A Determinação de Ponto de Fusão e Ebulição
Por: Geovanna Lyssa • 18/12/2022 • Relatório de pesquisa • 661 Palavras (3 Páginas) • 96 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Instituto de química- Bacharelado
Experimento 3
Determinação de Ponto de fusão e ebulição
Aluna: Lizandra Allice Vieira da Silva (bacharelado): lizandraallice@discente.ufg.br
Aluna: Geovanna Lyssa Bento Viana (bacharelado):geovannaviana@discente.ufg.br
[pic 3]
Goiânia
2022
- Resumo
A determinação de pontos de fusão e ebulição são de extrema importância para químicos pois desta forma é possível identificar características físico-químicas de determinadas substâncias. Neste experimento será abordado alguns aspectos de determinação de ponto de fusão e ebulição, bem como explicar do que se trata estes dois temas, sua importância e os resultados obtidos em laboratório.
- Introdução e Objetivos
O ponto de fusão pode ser definido como ´´ a temperatura à qual se dá a passagem do estado sólido ao estado líquido´´. [1]
Ao contrário das substâncias puras (que sua temperatura entre o momento inicial da fusão até a completa fusão não excede 0,5 °C), o ponto de fusão para substâncias contendo impureza não se mantém constantes ao longo da fusão. [1]
Já o ponto de ebulição é a temperatura em que ocorre a passagem do estado sólido para o estado líquido. Ambos dependem da pressão, em especial a ebulição pois a temperatura depende da pressão exercida sob a superfície do líquido e aumenta com o aumento da pressão.
Para alguns líquidos puros a temperatura durante a ebulição mantém-se estável. [2]
Neste experimento o objetivo é definir o ponto de fusão e ebulição.
Goiânia
2022
- Parte Experimental
- Determinação do ponto de fusão: Naftaleno
Para a determinação do ponto de fusão do naftaleno (C10 H8), utilizou-se um aparelho de medição do ponto de fusão, onde uma pequena amostra do naftaleno foi colocada sob duas lâminas de vidro previamente limpas com acetona, o calor do aparelho foi ajustado para que se encontrasse o ponto de fusão da substância e então anotou-se a temperatura de fusão.
- Determinação do ponto de ebulição: Acetona
Para que se pudesse determinar o ponto de ebulição da acetona (C3H6O), utilizou-se um sistema de microtubo, que consiste em um tubo de ensaio acoplado a um termômetro do lado externo. Posteriormente introduziu-se um tubo capilar, contendo a substância (acetona), no interior do tubo de ensaio, o tubo capilar foi inserido com a extremidade aberta voltada para baixo. Logo após, o sistema foi mergulhado em um béquer contendo água e levado para o aquecimento em uma chapa aquecedora. O sistema foi aquecido até se observar o desprendimento constante de bolhas, e então anotou-se a temperatura de ebulição.
...