A Determinação do Ponto de Fusão
Por: Rison Junior • 4/11/2021 • Relatório de pesquisa • 1.027 Palavras (5 Páginas) • 106 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE ENSINO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO PIAUÍ
CAMPUS TERESINA CENTRAL
DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, LETRAS E CIÊNCIAS
COORDENAÇÃO DO CURSO DE QUÍMICA
DISCIPLINA: QUIMICA EXPERIMENTAL I
DOCENTE: Dr. JOAQUIM SOARES DA COSTA JÚNIOR
DETERMINAÇÃO DO PONTO DE FUSÃO
RISON BARBOSA DA SILVA JUNIOR
TERESINA-PI, 01/11/2021
Sumário
RESUMO 2
1. INTRODUÇÃO: 2
2. OBJETIVO.................................................................................................. 2
3. MATERIAS: 3
4. PROCEDIMENTO: 3
5. RESULTADOS E DISCUSSÃO: 5
6. CONCLUSÃO: 6
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 7
2
RESUMO
Foram colhidas pequenas quantidades de α-Naftol e Ácido benzóico, foram pulverizadas, feito isso, os tubos capilares tiverem uma de suas pontas fechadas com ajuda de um isqueiro e logo em seguida os reagentes foram acomodados nos tubos capilares, as amostras foram levadas a um aparelho responsável por nos fornecer a temperatura de fusão de cada reagente. Cada grupo ficou responsável por três amostras do reagente escolhido por eles.
1. INTRODUÇÃO
O experimento realizado foi voltado para o conteúdo de transformações físicas da matéria, na qual a substância tem sua aparência física alterada, mas a composição permanece igual. Isto é, a substância continua sendo a mesma antes e depois da transformação. No laboratório foi estudado o ponto de fusão, ou seja, a mudança do estado sólido (cristalizado) para o líquido. (BROWN et al., 2017, p. 12)
O ponto de fusão na química orgânica é também utilizado para estabelecer a pureza de determinado composto. No laboratório foi utilizada uma máquina capaz de aquecer e identificar dois pontos: quando a primeira gota de líquido é formada e quando toda massa de cristais é transformada em líquido, com isso podemos analisar a amostra e afirmar se é substância pura ou não. (KRI Z; LAMPAMAN; PAIVA, 2012)
Na aula prática também foram utilizadas habilidades motoras importantes, entre elas estão: a preparação dos tubos capilares, que envolve aquecer uma das pontas e fechá-las, o arranjo dos reagentes de forma que eles pudessem se acomodar dentro dos tubos como amostras, outro ponto alto da aula foi o manuseio do aparelho responsável por fornecer dados das amostras, além é claro do trabalho em equipe.
2.OBJETIVO
Determinar o ponto de fusão das substâncias
3
3. MATERIAIS:
α-Naftol
Ácido benzóico
Mistura de α-naftol e ácido benzóico (1:1)
3 Tubos capilares
3 Vidro de relógio
1 Tubo de vidro
1 Isqueiro
2 Espátula
1 Copo descartável
1 Medidor de ponto de fusão PF1500 FARMA - Gehaka
4. PROCEDIMENTO:
Foram distribuídos três tubos capilares para cada grupo.
Cada grupo ficou responsável por um reagente, Grupo 1: α-Naftol, Grupo 2: Ácido benzóico e por fim grupo 3: Mistura de α-naftol e ácido benzóico (1:1)
Todos os grupos tiveram que separar uma quantidade necessária para preencher 1cm do tubo
Após a separação, o reagente foi pulverizado com auxílio de uma espátula e um vidro de relógio para que pudesse se amoldar-se no capilar visto que os cristais não ficariam acomodados da maneira correta.
Com os reagentes devidamente pulverizados, foram postos dentro do tubo, logo após foi feita uma operação em que a amostra foi posta na parte superior de um longo tubo de vidro e com a ponta fechada voltada para baixo foi solta (esse movimento se repetiu até que o reagente estivesse devidamente acomodado no tubo capilar)
Visto que as amostras estavam em condições para realização do experimento, foram levadas até o Medidor de ponto de fusão PF1500 FARMA – Gehaka para
...