Gasolina
Trabalho Escolar: Gasolina. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Marcos22 • 19/3/2013 • 397 Palavras (2 Páginas) • 1.948 Visualizações
O que é gasolina?
A gasolina é um combustível constituído basicamente por hidrocarbonetos e, em menor quantidade, por produtos oxigenados. Esses hidrocarbonetos são, em geral, mais "leves" do que aqueles que compõem o óleo diesel, pois são formados por moléculas de menor cadeia carbônica (normalmente de 4 a 12 átomos de carbono). Além dos hidrocarbonetos e dos oxigenados, a gasolina também pode conter compostos de enxofre e compostos de nitrogênio. A faixa de destilação da gasolina automotiva varia de 30 a 220 °C.
A gasolina pode ser:
Gasolina aditivada
A gasolina aditivada, disponível em alguns postos, é uma gasolina comum acrescentada de aditivos detergentes-dispersantes. Esses aditivos têm como finalidade a limpeza do sistema de alimentação de combustível, incluindo linha de combustível, bomba, galeria de combustível, injetores e válvulas de admissão. Seu uso permite que o motor opere nas condições especificadas pelo fabricante por mais tempo, o que reduz consumo e emissões e aumenta o intervalo entre manutenções. Ao contrário do que se pensa, a gasolina aditivada não aumenta a octanagem do combustível. As gasolinas de alta octanagem são chamadas, genericamente, de “gasolinas premium”.
Gasolina adulterada
Gasolina adulterada é caracterizada pela adição irregular de qualquer matéria, sem recolhimento de impostos, com vistas à obtenção de lucro. Ela recebe elementos que a diferenciam da gasolina comum, como o dióxido de enxofre e solventes.
De onde vem a gasolina?
A gasolina é feita de óleo bruto. O óleo bruto bombeado do solo é um líquido negro chamado de petróleo. Este líquido contém hidrocarbonetos e seus átomos de carbono ligam-se em cadeias de diferentes comprimentos.
Acontece que as moléculas de hidrocarbonetos de diferentes comprimentos têm propriedades e comportamentos diferentes. Por exemplo, uma cadeia com apenas um átomo (CH4) é a mais leve, conhecida como metano. O metano é um gás tão leve que flutua como o hélio. Na medida em que as cadeias ficam maiores, elas ficam mais pesadas.
As primeiras quatro cadeias, CH4 (metano), C2H6 (etano), C3H8 (propano) e C4H10 (butano), são todas gases e fervem a -107, -67, -43 e -18°C, respectivamente. As cadeias com até C18H32 são todas líquidas em temperatura ambiente e as cadeias acima de C19, todas sólidas.
Os diferentes comprimentos das cadeias têm pontos de ebulição progressivamente mais altos e podem ser separadas por destilação. Isto é o que acontece em uma refinaria de petróleo: o óleo cru é aquecido e as diferentes cadeias são extraídas por meio de suas temperaturas de vaporização.
Molécula estrutural da gasolina
...