A Determinação De Cátions E Ânions
Por: Karollyne Santana Paixão • 9/1/2024 • Relatório de pesquisa • 1.644 Palavras (7 Páginas) • 60 Visualizações
DETERMINAÇÃO DE CÁTIONS E ÂNIONS
[pic 1]
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. OBJETIVO GERAL 4
3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 4
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO 6
5. CONCLUSÃO 7
6. REFERÊNCIAS 8
- INTRODUÇÃO
A análise funcional e sistemática de uma solução deve ser iniciada pelos ensaios preliminares, seguida de ensaios para ânions e separação e identificação dos cátions presentes. Essa identificação é feita com a adição de reagentes específicos (ácido clorídrico, gás sulfídrico, amônia, sulfeto de amônio ou carbonato de amônio) que promoverá a formação de precipitados e em seguida eles são analisados. Os grupos de cátions são classificados de acordo com a adição desses reagentes específicos. A classificação dos ânions,envolve a identificação por produtos voláteis obtidos por tratamento com ácidos e os que dependem de reações em solução (VOGUEL, 1989).
A identificação de uma substancia implica na transformação em um composto novo que possui propriedades características. Esta transformação chama-se química. É conveniente dividir em diferentes grupos analíticos com a finalidade de simplificar e tornar mais rápida a identificação de íons. Cada um desses grupos analíticos possui um reagente característico que é capaz de precipitar todos os cátions pertencentes a esse grupo sem que haja precipitação de nenhum outro cátion que pertença a outro grupo, como evidenciado na tabela 1.
Tabela 1: Esquema de identificação analítica dos 26 cátions mais comuns.
[pic 2]
Fonte:http://www2.iq.usp.br/posgraduacao/images/documentos_pae/1sem2009/quimica_organica/quimica_analitica/gisele.pdf
Os métodos utilizados para a detecção de ânions não são sistemáticos como os descritos para os cátions. Não existe uma marcha sistemática que permita a separação dos ânions em grupos e a subsequente separação de seus componentes para as reações de indicação e confirmação. Os ânions podem ser classificados de acordo com algumas propriedades tais como: ânions que desprendem gases quando tratados com ácido sulfúrico (H2SO4) concentrado, ânions que apresentam reações de precipitação e ânions que apresentam reações de oxidação e redução.
- OBJETIVO GERAL
Determinar através da análise qualitativa os cátions e ânions.
- PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Materiais
- Tubos de ensaio
- Espátulas
- Pipeta
Prática: Classificação analítica dos cátions
Grupo I
Prata (Ag+): Adicionou-se algumas gotas de solução diluída em ácido clorídrico na amostra de nitrato de prata (solução), e logo em seguida foi observado a formação de um precipitado de AgCl.
O Ag+ foi reagido também com hidróxido de sódio, levando a formação de um precipitado escuro de óxido de prata.
Chumbo (Pb+): Foi inserido algumas gotas da solução diluída de acido clorídrico na amostra de chumbo, e assim se observou a formação de um precipitado de PbCl, conforme a reação:
O Pb2+ também pôde ser reagido com iodetos, onde nesta parte do experimento utilizou-se o iodeto de potássio, formando assim um precipitado de chumbo.
Grupo II: Não foi feita esta prática.
Grupo III
Cromo (Cr3+): Inicialmente adicionou algumas gotas da solução diluída de hidróxido de amônio à amostra de cloreto de cromo, e assim observou a formação de um precipitado de hidróxido de cromo (III).
Posteriormente, ainda pôde se adicionar a amostra de cloreto de cromo, solução de hidróxido de sódio, e se verificou a formação de precipitado de hidróxido de cromo (III).
Cobalto (Co2+): Em uma amostra de cloreto de cobalto, foi adicionado uma pequena quantidade de hidróxido de amônio diluído, onde logo em seguida observou a formação de um precipitado de sal básico de cobalto.
Zinco (Zn2+): Na amostra de cloreto de zinco, foi inserido uma pequena quantidade de hidróxido de amônio diluído, e assim se observou a formação de um precipitado gelatinoso de zinco (II).
Em seguida, ainda a mesma amostra de cloreto de zinco, adicionou algumas gotas de hidróxido de sódio e observou-se a formação de um precipitado.
Grupo IV
Bário (Ba2+): Adicionando a solução de cloreto de bário, gotas da solução de cromato de potássio, e aquecendo de forma branda, se observou a formação de um produto de cromato de bário.
Ainda adicionando dicromato de potássio a essa mesma amostra de bário, levou-se ao aquecimento, e assim foi observado a formação de precipitado.
Cálcio (Ca2+): Com uma amostra sólida contendo apenas Ca2+, foi colocado sob a chama, e assim se observou uma coloração na mesma.
Grupo V
Sódio (Na+): Em uma espátula foi colocado uma pequena quantidade do cátion identificado e assim colocou-se na ponta de uma espátula na região mais fria da chama, onde se observou uma coloração.
...