A Construção de uma curva de calibração para determinação da concentração de ácido acético
Por: Pâmela Ferreira • 12/12/2017 • Trabalho acadêmico • 759 Palavras (4 Páginas) • 491 Visualizações
1. TITULO
Construção de uma curva de calibração para determinação da concentração de ácido acético
2. INTRODUÇÃO
Para muitos tipos de análises químicas, a resposta para o procedimento analítico deve ser avaliada para quantidades conhecidas de constituintes (chamados padrão), de forma que a resposta para uma quantidade desconhecida possa ser interpretada. Com este intuito, prepara-se uma curva de calibração, que nada mais é que um gráfico relacionando certo sinal analítico versus a concentração (HARRIS, 2001).
Na curva de adição de padrão, quantidades conhecidas de constituintes são
adicionadas à amostra desconhecida. Do aumento do sinal instrumental, deduz-se quanto de constituinte estava na amostra original. Este método requer uma resposta linear para o constituinte. Utiliza-se o método das adições de padrão quando for difícil ou impossível fazer uma cópia da matriz da amostra. Em geral, a amostra é “contaminada” com uma quantidade conhecida de uma solução padrão contendo o analito[2].
Para verificar se existe uma relação linear entre duas variáveis x e y, usa-se o coeficiente de correlação linear de Pearson r. O valor de r deve estar entre -1 e +1. Quanto mais próximo de 1, maior a probabilidade de que exista uma relação linear definida entre as variáveis x e y (VOGEL, 2008).
3. OBJETIVO
Compreender e construir curvas de calibração;
Determinar a concentração de ácido acético no vinagre.
4. PARTE EXPERIMENTAL
4.1. Materiais
Solução de ácido acético 99,7%
Água destilada
pHmetro
Copos descartáveis
Balões volumétricos de ml
Pipetas graduadas
Alíquota com solução de vinagre
4.2 Procedimento
O procedimento foi dividido em duas etapas, realizando-se assim duas curvas:
Curva de calibração
Preparou-se 6 soluções de concentrações conhecidas (0,03;0,07;0,1;0,2;0,3 e 0,5) mol/L de ácido acético P.A. (solução padrão), e mediu-se o pH com o auxilio de um peagâmetro para cada uma das soluções. Fez-se um gráfico do pH versus a quantidade de ácido analisado, e encontrou-se a equação da reta.
Analisou-se uma solução de concentração desconhecida de ácido acético (solução de vinagre), e através da curva, estimou-se o valor de sua concentração.
Curva de Adição-Padrão
Adicionou-se 5 mL de amostra desconhecida (vinagre) em cada balão volumétrico de 50 mL e acrescentou-se volumes crescentes de solução padrão (0,1,2,3,4 e 5) mL a cada balão volumétrico, aferiu-se com água e misturou-se. Logo, analisou-se o pH de cada solução e construiu-se o gráfico da concentração do constituinte adicionado versus sinal analítico (pH).
5. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Após o procedimento de diluições necessárias e feita todas as soluções de concentração conhecida, mediu-se o pH. Foram obtidos os seguintes valores de pH para a primeira curva de calibração:
Concentração (mol/L) pH
0,5 2,56
0,3 2,65
0,2 2,77
0,1 2,94
0,07 3,0
0,03 3,15
Com esses valores foi possível construir uma curva de calibração, cuja equação da reta é:
y = 3,0953 - 1,5241x
Foi realizado pequenos ajustes para que a curva obtivesse um coeficiente linear satisfatório, logo foi necessário desconsiderar um ponto da reta. Seu coeficiente foi de aproximadamente 0,9909.
Gráfico 1 : Curva de Calibração
Dessa forma, substituiu-se o valor
...