A Condutividade Elétrica
Por: Eduardo_211 • 5/9/2019 • Relatório de pesquisa • 1.190 Palavras (5 Páginas) • 345 Visualizações
[pic 1]
Condutividade Elétrica |
Turma: CAM 122
Alunos (as): Assinaturas:
Eduardo Cavalcanti _____________________________
Gustavo Madeira _____________________________
Bernardo Alencar _____________________________
Ana Fernanda Melo _____________________________
Disciplina: Química Geral II
Professora: Márcia Kaezer
Data da prática: 14/08/2019
Data de entrega: 28/08/2019
NILÓPOLIS
2019
Resultados e discussões
Após a realização de todos os procedimentos foi observado os seguintes resultados:
- Foi verificado a condutividade da água destilada com a ajuda do aparelho de condutividade elétrica e foi observado que não estabelece corrente elétrica e não acende a lâmpada, por ser uma substância molecular.
- Foi observado a condutividade do álcool empregando o aparelho de condutividade elétrica e verificado que sendo eletrólito não acende a lâmpada, pois não estabelece corrente elétrica, já que não há íons livres por ser uma substância molecular.
- Novamente foi testado a condutividade do álcool com a adição de água destilada e novamente não houve condução de corrente elétrica, por ser uma substância molecular.
- Ao verificar a condutividade de uma pitada de sacarose foi observado que não estabelece corrente elétrica, logo não acende a lâmpada, há somente compartilhamento de elétrons entre os átomos.
- Foi testado a condutividade elétrica da sacarose junto ao álcool e novamente não houve estabelecimento de corrente elétrica.
- Foi verificado a condutividade de uma pitada de cloreto de cálcio, e foi observado que não conduz eletricidade no estado sólido pois os íons estão presos na sua estrutura cristalina.
- Foi observado a condutividade elétrica de cloreto de cálcio junto a água e houve condução de corrente elétrica, já que dessa vez os íons estavam livres para estabelecer condução.
- Foi verificado a condutividade de pastilhas de NaOH com o aparelho de condutividade elétrica e foi observado que a lâmpada não acende, pois não conduz eletricidade.
- As pastilhas de NaOH absorvem umidade e com adição de água observou-se que condução de corrente elétrica.
- Foi observado a condutividade do HCl com o aparelho de condutividade elétrica e foi verificado que acende a lâmpada em uma intensidade fraca, mas estabelece corrente elétrica.
- Observou-se que HCl misturado a água continua conduzindo corrente elétrica, só que com adição de água ocorre uma quebra na ligação covalente entre o átomo de hidrogênio e o átomo de cloro, pela molécula de água, originando os íons H+ e Cl-, responsáveis pela condutibilidade elétrica da solução.
- Foi testado a condutividade do H2SO4 e foi capaz se observar que é um bom condutor, ácido forte.
- Foi verificado que a condutividade do H2SO4 junto a água com o aparelho de condutividade elétrica e foi observado que a lâmpada acende com bastante intensidade, pois ácidos em meio aquoso libera íons fazendo com que seja bom condutor.
- Foi observado que a condutividade Ba (OH)2, com o aparelho de condutividade elétrica e foi observado que a lâmpada acende moderada.
- Foi observado a condutividade de hidróxido de amônio PA, com o aparelho de condutividade elétrica e foi observado que não estabelece corrente elétrica, logo não acende a lâmpada já que a concentração de íons é alta e não há dissociação.
- Foi observado que o hidróxido de amônio PA junto a água estabeleceu corrente elétrica apesar de uma intensidade bem fraca de luz, mas foi possível observar que somente a água estabeleceu corrente por haver dissociação.
- Foi verificado a condutividade do ácido acético glacial, com o aparelho de condutividade elétrica e foi observado que não há íons livres porque há compartilhamento de elétrons, não conduz elétrons e não acende a lâmpada.
- Observou-se que com água, o ácido acético glacial conduziu corrente elétrica, mas de forma que a luz possuía baixa intensidade.
- Foi testado a condutividade eléctrica do hidróxido de amônia e foi possível observar que não conduz corrente elétrica pois está pouco concentrado e não dissocia. Ao adicionar ácido acético glacial ocorreu condução de corrente elétrica, porém a intensidade da luz foi fraca pois o hidróxido é pouco concentrado.
- Foi verificado o hidróxido de sódio em seu estado fundido, de temperatura 318°C, se haveria condução de corrente elétrica e foi possível observar que há condução de corrente elétrica de intensidade luminosa forte.
Conclusão
Ao realizar os procedimentos concluiu-se que a condutividade elétrica depende de qual soluto for utilizado na prática, os compostos iônicos são condutores de eletricidade, ou seja, emitiram luz estando puros e em estados líquidos como também dissolvidos em água destilada. Alguns compostos ao serem dissolvidos em água podem ocasionar o rompimento de algumas ligações provocando então s formação de íons devido a presença de hidrogênio e oxigênio na água. A presença de íons no processo viabiliza que os mesmos tenham condições de se movimentar e serem atraídos pelo eletrodo, assim, como consequência, fechando o círculo elétrico.
...