A Determinação de Funções Termodinâmicas: Entalpia
Por: Everaldobispo • 30/11/2017 • Relatório de pesquisa • 1.768 Palavras (8 Páginas) • 354 Visualizações
Curso: Licenciatura em Química[pic 2]
Disciplina: Físico - química Experimental II
Prof. Dr.
Prática 02: Determinação de Funções Termodinâmicas: Entalpia.
Discentes:
Porto Seguro - BA
Abril 2016
1. APRESENTAÇÃO
Este relatório descreve as atividades desenvolvidas pelos discentes.......no curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Porto Seguro, no âmbito da disciplina Físico-química II, ministrada pelo Prof. Dr..., durante o 1º semestre de 2016.
Porto Seguro - BA
Abril 2016
Sumário
1. Introdução............................................................................................................................04.
1. Introdução............................................................................................................................05.
2. Objetivo...............................................................................................................................05.
3. Parte Experimental...............................................................................................................06.
3.1. Materiais e reagentes.........................................................................................................06.
4. Procedimentos experimentas................................................................................................07.
4.1Procedimentos experimentas...............................................................................................08.
5. Resultado e Discursão..........................................................................................................08.
6- Referências..........................................................................................................................09.
1. Introdução.
O estudo da termodinâmica se originou do reconhecimento de que a transformação de calor e trabalho poderia ser prevista através de umas poucas relações. Enquanto que inicialmente o interesse da termodinâmica se concentrou na melhoria da eficiência das máquinas, hoje em dia a termodinâmica é uma parte integrante do estudo das interações químicas.
Através dos conceitos da termodinâmica pode ser previsto se uma reação química pode ou não ocorrer e também pode ser determinado a sua composição no equilíbrio.
Nas investigações termodinâmicas considera-se sistema (parte que estamos interessados a investigar) como sendo a parte física do ambiente que é separada por uma borda ou contorno. Sistemas podem ser classificados como isolados quando eles não podem efetuar troca de energia ou matéria com seu ambiente, fechado quando energia, porém não matéria pode ser exportada para o ambiente, e aberto quando ambos, energia e matéria podem ser trocadas com ambiente.
As transformações físicas e as reações químicas quase sempre estão envolvidas em perda ou ganho de calor. O calor é uma das formas de energia mais comum que se conhece.
A Termoquímica é uma parte da Química que faz o estudo das quantidades de calor liberadas ou absorvidas durante as reações químicas. A maioria das reações químicas envolve perda ou ganho de calor (energia).
Termoquímica é basicamente o estudo dos calores envolvidos nas reações químicas. Dessa forma, o calor é o principal foco desse estudo. Quanto dois corpos com temperaturas diferentes, com agitação de partículas diferentes, entram em contato, haverá a transferência de energia, o calor. Nesses processos, a absorção de calor é um processo endotérmico enquanto a liberação de calor é um processo exotérmico.
A ocorrência do calor pode ser em decorrência de uma reação química ou de uma simples transformação física. A reação de combustão, por exemplo, é um processo exotérmico enquanto o congelamento da água ocorre pela liberação de calor.
No campo da termoquímica, um conceito também importe é a entalpia, ou conteúdo de energia. A entalpia é todo o conteúdo energético do sistema estudado em pressão constante e é simbolizada pela letra H. Não é possível medir a entalpia de um sistema e sim sua variação, DH.
O estuda da termodinâmica, consequentemente, seu ramo, a termoquímica, é acompanhado de equações que tentam representar com matemática o comportamento da natureza quando sofre variação de energia. Entre as diversas equações as de Calor Sensível (Equação 1), Calor Latente (Equação 2) e Capacidade Térmica (Equação 3) estão entre aquelas usadas com mais frequência. Nesse caso, Q é calor do processo, m é a massa, c é o calor específico e T a temperatura.
Q = m.c.DT (1)
Q = m.L (2)
C = Q.DT-1 (3)
Com essas equações é possível medir o calor envolvido numa reação química bem como o calor em função da transformação de fase, pelo calor latente. No laboratório, essas medidas são realizadas num equipamento chamado calorímetro. Este possui resistência à transferência de energia para a vizinhança e possibilita o monitoramento da temperatura.
3. Procedimento Experimental
3.1. Materiais
- Calorímetro de bancada
- Termômetro
3.2. Reagentes
- Solução de ácido de ácido clorídrico P. A.
- Hidróxido de sódio
- Solução de ácido acético P. A.
4.1 Determinação da capacidade equivalente do calorímetro
Colocou-se 100 mL de água no calorímetro anotou a temperatura inicial. Em seguida foi aquecido separadamente, 100 mL de água até atingir a temperatura 40 °C (a temperatura permaneceu constante). Após o aquecimento, a água quente foi introduzida no calorímetro, homogeneizando-a, e monitorou-se a temperatura até o equilíbrio.
4.2 Determinação da entalpia de dissolução do hidróxido de sódio
...