A Contextualização Renex e HLB - Aplicações Químicas
Por: levinery • 10/3/2021 • Resenha • 288 Palavras (2 Páginas) • 236 Visualizações
RENEX (Nonilfenol etoxilado):
Tensoativo anfílico (não iônico), formado de uma reação entre o nonilfenol e o óxido de eteno (etileno). Este composto, possui duas regiões de solubilidades distintas e se comportando de maneira independente. Sua parte hidrofíla é resultante da cadeia do óxido de eteno e sua parte hidrófoba (repele água) vem da cadeia do nonilfenol (anel aromático). Tal propriedade, garante a interação coesa desses compostos, tanto com substâncias Polares (como a água) quanto com substâncias Apolares (óleos, graxas e sujeira/contaminantes em geral) podendo por isso agir como eficientes agentes emulsificantes.
[pic 1]
Com o aumento do grau de etoxilação (etoxilação, é um processo industrial no qual óxido de etileno é adicionado a álcoois de ácidos graxos com objetivo de resultar em propriedades detergentes), aumenta-se a hidrofília da molécula (Maior HLB/BHL), alterando-se sua solubilidade em água, permitindo que tais produtos venha a atuar (conforme o variar de seu grau de etoxilação ao ser produzido) como emulsificantes, detergentes, solubilizantes, umectantes e desengraxantes.
A água possui característica POLAR e devido a isso, qualquer soluto polar possui boa interação e afinidade por água. Soluto polar com solvente polar e soluto apolar com solvente apolar. O mesmo vale para o apolares, moléculas com características apolares, possuem maior afinidade de interação com solventes e estruturas apolares.
Quanto maior a cadeia de óxido de etileno no renex, maior a afinidade por água. Griffin em 1949, criou uma escala para um melhor entendimento, onde há a classificação e destinação correta dessas moléculas as aplicações mais indicadas: O conceito de Balanço Hidrofílico-Lipofílico (HLB).
[pic 2]
(Tabela com os dados e a fórmula para cálculo do HLB) ...
...