A Densidade de Líquidos e Sólidos
Por: lorena.huebra • 19/10/2015 • Relatório de pesquisa • 3.641 Palavras (15 Páginas) • 338 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO
Departamento de Ciências Naturais
Licenciatura em Química
DENSIDADE RELATIVA DE LÍQUIDOS E SÓLIDOS MÉTODO DO PICNÔMETRO
[pic 1]
2014
Resumo
A densidade é uma grandeza física referente à quantidade de massa ocupada pela matéria em determinado volume. Laboratorialmente, pode-se calcular a densidade de líquidos e sólidos utilizando-se o picnômetro, que trata-se de um pequeno frasco de vidro com volume invariável. Neste experimento, determinou-se a densidade de dois alcoóis - o etanol e o butanol, e de dois sólidos - o chumbo e o ferro, utilizando-se o método dos picnômetros. Além disso, determinou-se a concentração de etanol em uma mistura de de concentração desconhecida de água e etanol a partir da densidade da mesma. O experimento realizado teve como finalidade desenvolver uma técnica para mensurar a densidade de líquidos e sólidos através de um picnômetro.
PALAVRAS – CHAVE: picnômetro, densidade, etanol, butanol, chumbo, ferro
INTRODUÇÃO
Os estados da matéria podem, de forma simplificada, ser agrupados em sólido, líquido e gasoso. Uma das propriedades macroscópicas que geralmente distingue esses três estados da matéria é a densidade específica (massa/volume). A densidade é uma grandeza intensiva, isto é, não depende da quantidade de matéria. Assim, a densidade da água pura contida em um litro ou numa colher de 5 ml é a mesma. De forma geral, se a substância é homogênea, então a sua densidade é a mesma em todos os pontos do volume que ocupa. A densidade depende do tipo de substância, porém, pode ser influenciada pela temperatura e pela pressão. A temperatura influencia na densidade, pois os materiais sofrem contração ou dilatação de seu volume com variações de temperatura. Assim, é adequado indicar a temperatura em que foi feita a medição.
A densidade absoluta (ρ) de uma substância é definida como a relação entre a sua massa e o seu volume, conforme a equação 01, sendo também uma propriedade específica, isto é, cada substância pura tem uma densidade própria, que a identifica e a diferencia das outras substâncias.
[pic 2]
A densidade relativa de um material é a relação entre a sua densidade absoluta e a densidade absoluta de uma substância estabelecida como padrão. No cálculo da densidade relativa de sólidos e líquidos, o padrão usualmente escolhido é a densidade absoluta da água, que é igual a 1, 000 g cm-3, embora a densidade padrão pelo Sistema Internacional de Unidades (SI) seja dado em quilograma por metro cúbico (kg/m³).
[pic 3]
A densidade relativa de líquidos pode também ser calculada pela equação 03:
[pic 4]
Um dos métodos de medir a densidade de uma substância, líquida ou sólida, é pelo método do picnômetro. Um picnômetro é um pequeno frasco de vidro construído cuidadosamente de forma que o volume de fluido que contenha seja invariável. Possui uma abertura suficientemente larga e tampa bem esmerilhada perfurada na forma de um fino tubo longitudinal.
[pic 5] [pic 6]
(a) (b)
Figura 1: (a) Foto do picnômetro com termômetro utilizado no experimento descrito para mensura da densidade de líquidos e sólidos. (b) Tipo de picnômetro que pode ser utilizado com ou sem o termômetro.
Objetivos:
Abordar o conceito geral de densidade e desenvolver uma técnica para medir densidade de líquidos, utilizando o método dos picnômetros.
Materiais e Reagentes:
Materiais | Reagentes |
Picnômetro de 25,0 mL | Solução de Etanol + Água (concentração desconhecida) |
Béquer | Butanol 98% ( v/v) |
Balança Analítica | Etanol 95% (v/v) |
Papel Toalha | Prego |
Chumbo |
Procedimento Experimental:
A temperatura medida para a realização de todos os experimentos foi de 25,0 °C.
Experimento I - Calibração do volume do picnômetro;
Primeiramente limpou-se o picnômetro com um papel poroso a fim de retirar quaisquer impurezas presentes em seu exterior. Em seguida, pesou-se o picnômetro vazio em uma balança analítica, após, preencheu-se totalmente o picnômetro com água, e colocou-se a tampa de modo que o excesso de líquido transbordasse pelo capilar. Posteriormente, secou-se sua parte externa, a fim de pesá-lo novamente. Determinou-se o valor da temperatura ambiente com um termômetro e utilizou-se a densidade da água tabelada nesta temperatura para a determinação do volume do picnômetro.
Experimento II – Determinação da densidade do Etanol e do Butanol;
Lavou-se o picnômetro três vezes com um pequeno volume de etanol. Em seguida, preencheu-se cuidadosamente seu interior com o mesmo, evitando-se a formação de bolhas. Tampou-se o picnômetro de modo que o excesso de líquido transbordasse pelo capilar. Secou-se a sua parte externa com papel toalha e o pesou-se com o líquido na balança analítica. Determinou-se a densidade do etanol, à temperatura ambiente. Repetiu-se o mesmo procedimento utilizando-se o butanol.
...