Visualizações
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
COORDENAÇÃO DE ENSINO TÉCNICO
Físico-Química – Turma: T1 1oS
Profª: Ana Maria de R. Machado
Data da prática: 09/06/18
Ana Paula da Silva Angelo
Camilla Evangelista
Isac Henrique Oliveira Lourenço
Cinética
Belo Horizonte
Junho, 2018
Introdução
A cinética química é o ramo da química que estuda a velocidade das reações, assim como a variação da composição dos estados energéticos com respeito ao tempo. Uma reação pode ser espontânea de acordo com as leis da termodinâmica, mas para saber se ela
ocorre ou não, esta deve ocorrer em um intervalo de tempo razoável. [1,2]
Entretanto, existem quatro fatores que permitem a variação das velocidades nas quais reações específicas ocorrem: 1. O estado físico dos reagentes; 2 As concentrações dos reagentes; 3. A temperatura na qual a reação ocorre;4. A presença de um catalisador.
A nível molecular, a velocidade das reações depende da freqüência das colisões entre as moléculas e da energia necessária para que novas ligações sejam formadas em locais apropriados.[3]
A velocidade média de uma reação pode ser encontrada através da variação da quantidade de reagentes ou pela variação da quantidade de produtos dividida pelo intervalo de tempo, conforme a seguinte equação:
(V= Δ[ ] )/Δt⇒ V=([ ] final - [ ] inicial)/(t final- t 〖inicial〗_ )
Onde Δ [ ] é a variação de concentração e Δ t é a variação do tempo de uma reação.
A Cinética Química é constantemente usada no nosso cotidiano, por exemplo, no preparo de um bolo, no simples ato de colocar o alimento no refrigerador ou até mesmo na transformação de pedaço de pão francês em energia, em nosso organismo.
É de grande importância na tecnologia de alimentos quando se trata do processo de conservação e preservação dos alimentos e na farmacêutica para determinar o tempo de reação de remédios e vacinas no nosso organismo.
O seguinte relatório tem como objetivo apresentar os fatores que afetam a velocidade das reações e o efeito da concentração e da temperatura sobre a velocidade das reações.
Metodologia
Materiais
Reagentes
Procedimento
Resultados e Discussão
Natureza dos Reagentes
As reações de oxidação do permanganato de potássico em meio ácido utilizando Sulfato Ferroso, equação 1, e Ácido Oxálico, equação 2, estão descritas abaixo:
2KMnO4 + 10FeSO4 + 8H2SO4 → K2SO4 + 2MnSO4 + 5Fe2(SO4)3 + 8H2O (1)
2KMnO4 + 5H2C2O4 + 3H2SO4 → K2SO4 + 2MnSO4 + 10CO2 + 8H2O (2)
Em ambas reações a oxidação do permanganato é observada pelo desaparecimento da coloração roxa, passando por um amarelo e por fim incolor. Porém, a diferença entre os dois reagentes utilizados se mostra no tempo decorrido para completa
...