A DETERMINAÇÃO DO PERCENTIAL DE ÁLCOOL PRESENTE NA GASOLINA
Por: Yhasmin Ályka • 30/7/2019 • Projeto de pesquisa • 1.148 Palavras (5 Páginas) • 423 Visualizações
DETERMINAÇÃO DO PERCENTIAL DE ÁLCOOL PRESENTE NA GASOLINA
Mathnes, Yhasmin Ályka Goivinho1; Santos, Sabrina Bispo1.
1 Curso técnico de nível médio integrado em Química.
- Objetivo
O objetivo será apresentado pelo professor na realização da aula prática e/ou ainda conforme consta no roteiro utilizado.
- Introdução/Fundamentação teórica.
A destilação fracionada do petróleo é de extrema importância para à economia, sendo grande fonte de riqueza, é responsável pela obtenção dos seguintes produtos derivados: O gás natural, querosene, diesel, óleos lubrificantes, parafina, asfalto e o mais valorizado, a gasolina, sendo uma mistura de hidrocarbonetos saturados que contém de 5 a 8 átomos de carbono por molécula (MORRISON e BOYD, 1996; SOLOMONS, 1996).
A qualidade da gasolina comercializada no Brasil tem sido sempre motivo de dúvidas, sendo que o adultério da sua composição pode causar danos em motores de automóveis. O etanol, componente que faz parte exclusivamente da gasolina brasileira, cujo o papel principal é atuar como antidetonante (FELTRE, 2000, PERUZZO e CANTO, 1999). Além disso o mesmo, substitui o chumbo tetraetila que está sendo banido por ser demasiadamente tóxico.
Segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás natural e Biocombustíveis (ANP), a porcentagem obrigatória de etanol anidro combustível que deve ser adicionado na gasolina é de 25%, sendo que a margem de erro é de 1% para mais ou para menos. A sua adição acima da quantidade permitida como já
mencionado, causa danos aos veículos, ou seja o carro começa a falhar sendo necessário dar partida repentinas vezes, as peças do sistema de injeção eletrônica são corroídas, etc.
- Materiais e Métodos
Deverão ser citados os reagentes utilizados conforme sugerido no roteiro ou de acordo com alguma adequação ou alteração durante a realização da aula prática conforme orientação do professor.
Deverão ser citadas todas as vidrarias e equipamentos envolvidos na realização da aula prática, as vidrarias e equipamentos do roteiro poderão sofrer alguma alteração ou adaptação durante a realização da prática conforme orientação do professor.
Deve-se escolher a terceira pessoa do singular, com o uso da partícula “SE”, nos textos que serão escritos nesse tópico. O tempo verbal adotado será o pretérito perfeito. Considerando que está é a forma usual para a exposição dos trabalhos à comunidade científica (MORSE; RICHARDS, 2002).
Exemplo: Adicionou-se 300 ml de água ao béquer.
Deverá ser descrito de forma clara e objetiva de tal maneira que o experimento possa ser reproduzido por outra pessoa que não o conheça (LISTON; SILVA, 2012).
Alguns passos conforme constam no roteiro poderão sofrer alteração ou adequações de acordo com as orientações do professor, sendo assim é necessário informar aqui o procedimento conforme foi executado no laboratório.
- Discussão de resultados/ Conclusão
Os resultados e discussão poder ser combinados em um único tópico ou mantidos separados.
Deve-se apresentar os resultados obtidos inserindo dados observados durantes o procedimento, tais como formação de gases, aquecimento, mudança de cores, formação de precipitados entre outros relevantes ao experimento. É necessário demonstrar os cálculos para as práticas que os envolvam, sempre utilizando a ferramenta (Inserir – equação) do WORD. A equação só será necessária quando for parte integrante de um raciocínio ou de uma explicação de forma que possa auxiliar no entendimento da discussão e ou resultado.
A conclusão deve ser clara e concisa a respeito do experimento, apontando as observações e resultados obtidos, se possível inserir referências bibliográficas que suportem ou apoiem os resultados obtidos ao longo do experimento.
A discussão dos resultados obtidos deve ser pautada na fundamentação apresentada no tópico da introdução, justificando os resultados conforme teoria apresentada. A discussão deve fornecer uma interpretação dos dados e relacioná-los
ao conhecimento existente. Para os resultados negativos, ou seja, experimentos que não obtiveram sucesso, devem-se apontar as possíveis falhas e como corrigi-las. Caso seja necessário poderá ser inserida algumas referências bibliográficas de forma a sustentar ou dar suporte aos resultados obtidos.
- Considerações Finais
O aluno poderá apresentar algum fato novo ou relevante nesse tópico que não tenha sido citado na conclusão quando for o caso.
- Referências bibliográficas
DAZZANI, Melissa et al. Explorando à Química na Determinação do Teor de Álcool na Gasolina. Revista Científica Química na escola, 2003.
FOGAÇA, Jennifer Rocha Vargas. Determinação do Teor de Álcool na Gasolina. Mundo educação. Disponível em:
Exemplo.:
LISTON, Paulo Cezar; SILVA, Maria Ivone. A importância da disciplina de metodologia cientifica na elaboração do trabalho de conclusão de curso - TCC nos cursos de graduação. Revista Cientifica da FECRA , 2012.
...